Cuccia de chocolate
- Muito fácil
- 25 min
- Kcal 437
Uma receita que tem suas raízes em uma antiga tradição camponesa, hoje proibida, mas que continua viva na memória coletiva: estamos falando do sanguinaccio! Um nome que não remete mais à preparação original com sangue fresco de porco, mas a um doce e irresistível creme à base de chocolate amargo, cacau e canela. Esta sobremesa é preparada em muitas regiões da Itália durante o período de Carnaval, uma das festas mais deliciosas do ano. Não há molho melhor para acompanhar as inevitáveis Chiacchiere: crocantes e leves, prontas para mergulhar neste creme aveludado! Algumas versões incluem a adição de frutas cristalizadas ou gotas de chocolate, mas preferimos saborear o sanguinaccio doce em sua pureza. Este ano, presenteie-se com uma viagem de sabores e enriqueça seu buffet de doces de Carnaval com esta tradicional sobremesa de colher, para desfrutar juntamente com outras iguarias típicas:
Para preparar o sanguinaccio doce, primeiro una os ingredientes secos em uma panela de aço de fundo grosso: com uma peneira, passe o amido de milho 1 e o cacau em pó 2, depois adicione o açúcar 3,
Aromatize com a canela em pó 4, despeje o leite frio 5 e misture com o batedor para incorporar e dissolver eventuais grumos 6.
Vá para o fogão e cozinhe em fogo médio-alto por cerca de 5 minutos 7. É importante mexer continuamente, principalmente raspando bem as bordas. Assim que o molho mudar de consistência, retire a panela do fogo 8 e incorpore o chocolate picado 9.
Adicione também a manteiga em pedaços 10, depois misture bem até que esteja completamente derretida 11. Neste ponto, transfira o creme para uma travessa grande e deixe esfriar um pouco 12.
Cubra com filme plástico 13 e coloque na geladeira para resfriar por 2 horas. Antes de servir, misture energicamente com um batedor 14. Seu sanguinaccio doce está pronto para ser degustado 15!