Ravioli de ricota sardos

/5

APRESENTAÇÃO

Uma massa fresca feita à mão, um recheio que exalta os produtos locais, a maestria de cozinheiras caseiras, guardiãs generosas, que passam de geração em geração uma receita de família: é assim que nascem os pratos principais da nossa tradição. De Norte a Sul, os livros de receitas regionais nos acompanham em uma viagem atemporal para explorar os pratos típicos italianos. Durante este tour culinário, nos deparamos com um prato principal apetitoso e atemporal: os ravioli de ricota sardos. Uma massa caseira com toques agridoce que encapsula a essência dos sabores mediterrâneos de que a Sardenha é rica. A ricota de ovelha representa o coração apetitoso e cremoso dos ravioli, seu sabor marcante e intenso é suavizado aqui pelo aroma cítrico da casca de limão e pela adição de uma pitada de açúcar que irá surpreender agradavelmente. Uma mistura incomum de ingredientes que combina habilmente o doce e o salgado nesta receita intemporal que nos conta as cores, os aromas e os sabores desta maravilhosa ilha.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para 24 raviolis)
Farinha tipo 00 300 g
Sêmola 200 g
Água 290 g
Azeite virgem extra 15 g
Sal fino quanto baste
para o recheio
Ricota de ovelha 500 g
Casca de limão ½
Hortelã 8 folhas
Açúcar 3 g
Sal fino quanto baste
para o molho
Tomates datterini descascados 700 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Manjericão quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar os ravioli de ricota sardos, primeiro cuide da massa fresca: em uma tigela grande, coloque a farinha 00 e a farinha de semolina 1, adicione aos poucos a água 2 e o óleo 3, misturando com as mãos.

Tempere com sal e continue amassando até obter uma massa homogênea, transfira a massa para uma superfície e trabalhe-a mais um pouco. Se ficar grudenta, polvilhe com um pouco de farinha, então forme uma bola 4, envolva com filme plástico 5 e deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente. Prepare o recheio colocando em uma tigela a ricota bem escorrida, as folhas de hortelã grosseiramente picadas 6,

a casca de limão 7, o sal 8 e o açúcar 9. Misture bem e reserve até a formação dos raviolis.

Cuide do molho de tomate, refogue em uma panela o alho com casca com um fio de óleo 10. Adicione os tomates pelados com seu suco 11, tempere com sal e cozinhe com a tampa 12 e em fogo baixo por pelo menos 20 minutos.

Após esse tempo, retire a tampa e continue cozinhando por mais 10 minutos em fogo alto. Desligue e adicione o manjericão fresco 13. Retome a massa e estenda-a até uma espessura de cerca de 2 milímetros com o rolo 14, depois corte com o molde para ravioli 15.

Com as quantidades indicadas, reamassando também a massa restante, você obterá cerca de 48 quadrados 16, coloque uma colher de chá de recheio no centro 17 e sobreponha outro quadrado 18.

Pressione as bordas para aderirem e finalize com os dentes do garfo 19. Coloque os ravioli em bandejas polvilhadas com farinha 20. Coloque no fogo uma panela cheia de água salgada e, quando ferver, cozinhe os ravioli por cerca de 2-3 minutos 21.

Uma vez cozidos, escorra os ravioli de ricota sardos 22, divida-os nos pratos 23 e tempere com o molho de tomate 24.

Conservação

Recomendamos consumir os ravioli sardos imediatamente. A melhor forma de conservar os ravioli é congelá-los crus: deixe-os por meia hora em uma bandeja no freezer, tempo suficiente para que endureçam um pouco, depois transfira para sacos de congelamento.

Conselho

Quem ama sabores marcantes pode temperar os ravioli com pecorino maturado, ao contrário, quem prefere sabores menos intensos pode substituir a ricota de ovelha por ricota de vaca.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.