Terrine gratinada de polenta e cogumelos porcini

/5

APRESENTAÇÃO

Os primeiros cogumelos que surgem, as primeiras folhas e os primeiros ouriços que caem indicam imediatamente o outono… assim como os ingredientes protagonistas deste prato. As terrines de polenta e cogumelos porcini são deliciosas porções individuais perfeitas para esta estação, para servir como entrada ou como prato principal. Dois discos de polenta guardam um recheio precioso e cremoso, à base de porcini e queijo scamorza doce; enquanto a leve gratinada forma uma crostinha fina que torna tudo muito apetitoso. Você apreciará muito a praticidade e a versatilidade das terrines, perfeitas para preparar com antecedência e enriquecer com outros ingredientes!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 terrines de 8 cm de diâmetro
Cogumelos porcini 200 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 30 g
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Tomilho quanto baste
Scamorza (provolone) 170 g
para a polenta
Farinha de milho 350 g
Água 1 ½ l
Sal grosso 1 pitada

Preparação

Para preparar as terrines de polenta e cogumelos porcini, comece fazendo a própria polenta. Em uma panela grande, coloque a água, adicione o sal grosso 1, um fio de óleo e leve para ferver. Em seguida, despeje a farinha para polenta aos poucos 2 e mexa inicialmente com um batedor até obter uma mistura sem grumos 3.

Continue então mexendo a polenta com uma espátula 4 ou com uma colher de pau para misturá-la bem. Quando a polenta estiver pronta, despeje-a em uma bandeja forrada com papel manteiga 5 e nivele a superfície 6. Você deve obter uma espessura de cerca de 1 cm, então deixe descansar em temperatura ambiente.

Enquanto isso, dedique-se à limpeza dos cogumelos porcini: com a ajuda de uma faquinha, elimine o excesso de terra presente no caule 7 e, usando um pano ligeiramente úmido, limpe todo o cogumelo 8. Neste ponto, corte os porcini em fatias, não muito finas 9.

Coloque em uma frigideira o óleo e o alho, que você deixará dourar, depois adicione os cogumelos 10 e deixe-os cozinhar por cerca de 8-10 minutos; em seguida, salgue, apimente, retire o alho e adicione as folhinhas de tomilho 11. Uma vez que a polenta estiver fria, corte o queijo scamorza em cubos 12 e comece a compor as terrines.

Unte o fundo da terrine 13 e, usando um cortador, corte 4 discos de 7cm 14 e 4 de 8 cm. Monte as terrines posicionando o disco menor no fundo 15,

depois os cogumelos porcini 16, o queijo scamorza em cubos 17 e, finalmente, o disco maior de polenta 18.

Complete as terrines 19 com o restante do queijo scamorza e gratine por cerca de 10 minutos em forno estático a 200° 20 (se usar forno ventilado, asse por cerca de 6 minutos a 180°). Retire do forno 21 e sirva as terrines de polenta e cogumelos porcini ainda quentes.

Conservação

Recomendamos consumir as terrines gratinadas de polenta e cogumelos porcini assim que ficarem prontas, mas se sobrar, você pode guardá-las na geladeira, fechadas em um recipiente hermético, por no máximo dois dias. Como alternativa, você pode congelá-las.

Conselho

Para enriquecer a receita, usamos cogumelos mais refinados, como os porcini, mas outras qualidades de cogumelos, como champignon ou shiitake, também serão ótimas. Para os amantes de queijos, proponha uma variação com gorgonzola doce ou roquefort no lugar dos cogumelos! Todos estes são pratos vegetarianos, mas se desejar, você pode adicionar carne, linguiça ou presunto à preparação.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.