Tartare de atum

/5

APRESENTAÇÃO

O tártaro de atum é um prato leve e simples à base de atum fresco de ótima qualidade, cortado em pedaços pequenos e temperado com uma emulsão de óleo perfumada pela casca e pelo suco de laranja.
O tártaro de atum pode ser servido sozinho ou em porções individuais preparando conchas de massa brisée para encher com uma ou duas colheres de tártaro ou, por que não, em combinação com uma salada de massa fresca, neste caso você também pode pensar em uma Salada de massinha sem glúten!
Um prato fresco ideal para uma entrada de verão.

Experimente também estas variações de tártaro:

 

INGREDIENTES
Ingredientes para 10 porções individuais de 8 cm
Atum 450 g - em pedaços
Laranjas 1
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Massa quebrada 230 g
Funcho selvagem 3 raminhos

Preparação

Para preparar o tártaro de atum, comece por ralar a casca de uma laranja 1, depois corte-a ao meio 2 e esprema o suco 3.

Em uma tigela, coloque o azeite de oliva extravirgem 4, o suco da laranja 5 e a sua casca 6.

Pique finamente o funcho 7, reservando alguns ramos para a decoração final, adicione ao composto e emulsione com o batedor 8. Enquanto isso, prepare as conchas de massa brisée. Ajuste a emulsão com uma pitada de pimenta e sal. Prepare as conchas de massa brisée que servirão para fazer porções individuais de tártaro: estenda a massa brisée (você pode usar um rolo de massa brisée já pronta), corte 10 círculos de cerca de 10 cm de diâmetro e forre 10 moldes redondos com diâmetro de 8 cm, depois de untá-los com manteiga. Fure o fundo com os dentes de um garfo 9 e asse-os em branco, cobertos com leguminosas secas como peso, seguindo a técnica de cozimento em branco Como fazer a cocção às cegas, no forno a 180 graus por 10-15 minutos. Quando estiverem dourados, retire-os do forno, deixe-os esfriar e desenforme-os.

Pegue os pedaços de atum: certifique-se de ter comprado peixe abatido. Recomenda-se congelá-lo por 96 horas a -18 graus e depois descongelá-lo para usá-lo na receita 10. Lave e seque os filés de atum com papel absorvente 11. Corte-os em cubos pequenos com espessura de meio centímetro 12 e coloque-os em uma tigela grande.

Despeje sobre eles a emulsão de óleo e laranja 13 e misture para que o atum fique bem temperado. Em seguida, recheie as tortinhas com uma ou duas colheres de tártaro de atum 14 e decore o seu tártaro com alguns ramos de funcho 15.

Conservação

Você pode preparar o tártaro de atum um dia antes e depois montar as tortinhas no dia seguinte.

Conselho

No lugar do funcho, você pode usar salsinha ou manjerona.

Você pode preparar a emulsão com limão em vez de laranja.

Para uma variação com notas exóticas, experimente a receita do poke havaiano!

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.