Zeppolona de café

/5

APRESENTAÇÃO

As Zeppole de São José fritas não podem faltar no dia da festa do papai e para comemorar em grande estilo este ano, propomos uma versão tamanho família: a zeppolona de café! Nos inspiramos na receita francesa do Paris-Brest para transformar o clássico doce da tradição em uma deliciosa sobremesa, ideal para compartilhar com seus entes queridos. Trata-se de uma massa choux em forma de Zeppole de San Giuseppe ao forno e recheada com um suave Creme diplomático de café, que surge da união do creme de confeiteiro com o chantilly. Uma ideia original e deslumbrante para dedicar a todos os papais e mostrar que o carinho ao seu redor não tem medidas!

Após a zeppolona de café, experimente também estas deliciosas variações:

 

INGREDIENTES

Para a massa choux (para uma zeppola de 18 cm de diâmetro)
Água 200 g
Farinha tipo 00 125 g
Manteiga 80 g
Ovos 3
Sal fino 1 pitada
Açúcar 1 pitada
Para o creme diplomático de café
Creme de leite fresco líquido 150 g - fria
Leite inteiro 100 g
Café 20 g
Açúcar 20 g
Amido de milho (maizena) 8 g
Gelatina em folhas 3 g
Gemas 20 g - (cerca de 1 grande)
Chocolate amargo 15 g
Para decorar
Café em pó quanto baste
Grãos de café quanto baste

Preparação

Para preparar a zeppolona de café, comece pelo creme de confeiteiro. Prepare o café e reserve. Hidrate as folhas de gelatina em água fria, depois despeje o leite e o café da moka em uma panela 1 e leve ao ponto de fervura. Enquanto isso, bata a gema com o açúcar em uma tigela 2, em seguida adicione o amido de milho 3 e misture novamente.

Adicione o café com leite quente à mistura de gemas 4 e misture bem com o batedor, depois despeje novamente tudo na panela 5 e leve ao fogo. Misture continuamente com o batedor até que o creme comece a engrossar 6.

Quando estiver engrossado, desligue o fogo e adicione a gelatina, após escorrer bem 7. Misture bem para incorporá-la, deve derreter completamente. Despeje o creme em uma tigela onde você colocou o chocolate picado 8, depois misture com a espátula para derretê-lo de forma homogênea 9. Cubra o creme com filme plástico em contato e deixe esfriar na geladeira.

Enquanto isso, prepare a massa choux: despeje a água em uma panela de fundo duplo 10, depois adicione a manteiga, uma pitada de sal 11 e uma de açúcar 12. Acenda o fogo e leve à fervura.

Quando a manteiga derreter, adicione toda a farinha de uma vez 13 e misture rapidamente com uma colher de pau até que a mistura se desprenda completamente das bordas e o fundo fique coberto por uma película opaca 14. Transfira a massa para uma batedeira equipada com pá 15.

Ligue a batedeira em velocidade média e adicione os ovos, um de cada vez, certificando-se de que cada um seja bem absorvido antes de adicionar o próximo 16. Você deverá obter uma mistura lisa, encorpada e homogênea 17. Transfira a massa para um saco de confeiteiro com bico estrela de 15 mm 18.

Agora forre uma assadeira com papel manteiga e desenhe com um lápis um círculo de 18 cm de diâmetro 19. Use a linha do lápis como guia para formar 2 círculos de massa com o saco de confeiteiro começando de fora, depois adicione um terceiro círculo por cima, no meio dos dois primeiros 20. Asse em forno estático pré-aquecido a 170°C por 45 minutos, depois continue assando em modo ventilado ainda a 170°C por mais 15 minutos. Após este tempo, verifique o cozimento levantando levemente a zeppolona da assadeira: se estiver leve, significa que está cozida, caso contrário, significa que ainda está úmida por dentro. Nesse caso, abaixe a temperatura para 150°C e asse por mais 5 minutos, ainda no modo ventilado. Uma vez assada, retire a zeppolona do forno e deixe esfriar completamente 21.

Enquanto isso, retire o creme de confeiteiro da geladeira e amoleça-o com um batedor 22. Despeje o creme de leite fresco líquido em uma tigela separada 23 e bata até obter picos suaves com uma batedeira elétrica 24.

Incorpore o creme de leite batido suavemente ao creme em 3 etapas 25 mexendo delicadamente de baixo para cima com uma espátula 26: assim você obteve um creme diplomático de café. Transfira para um saco de confeiteiro com bico de 12 mm plano e estriado 27.

Quando a zeppolona estiver fria, corte-a ao meio na horizontal 28, depois coloque a parte inferior no prato de servir e recheie com o creme diplomático 29, fazendo ondulações primeiro ao longo da borda externa e depois no interior 30.

Cubra com a parte superior e decore com café em pó peneirado 31 e grãos de café 32. Sua zeppolona de café está pronta para ser servida 33!

Conservação

A zeppolona de café pode ser conservada na geladeira por até 2 dias, em um recipiente hermético.

Se desejar, pode preparar a zeppolona sem rechear com antecedência e armazená-la em temperatura ambiente por 4 dias, fechada em um recipiente hermético.

O creme de confeiteiro também pode ser preparado com antecedência e armazenado na geladeira por 2 dias; para evitar que perca consistência, é preferível incorporar o creme de leite batido no momento ou no máximo algumas horas antes.

Conselho

Em vez da batedeira com pá, você pode usar um batedor manual.

Se tiver dificuldade em manusear o saco de confeiteiro com o bico plano, pode substituí-lo por um bico estrela e fazer uma decoração clássica em tufos.

Você pode decorar a zeppolona com cacau em pó ao invés de café em pó!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.