Torrone macio

- Energía Kcal 132
- Carboidratos g 15
- dos quais açúcares g 14.9
- Proteína g 2.5
- Gorduras g 6.9
- das quais gorduras saturadas g 0.62
- Fibra g 1.9
- Sódio mg 4
- Dificuldade: Difícil
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 50 min
- Rende: 3 pedaços
- Custo: Médio
- Notas + 12 horas de descanso
APRESENTAÇÃO
Pode ser consumido durante todo o ano, mas é no período natalino que encontra seu maior momento de produção. Trata-se do famoso torrone macio de Cremona, um doce com nome semelhante, mas com características diferentes em relação ao torrone dei morti campano, tradicionalmente consumido durante o período dos Santos. Ambas as preparações se caracterizam pela atenção aos detalhes; para o torrone macio, começa-se pela torra das frutas secas que o recheiam. O termo torrone vem do latim torreo, que significa "torrar". Em seguida, continua-se com o merengue, que é indispensável para obter a consistência macia... e após algumas horas de descanso, seu torrone macio estará pronto! É perfeito para ser consumido no final de um menu de Natal tradicional junto com outras delícias, como tâmaras ou figos recheados, ou mesmo para ser dado de presente junto com várias pequenas doçuras para enriquecer suas cestas de Natal feitas em casa, quem sabe acompanhando um licor caseiro! Preparados? Comecemos com a autoprodução!
INGREDIENTES
- Ingredientes para 3 barras de 7x21 cm
- Amêndoas peladas 500 g
- pistachios 100 g - descascados e sem sal
- Mel de acácia 280 g
- Glicose 30 g
- Açúcar 330 g
- Hospedar 2 folhas - de 21x21 cm
Preparação

Para preparar o torrone macio, comece torrando amêndoas e pistaches: coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga (1-2). Deixe-os tostar em forno estático a 150°C por cerca de 15 minutos. Uma vez que as frutas secas estejam cozidas, deixe-as no forno desligado e com a porta ligeiramente aberta, assim permanecerão quentes e será mais fácil incorporá-las à mistura 3.

Enquanto isso, em uma panela de aço grande, coloque o açúcar e o mel 4, adicione a glicose 5. Leve ao fogo e deixe derreter completamente, em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que os ingredientes estejam homogêneos 6.

Desligue o fogão e deixe esfriar por 5 minutos. Nesse tempo, você pode preparar o merengue, colocando as claras em temperatura ambiente na tigela de uma batedeira 7, adicione o açúcar 8 e ligue a batedeira, passando gradualmente da velocidade média-baixa para a média 9.

A mistura deve adquirir uma consistência espumosa 10. Transfira o merengue para a panela com a calda já esfriada 11 e misture bem 12.

Acenda novamente o fogão em fogo baixo e, mexendo continuamente, cozinhe por 20-25 minutos. A mistura deve ficar mais densa 13. Faça um teste para verificar a consistência: mergulhe uma colher de chá da mistura em uma tigela com água fria 14. Se ficar plástica e maleável, estará pronta. Tente não prolongar demais os tempos indicados, pois pode secar demais a mistura. Se, ao contrário, ainda estiver muito mole, poderá estender o tempo, sempre com muita atenção 15.

Coloque as amêndoas e pistaches torrados e ainda quentes na mistura 16 e mexa bem 17 para uniformizar tudo 18.

Neste ponto, coloque uma folha de papel de arroz dentro de uma forma de 21x21cm já disposta em uma bandeja 19. Transfira a mistura para dentro 20 e alise com uma espátula para nivelar tudo 21

obtendo assim uma superfície homogênea 22. Depois coloque a segunda folha de papel de arroz 23 e pressione cuidadosamente com uma espátula para compactar e aderir 24. Deixe o composto cristalizar por 12 horas em temperatura ambiente, em um local fresco e seco.

Para soltar o torrone, use uma faca lisa e resistente, passe-a entre a mistura e a forma e, finalmente, solte a forma 25. Corte 3 tiras de 7x21 cm 26 e seu torrone macio estará pronto, aproveite 27.