Tarteletes com cebolas caramelizadas e stracciatella

/5

APRESENTAÇÃO

As tarteletes com cebolas caramelizadas e stracciatella são cestas de Massa brisée de tomate recheadas com ingredientes deliciosos que representam uma receita original e atraente para começar com sabor um jantar entre amigos.
Envolventes crocantes feitos com a massa brisé tradicional à qual se adiciona um toque de sabor com o extrato de tomate para obter um folhado vermelho.
O recheio é rico e de sabores agridoce: cebolas roxas de Tropea caramelizadas na frigideira com manteiga e açúcar mascavo, uma camada de stracciatella e um toque salgado dado pelas anchovas e pelas alcaparras.
Sirva as tarteletes com cebolas caramelizadas e stracciatella como entrada para aguçar o apetite dos seus convidados!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa brisé (para 6 tarteletes)
Manteiga 100 g
Farinha tipo 00 200 g
Água 70 ml - gelada
Extrato de tomate 50 g
Sal fino quanto baste
para o recheio
Stracciatella 250 g
Cebolas roxas de Tropea 2
anchovas em óleo 6
Alcaparrões 6
Manteiga 40 g
Açúcar mascavo 2 colheres
Sal fino quanto baste

Preparo

Para fazer as tarteletes com cebolas caramelizadas e stracciatella, comece preparando a base de massa seguindo nossa receita de Massa brisée de tomate. Para preparar a massa brisé de tomate comece misturando o extrato de tomate na água gelada (1-2). Proceda com a técnica de sablage: coloque em um mixer a farinha peneirada, a manteiga em pedaços fria de geladeira 3, uma pitada de sal e misture tudo até obter uma mistura com aparência arenosa.

Coloque a mistura obtida em uma superfície enfarinhada na clássica forma de fonte e adicione ao centro o extrato de tomate diluído na água 4, amasse tudo rapidamente 5 até obter uma massa compacta, firme e bastante elástica. Quando estiver pronta, envolva a sua massa brisé em um filme plástico de cozinha 6 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 40 minutos.

Passados os 40 minutos a massa brisé estará pronta para ser utilizada. Coloque o bloco de massa brisé em uma superfície ligeiramente enfarinhada e estenda com o rolo 7 a uma espessura muito fina, cerca de 3-4 mm, unte 8 e enfarinhe as formas de tortinha do diâmetro escolhido para o cozimento e coloque a massa na forma 9,

faça aderir bem e com os dentes de um garfo fure o fundo da massa 10. Agora prossiga com a cocção a seco seguindo nosso guia Como fazer a cocção às cegas. Coloque dentro da forma as leguminosas secas ou pesos adequados para esse tipo de cocção, como as esferas de cerâmica 11. Leve a massa ao forno por cerca de 15 minutos em forno já aquecido a 180 graus. Após o cozimento, retire do forno e remova os pesos, deixe esfriar 12.

Cuide do recheio: fatie as cebolas 13 e coloque-as em uma frigideira onde você derreteu a manteiga, deixe-as murchar levemente e depois adicione o açúcar mascavo 14 e cozinhe em fogo baixo até que estejam caramelizadas 15.

Prossiga com o recheio: coloque uma camada de cebolas caramelizadas 16. Pegue a burrata e extraia a stracciatella, escorra para que fique o mais seca possível e, por fim, desfie-a e coloque sobre as tarteletes 17, no centro adicione uma anchova enrolada e por último uma alcaparra 18. Suas tarteletes com cebolas caramelizadas e stracciatella estão prontas para serem saboreadas.

Conservação

Conserve as tarteletes na geladeira por no máximo um dia. Recomenda-se congelar apenas o bloco de massa brisé e não a preparação finalizada.

Conselho

Você pode colorir a massa brisé de maneira diferente usando beterraba para obter a cor roxa, espinafre para o verde e açafrão se desejar um amarelo dourado. Você pode variar o recheio de acordo com seu gosto e rechear as tarteletes com outros ingredientes deliciosos, como azeitonas e tomates secos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.