Torrone dos mortos de café

- Energía Kcal 752
- Carboidratos g 66.6
- dos quais açúcares g 66.4
- Proteína g 11.4
- Gorduras g 48.9
- das quais gorduras saturadas g 19.41
- Fibra g 2.6
- Colesterol mg 10
- Sódio mg 72
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 10 min
- Porção: 10
- Custo: Alto
- Notas + o tempo de descanso da cobertura de chocolate e do torrone pronto
APRESENTAÇÃO
O culto dos mortos é uma das tradições mais sentidas na Itália, especialmente no sul do nosso país, onde cada região guarda as mais variadas tradições, muitas delas culinárias. A curiosa motivação que leva a preparar os doces para esta ocasião, está na necessidade de superar o momento da comemoração confortando-se com guloseimas, que geralmente são muito saborosas e muitas vezes especiadas ou ricas em chocolate. Passamos de fato do pão dos mortos, docinhos muito difundidos no norte, até as rame de Nápoles, uma especialidade siciliana. Mas hoje queremos levá-los a Nápoles, onde o culto é muito sentido e, para alegrar a comemoração religiosa, há o costume de saborear o torrone dos mortos. Nas barraquinhas montadas por toda a cidade, é possível comprar diversos tipos deste torrone macio: sabor cassata, morango, pistache e, então, aquele que apresentamos hoje, o torrone dos mortos de café. Trata-se de um doce muito rico e saboroso, com uma preparação um pouco elaborada, mas com um resultado absolutamente satisfatório. O resultado final recompensará os esforços! E já que adoramos cozinhar e não queremos deixar faltar nada, pensamos em preparar uma deliciosa pasta de café caseira, que, caso contrário, você pode comprar em lojas especializadas. Com esta pasta, você poderá saborizar várias preparações doces, como bavarese ou creme de confeiteiro, mas estamos curiosos para saber como você reutilizou. Agora, aguardamos para saber se o torrone dos mortos de café agradou você, nós adoramos!
INGREDIENTES
- Ingredientes para uma forma de 1 kg
- Chocolate amargo 400 g
- Chocolate Branco 425 g
- Creme para barrar de avelã 325 g
- Nozes inteiras sem pele 200 g
- Água 80 g
- Para a massa de café
- Café solúvel 50 g
- Água 40 g
- Açúcar 10 g
Preparo

Para preparar o torrone dos mortos de café, comece pela pasta de café. Despeje em uma panelinha 40 g de água e leve para ferver 1. Em outro recipiente, despeje o café solúvel e o açúcar 2. Assim que a água estiver fervente, despeje-a na tigela 3.

Misture bem com uma espátula, depois cubra com filme plástico e coloque para esfriar na geladeira por uma hora 4. Passe para a preparação da capa de chocolate para a forma. Pique 200 g de chocolate amargo 5 e coloque-o para derreter em banho-maria em fogo médio, mexendo de vez em quando 6.

Uma vez derretido, pincele com o chocolate o interior da forma 7 e depois coloque na geladeira por 10 minutos 8. Após o tempo, estará solidificado 9,

então, retome e pincele novamente com o restante do chocolate derretido, distribuindo bem com o pincel (10-11). Volte a colocar na geladeira e ocupe-se do resto. Torre as avelãs em uma frigideira antiaderente por poucos minutos, mexendo frequentemente para não queimarem; reserve as avelãs torradas 12.

Vamos agora à crema: pique finamente o chocolate branco 13, despeje-o em um banho-maria 14 e deixe derreter, mexendo de vez em quando 15.

Enquanto isso, retome a pasta de café, pese 50 g e despeje em uma panelinha. Junte na panela também a água 16, misture e aqueça até a ebulição 17. Assim que o chocolate branco estiver derretido e a pasta de café em ebulição, você pode desligar o fogo. Na panelinha com o café, adicione o creme de avelãs e misture 18.

Em seguida, transfira a mistura de café e creme de avelãs para a tigela com o chocolate branco, despejando 1/3 de cada vez 19. Desta forma, você facilitará a absorção dos ingredientes. Misture energicamente com o batedor, pois no início o composto ficará firme 20. Não se preocupe, é normal, continue adicionando a segunda parte 21

e, por fim, o último terço 22. Continue mexendo; uma vez que o composto esteja macio e viscoso, transfira para uma tigela 23 e adicione as avelãs torradas previamente e misture 24.

Transfira tudo para a forma 25. Para concluir, derreta 200 g de chocolate amargo em banho-maria, depois use-o para cobrir a base da forma 26. Nivele a superfície com uma espátula 27.

Coloque tudo na geladeira e deixe firmar bem por pelo menos 6 horas. No dia seguinte, basta bater a forma em uma tábua para desprender o torrone dos mortos de café 28. Agora que está pronto, basta fatiá-lo e consumi-lo (29-30).