Salada de robalo defumado com manga e frutas secas

/5

APRESENTAÇÃO

Estupendas no verão por sua frescura, as saladas fazem sucesso quando começa a estação quente. Elas agradam por serem refrescantes, como a de camarões e abacaxi, mas ao mesmo tempo nutritivas e substanciais, como a de batatas ao verde. Representam um prato frio de verão, uma entrada ou um acompanhamento e podem aguçar o apetite com sabores exóticos como a que propomos hoje: a salada de robalo defumado com manga e frutas secas. Muitas vezes a salada é acompanhada de salmão, mas neste caso decidimos propor uma versão diferente com filés de robalo defumado. Uma entrada simples, mas intrigante, graças à adição de manga, que com seu sabor suculento e aromático equilibra as notas ácidas da groselha e a crocância das castanhas de caju. A combinação cromática singular também torna esta salada perfeita para ser servida em um jantar com amigos. Imagine-se no verão, no terraço, ao pôr do sol, saboreando um refrescante aperitivo... esta salada é simplesmente perfeita!

Se você ama este peixe, experimente também o ceviche de robalo, uma saborosa variação do típico prato peruano!

INGREDIENTES
Robalo 200 g - (filés defumados)
Pepinos 250 g
manga 250 g - (a polpa)
Castanha de caju 30 g
Groselha 30 g
Songino 150 g

Preparo

Para preparar a salada de robalo defumado com manga e frutas secas, comece pela preparação do pepino. Pegue o pepino, lave-o, descasque-o com a ajuda de um descascador 1. Em seguida, corte as extremidades e divida o pepino ao meio. Depois corte cada metade em fatias seguindo o lado longo do pepino 2 e cada uma das fatias corte em cubos de aproximadamente 1 centímetro de espessura 3. Reserve o pepino assim cortado.

Em seguida, passe para a manga. Descasque-a 4, corte-a ao meio para retirar o caroço e obtenha uma fatia de 250 g. Corte-a em tiras de espessura igual seguindo o comprimento da fatia 5, e então corte cada fatia em cubos de aproximadamente 1 centímetro 6.

Coloque os cubos de manga em uma tigela junto com o pepino 7. Adicione as groselhas 8 e misture para combinar os ingredientes 9. Reserve.

Em seguida, pegue o robalo defumado e, com a ajuda de uma faca afiada, separe a pele do peixe da carne 10, começando pela cauda e passando ao longo do ventre do filé. Divida os filés do robalo ao meio 11, e então corte-os em pequenos pedaços de cerca de 1 cm 12. Repita a operação para todos os filés de robalo defumado e reserve.

Divida o agrião e a saladinha de manga, pepino e groselha em 4 tigelas 10. Adicione também as castanhas de caju e os pedaços de robalo 11, dividindo-os igualmente entre as 4 tigelas. Neste ponto, a sua salada de robalo defumado com manga e frutas secas está pronta para ser servida à mesa 12!

Conservação

Você pode conservar a salada de robalo defumado com manga e frutas secas por no máximo 1 dia na geladeira, bem coberta com filme plástico transparente.

Não é recomendado congelar.

Dica

Divirta-se combinando outros tipos de frutas secas nesta preparação, como nozes pecan e macadâmia para um sabor ainda mais intenso e saboroso! Um toque exótico a mais? Adicione também o abacate!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.