Pão dos mortos

/5

APRESENTAÇÃO

Doces típicos para celebrar o dia dos Finados e Todos os Santos: pão dos mortos, uma receita antiga originária de Milão e difundida em várias partes do norte da Itália, com pequenas diferenças na massa e na forma destes biscoitos densos, pastosos e muito saborosos. Amêndoas e figos secos, pinhões, uvas-passas e rum, cacau... são alguns dos elementos que tornam característico e especial o pão dos mortos, além de sua forma oval ligeiramente achatada, coberta de açúcar de confeiteiro. Uma verdadeira delícia para celebrar esta tradição, que na Itália não conhece fronteiras: também na Toscana se prepara o pão dos mortos, enquanto na Úmbria é comum consumir as favas ou os ossos dos mortos, na Sicília o rame de Nápoles, enquanto em Nápoles o típico torrone!

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 16 peças
Farinha tipo 00 250 g
Biscoitos secos 100 g
Amaretti 100 g
Biscoitos Savoiardi 300 g
Açúcar 300 g
Cacau em pó amargo 50 g
Amêndoas 120 g
Figos secos 120 g
Uvas passas 120 g
Claras 6 - (de ovos médios)
Vin Santo 100 ml
Canela em pó 1 colherinha
Noz-moscada quanto baste - para ralar
Fermento químico em pó 10 g
para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar o pão dos mortos, comece lavando e depois colocando as uvas-passas de molho em uma tigela com água (como alternativa, pode deixá-las de molho diretamente no vin santo da receita) 1. No copo de um mixer, coloque os biscoitos secos, os amaretti e (se for suficientemente potente) também os savoiardi: se não couberem, você pode fazer um pouco por vez 2. Ligue o liquidificador e reduza tudo a migalhas finíssimas: transfira a mistura para uma tigela grande 3.

No mesmo mixer, coloque agora as amêndoas e reduza-as a farinha 4, depois adicione-as aos biscoitos triturados. Agora passe também os figos secos no mixer e adicione-os na tigela 5. Junte a estes ingredientes o açúcar granulado 6,

a farinha 7, o cacau 8, uma pitada de noz-moscada e a canela. Neste ponto, escorra e esprema bem as uvas-passas e adicione-as à mistura 9,

adicione o fermento peneirado 10, o vin santo 11 e as claras de ovo 12.

Comece a misturar todos os ingredientes com as mãos ou, se preferir, com uma espátula ou uma colher de pau 13 e, quando a mistura estiver suficientemente compacta, transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada e trabalhe-a com as mãos até obter uma massa homogênea e bastante consistente. Forme um bloco 14 e corte em fatias de 90-100g cada 15.

Modele os vários pedaços para que tenham uma forma bastante baixa de cerca de 1 cm, alongue-os até um comprimento de cerca de 12-15 cm e uma largura de 5-6 cm 16. Tente não adicionar farinha nesta fase. Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque seus pães dos mortos, deixando alguns cm de distância entre eles 17, no forno eles tendem a crescer um pouco. Asse os biscoitos em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 25 minutos, depois retire-os do forno, polvilhe com açúcar de confeiteiro 18 e deixe esfriar. Sirva o pão dos mortos somente após deixá-lo descansar por pelo menos dois dias assim eles amolecem bem.

Conservação

Conserve o pão dos mortos por 4-5 dias bem fechado em uma caixa de lata.

Conselho

Para um resultado mais saboroso, tente deixar as uvas-passas de molho diretamente no Vin Santo em vez de na água e depois despeje tudo na massa, como mostramos no vídeo.

No lugar do Vin Santo, pode-se usar outro tipo de vinho licoroso de sua preferência. Como alternativa às amêndoas, podem-se usar também pinhões ou avelãs.

Dependendo de quão secos estão os biscoitos, você pode adicionar claras de ovo ou um pouco mais de vin santo para tornar a massa mais hidratada e maleável.

Ao contrário, se estiver muito mole, equilibre com um pouco mais de farinha ou cacau!

Curiosidade

O rito da oferta aos mortos já existia em tempos muito antigos: os gregos, por exemplo, ofereciam um pão dos mortos a Deméter, a Deusa das colheitas, para garantir uma boa safra.

Ainda hoje, em muitas partes da Itália, é comum colocar na mesa e servir, também para as pessoas falecidas, o pão dos mortos.

Não somente na Itália se comemora o Dia dos Finados preparando o pão dos mortos. Também no México, para esta ocasião, é preparado um doce muito semelhante ao nosso pão dos mortos chamado pan de muertos, adornado com flores e açúcar e levado aos cemitérios como uma oferta simbólica aos falecidos.

 

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.