Medalhões de salmão com pimenta verde

/5

APRESENTAÇÃO

O salmão em molho verde é uma preparação saborosa, delicada e realmente elegante, que se presta muito bem a ser preparada em ocasiões especiais, especialmente no Natal ou quando se deseja impressionar um convidado particularmente querido ou importante. Ótima ideia para o Dia dos Namorados!
Este é um prato muito refinado, rico em sabor, que combina muito bem com a digestibilidade do salmão fresco, um peixe precioso e rico em nutrientes. E se você apreciou esta receita, experimente também a versão com carne, o filé ao molho de pimenta verde

INGREDIENTES

Azeite virgem extra 2 colheres
Vinho de sobremesa seco quanto baste
Salmão 800 g - (4 fatias com cerca de 3 cm cada)
Creme de leite fresco líquido 250 ml
Pimenta verde em grãos 1 colher - em salmoura
Cebolas ½
Manteiga 20 g
Para o molho de tomate
Manjericão quanto baste
Passata de tomate 250 ml
Azeite virgem extra 2 colheres
Sal fino quanto baste
Para o caldo de crustáceos
Crustáceos 250 g - (lagostins, camarões, etc) restos e carcaças
Cebolas 1 - pequena
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Tomates-cereja 100 g
Conhaque 1 copinho
Sal fino quanto baste
Manteiga 50 g

Preparo

Primeiro, prepare o caldo de crustáceos: coloque as carcaças em uma panela junto com a manteiga e refogue tudo, esmagando bem com uma concha para liberar os sucos contidos. Adicione o conhaque e deixe evaporar (1-2), depois acrescente os vegetais picados 3 e deixe refogar. Adicione água quente até cobrir completamente os ingredientes (pelo menos 1 litro); salgue e deixe reduzir tudo até obter 250 ml de líquido.

Passe o caldo por uma peneira fina 4. Neste ponto, adicione o creme de leite, colocando a mistura no fogo (baixo) para que engrosse e condense (5-6).

Enquanto o caldo de crustáceos reduz, prepare um molho de tomate simples, colocando em uma panela 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem, o purê de tomate 7 e o sal 8; deixe ferver em fogo brando até que o molho engrosse. Quando o molho estiver pronto, adicione folhas de manjericão fresco e desligue o fogo 9.

Enquanto isso, prepare os medalhões com as postas de salmão, clicando aqui para ver como fazer. Quando o caldo de crustáceos e o molho de tomate estiverem prontos, pique a cebola e coloque-a em uma panela com a manteiga e duas colheres de sopa de azeite 10, em fogo muito baixo, até que fique dourada; adicione os grãos de pimenta verde 11 e adicione 3-4 colheres de sopa de molho de tomate 12.

Quando estiver incorporado, adicione a mistura de caldo e creme 13 e cozinhe por mais cinco minutos 14. Aqueça em uma panela 2 colheres de sopa de azeite e coloque os medalhões.

Refogue os medalhões em fogo alto de ambos os lados não mais que 5 minutos 16: borrife com vinho branco seco e deixe evaporar; neste ponto, adicione o molho 17, cubra a panela com uma tampa e finalize o cozimento 18, não mais que 10 minutos. Sirva os medalhões de salmão cobrindo-os com o molho de cozimento.

Conservação

Recomendamos consumir os medalhões de salmão ao molho de pimenta verde logo após serem preparados, mas se desejar, pode conservá-los na geladeira por no máximo um dia, em um recipiente hermético.

Curiosidades

O salmão está presente no Atlântico Ocidental e Oriental e no Mar Báltico: seus ovos são muito pequenos (5-7 mm) mas extremamente numerosos. De fato, um litro de água contém de 5 a 7000.
Se você tiver em casa, pode adicioná-los como decoração no prato desta receita refinada, para enriquecê-la ainda mais.

Dica

Se preferir, você pode usar grãos de pimenta rosa em conserva no lugar dos grãos de pimenta verde, que são mais macios e têm um sabor picante, mas não pungente. Além disso, você pode substituir o purê de tomate por tomates frescos e bem maduros cortados em cubos, que você passará após o cozimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.