Sopa de couve negra

/5

APRESENTAÇÃO

A sopa de couve negra é um prato principal rústico e consistente, ideal para se aquecer nos dias mais frios. Com seu aroma envolvente e o sabor autêntico dos ingredientes simples, esta receita traz à mesa toda a tradição da culinária de inverno.

A couve negra dá à sopa sua típica nota levemente amarga, que se harmoniza perfeitamente com a doçura dos alhos-porós. Os grãos-de-bico em duas texturas, inteiros e triturados, tornam o prato ainda mais completo e nutritivo.

A preparação é realmente fácil e acessível a todos: poucos passos e você terá uma sopa encorpada, quente e rica em sabor. Para um comfort food ainda mais convidativo, complete a sopa de couve negra com um fio de azeite extravirgem cru e pão torrado aromatizado com alho… o toque final para torná-la irresistível!

Experimente também a Ribollita, a famosa sopa toscana à base de couve negra, e outras receitas de sopas e caldos com a couve negra:

INGREDIENTES

Couve negra 400 g - (para limpar)
Grão-de-bico cozido 600 g - (peso drenado)
Alhos-porós 200 g - (para limpar)
Cenouras 70 g
Aipo 70 g
Passata de tomate 200 g
Caldo de legumes 500 g - aproximadamente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para completar
Pão caseiro 4 fatias
Alho 1 dente

Preparação

Para preparar a sopa de couve negra, primeiro, limpe e fatie os vegetais para o refogado: limpe o alho-poró e corte 100 g em rodelas 1, depois, corte o aipo 2 e as cenouras em cubinhos 3.

Em uma panela grande com um fio de azeite, adicione as cenouras, o aipo 4 e metade dos alhos-porós 5. Deixe refogar em fogo baixo por cerca de dez minutos até que os vegetais amoleçam 6.

Enquanto isso, limpe a couve negra 7 e pique grosseiramente cerca de 200 g de folhas 8. Uma vez que o refogado esteja amolecido, aumente ligeiramente o fogo e adicione a couve negra 9.

Adicione também o restante do alho-poró 10 e mexa. Salgue 11 e despeje o purê de tomate 12.

Enquanto deixa a couve negra murchar brevemente, triture metade dos grãos-de-bico com um pouco de água 13 para obter um creme 14. Adicione os grãos-de-bico inteiros na panela 15.

Adicione também o creme de grão-de-bico 16 e mexa bem para misturar tudo 17. Cubra com o caldo de legumes 18 e continue cozinhando em fogo médio por cerca de 20 minutos.

Enquanto a sopa cozinha, torre as fatias de pão em uma grelha de ambos os lados 19, depois esfregue-as com um dente de alho 20. Após o tempo de cozimento, a sopa estará densa e encorpada 21.

Complete cada prato com uma fatia de pão torrado 22, um fio de azeite 23 e uma pitada de pimenta. Sua sopa de couve negra está pronta para ser saboreada 24!

Conservação

A sopa de couve negra pode ser conservada na geladeira por 2 dias; ao reaquecer, você pode adicionar um pouco de água ou caldo, se necessário, para tornar a consistência mais cremosa.

Pode ser congelada.

Conselho

Você pode substituir os grãos-de-bico por feijões borlotti ou canelini.

Se preferir usar grãos-de-bico secos, será necessário deixá-los de molho e cozinhá-los separadamente pelo tempo indicado na embalagem antes de adicioná-los conforme indicado na receita; nesse caso, você pode molhar a sopa com a água de cozimento das leguminosas em vez do caldo de legumes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.