Ravioli capresi originais

/5

APRESENTAÇÃO

Os raviolis capresi originais são um dos símbolos mais autênticos da tradição campana: um prato principal simples, genuíno e profundamente ligado à ilha de Capri. Nesta versão, assinada pelo chef Domenico Pastena, vencedor do Campeonato da Massa Feita à Mão 2025, a receita tradicional é respeitada em todos os detalhes, valorizando os ingredientes e as técnicas típicas do território.

A massa é a clássica: apenas farinha e água quente, sem ovos, para obter uma massa fresca sem ovos macia, elástica e fácil de trabalhar. O recheio utiliza a caciotta local semi-curada, enriquecida com manjerona fresca e raspas de limão, os aromas que sempre caracterizam esses raviolis. Para completar o prato, um simples e perfumado molho de tomate fresco, que realça a delicadeza do queijo e o equilíbrio do conjunto. Estes raviolis recheados representam a verdadeira essência da culinária caprese: uma receita histórica, realizada com maestria pelo chef Pastena, perfeita para quem deseja trazer à mesa um prato autêntico, mediterrâneo e rico em tradição.

Experimente também estas variações:

INGREDIENTES

para cerca de 24 raviolis
Farinha tipo 00 500 g
Água 250 g - quente
para o recheio
Caciotta 400 g - semi-curado
Ovos 2
Parmigiano Reggiano DOP 80 g
Casca de limão 1
Manjerona quanto baste
Sal fino quanto baste
para o molho
Purê de tomate cereja 700 g
Alho 1 dente
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
para guarnecer
Manjericão quanto baste
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste

Preparação

Para preparar os raviolis capresi originais, comece pela massa fresca: coloque a farinha na bancada e forme um monte, depois adicione a água fervente no centro 1. Comece a incorporar a água com uma colher 2 e continue amassando com as mãos 3.  

Continue trabalhando 4 até que a massa fique lisa e homogênea. Forme um bloco 5, envolva-o em filme plástico e deixe-o descansar por meia hora na geladeira, assim será mais fácil de trabalhar. Enquanto isso, dedique-se ao recheio: corte a caciotta em cubos 6.

Processe-a no liquidificador 7 até obter uma consistência arenosa 8, depois adicione os ovos e o Parmigiano Reggiano ralado 9.

Tempere com as raspas de limão 10 e processe até obter uma mistura homogênea 11. Adicione também a manjerona. 

Se parecer muito compacto, adicione um pouco de água 13, depois salgue 14 e transfira a mistura para um saco de confeitar sem bico. Deixe o recheio descansar na geladeira por 30 minutos. Cuide do molho: em uma panela, doure o dente de alho com o óleo 15.

Retire o alho e adicione o purê de tomates, tempere com uma pitada de sal, deixando cozinhar por cerca de 15 minutos em fogo baixo. Enquanto isso, pegue a massa novamente 18

Retire uma porção e estenda-a com o rolo para achatá-la 19, depois passe-a nos rolos da máquina de macarrão começando pela espessura mais larga 20 até obter uma folha com espessura de 1 mm 21

Com um cortador de massa de 6 centímetros (com a parte cortante voltada para cima), pressione levemente a folha para obter círculos que irão guiá-lo de forma mais prática na composição 22. No centro desses círculos, esprema porções do recheio 23 24

Cubra com outra folha da mesma medida 25 e pressione a massa ao redor do recheio para retirar o ar 26, depois sele-os sempre com o mesmo cortador de massa 27.

Agora corte os raviolis com um cortador de massa ondulado de 8 cm 28; com essas quantidades, você obterá cerca de 24 raviolis 29. Agora despeje o molho cozido em uma frigideira ampla e perfume com o manjericão fresco 39.

Cozinhe os raviolis em água salgada por cerca de 5 minutos 31, tendo o cuidado de virá-los delicadamente durante o cozimento, depois escorra-os 32 e transfira-os diretamente para a frigideira com o molho 33

Deixe-os apurar por mais um minuto, depois adicione mais algumas folhas de manjericão fresco 35. Sirva e finalize com o queijo ralado 35 e folhinhas de manjericão. Seus raviolis capresi originais estão prontos para serem servidos 36!

Conservação

Recomendamos consumir os raviolis capresi imediatamente após cozidos.

A melhor maneira de conservá-los é crus: coloque-os primeiro em uma bandeja e deixe endurecer na geladeira por algumas horas, depois transfira para práticos sacos de congelamento, assim eles não grudarão uns nos outros. Você poderá então cozinhá-los congelados.

Conselho

Para obter raviolis perfeitos, certifique-se de selar bem as bordas, eliminando todo o ar: isso evitará que se abram durante o cozimento e resultará em uma massa mais macia e uniforme.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.