Risoto com burrata, alcaparras e tomatinhos

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto com burrata, alcaparras e tomatinhos é um prato principal de sabores simples, mas feito de maneira realmente original! Um risoto com o qual você poderá surpreender seus convidados em todas as ocasiões. Começamos pelos tomatinhos, que são um dos elementos característicos deste prato, nós os assamos no forno, como Tomatinhos confit, e depois os batemos, transformando-os em um coulis: um molho saboroso e doce perfeito para temperar este risoto. A burrata, por sua vez, é o que dará ao risoto uma cremosidade única e uma cor branca que faz do prato uma tela branca para decorar! Para embelezar o prato e para uma nota salgada, as alcaparras fritas são perfeitas, tanto pela sua crocância, quanto pela cor que certamente se destacará. O segredo de um bom risoto está nos passos individuais, como a tostagem e a emulsificação, e hoje queremos revelar como realizá-los da melhor forma. Pronto para preparar um risoto à onda que conquistará todos?!

Aqui estão outras receitas com burrata que você não pode perder:

INGREDIENTES

para o risoto
Arroz Carnaroli 300 g
Burrata 125 g
Sal fino quanto baste
Vinho branco 50 g
Água quanto baste
Casca de limão 1
Azeite virgem extra quanto baste
para o coulis de tomatinhos
Tomates datterini 300 g
Sal fino quanto baste
Açúcar 1 pitada
Azeite virgem extra quanto baste
Orégano quanto baste
Água quanto baste
para as alcaparras
Alcaparras em sal 30 g
Óleo de sementes quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto com burrata, alcaparras e tomatinhos, comece por estes últimos. Lave-os bem e corte-os ao meio no sentido do comprimento 1. Coloque-os em uma assadeira com a parte cortada para cima 2. Tempere com azeite 3.

Adicione também sal 4 e açúcar 5. Perfume com orégano 6 e asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por 30-40 minutos.

Enquanto isso, dessalgue as alcaparras enxaguando-as em água corrente, depois coloque-as sobre um papel toalha 7 e seque-as pressionando bem com o papel, para remover toda a água 8. Frite as alcaparras em óleo quente a 160°C, usando uma escumadeira para imergi-las 9.

Assim que elas se abrirem e subirem à superfície, escorra-as 10; transfira-as para um prato com papel absorvente 11. Coloque a burrata em uma tigela e bata com um mixer de imersão 12.

Você não deve batê-la por muito tempo, apenas até que fique cremosa 13. Coloque no fogo uma panela cheia de água e deixe ferver, será usada para cozinhar o arroz. Coloque o arroz em outra panela 14 e toste em fogo médio 15.

Adicione imediatamente uma pitada de sal 16 e para saber que o arroz está perfeitamente tostado, você pode tocá-lo com as mãos (tomando cuidado para não se queimar), ele deve estar muito quente. Neste ponto, adicione o vinho branco 17. Cozinhe o arroz adicionando 1-2 conchas de água quente conforme necessário 18.

Enquanto isso, os tomatinhos estarão prontos, retire-os do forno 19 e transfira a maioria para um recipiente alto e estreito. Reserve os mais bonitos para a decoração do prato. Adicione um pouco de água quente 20 e um fio de azeite 21.

Bata tudo até obter um creme 22, depois coe 23 para obter o coulis de tomates assados. Assim que o arroz estiver al dente, retire do fogo e adicione a burrata 24.

Ajuste o sal, adicione também a casca ralada de um limão 25 e um fio de azeite 26. Misture bem com uma colher de pau 27.

Você deve obter um risoto bem cremoso 28. Coloque o arroz no prato, se preferir, você pode usar um aro de confeitaria. Decore com o coulis de tomatinhos, as alcaparras fritas e alguns tomatinhos 29. Adicione um pouco de casca de limão ralada, um fio de azeite e sirva 30!

Conservação

Recomendamos consumir o risoto assim que estiver pronto.

O coulis pode ser preparado com antecedência e armazenado na geladeira.

Conselho

Bater a burrata serve para evitar fios na fase de emulsificação. Assim, você obterá um risoto realmente cremoso.

Para cozinhar o arroz, você também pode usar caldo de legumes, mas perderá o branco puro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.