Robalo no papelote com cítricos e romã

- Energía Kcal 178
- Carboidratos g 6
- dos quais açúcares g 6
- Proteína g 31.5
- Gorduras g 3.1
- das quais gorduras saturadas g 0.73
- Fibra g 1.2
- Colesterol mg 90
- Sódio mg 427
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
Hoje temos para você uma receita da qual você não poderá mais abrir mão quando quiser apresentar aos seus convidados um jantar à base de peixe: robalo no papelote com cítricos e romã! A cocção no papelote é perfeita para deixar as carnes delicadas do robalo macias e suculentas. Mas como tornar uma preparação tão simples realmente saborosa? Escolhemos ousar um pouco, enriquecendo-a com laranja e romã! Uma combinação vencedora que liberará agradáveis notas cítricas ao robalo. Quando você servir o seu robalo no papelote com cítricos e romã, deixará todos sem palavras pela originalidade da preparação e pela combinação curiosa, mas perfeitamente equilibrada e saborosa, desses ingredientes! Conclua o jantar com um fantástico sorvete de outono, como aquele de avelãs!
Experimente também a versão com tomates-cereja: robalo no papelote.
Preparo

Para preparar o robalo no papelote com cítricos e romã, comece limpando o peixe: com uma faca de lâmina afiada ou com o utensílio próprio para desescamar, retire as escamas do peixe colocado na pia (para evitar a dispersão das escamas) 1: passe-o da cauda até a cabeça várias vezes até que as escamas sejam totalmente eliminadas. Transfira então o robalo para uma tábua de corte para eviscerá-lo: faça uma incisão ao longo de todo o dorso do animal, da cauda até a cabeça, auxiliando-se com uma faca: passe a lâmina à direita e à esquerda da espinha central de modo que solte as carnes lateralmente 2. Tome muito cuidado para não soltar totalmente os filés do peixe: o ventre não deverá ser cortado para permitir que o peixe se abra levemente como se fosse um livro. Neste ponto, faça cortes com uma tesoura na espinha tanto do lado da cauda quanto da cabeça 3 para poder removê-la.

Puxe-a levemente para fora para removê-la 4: com ela você deverá também retirar as vísceras internas do robalo. Agora remova as guelras laterais cortando-as com a tesoura 5. Lave bem o robalo em água corrente abundante, tendo o cuidado de lavar o interior para evitar que permaneça o sabor amargo das vísceras e para eliminar os resíduos de sangue 6.

Repita a operação para ambos os robalos que você colocará na bancada 7. Neste ponto, prepare a laranja: descasque-a, tendo o cuidado de eliminar também a parte branca mais amarga, depois corte a polpa de modo a eliminar também a película fina que envolve os gomos 8. Reserve. Salgue o interior do peixe 9 e adicione pimenta.

Polvilhe a carne dos robalos com as folhas de manjerona e tomilho, cuidadosamente lavadas e secas 10. Descasque o alho e divida-o ao meio: coloque as metades dos dentes em ambos os peixes 11, junto com os gomos de laranja 12.

Divida entre os dois filés também as sementes de romã, sempre dentro do peixe 13: o robalo está agora pronto para ser cozido 14. Coloque o robalo sobre uma folha de papel manteiga e feche-o dentro dela, enrolando as extremidades para fixar o papel manteiga 15.

Coloque o peixe sobre uma folha de papel alumínio e feche novamente o robalo dentro dela, selando bem as extremidades para evitar que se abram durante o cozimento 16: asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por 25 minutos (se não tiver um forno estático, opte por uma cocção em forno ventilado pré-aquecido a 180°C por 15 minutos). Seu robalo no papelote com cítricos e romã está agora pronto para ser servido e apreciado 18!