Torta pasticciotto clássica

/5

APRESENTAÇÃO

Já conhecemos todos os pasticciotti leccesi, mas vocês já imaginaram em versão maxi? A torta pasticciotto clássica foi criada exatamente para satisfazer todos os desejos, grandes e pequenos! Neste caso, fizemos uma massa com banha, à maneira tradicional. Recheamos com uma camada generosa de creme de confeiteiro e muitas cerejas em calda. Obviamente, quisemos respeitar a versão mais clássica, mas para experimentar um recheio alternativo, você pode se inspirar em nossos Pasticciotti ricotta e creme de limão! A torta pasticciotto clássica é uma sobremesa perfeita para qualquer momento: café da manhã, lanche ou depois do jantar, sempre haverá espaço para saboreá-la!

E se você ama a combinação de creme e cereja, recomendamos experimentar também a Crostata amalfitana e a Polacca aversana, duas deliciosas sobremesas campanas!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para uma forma de 20 cm)
Farinha tipo 00 250 g
Banha 125 g
Gemas 2 - (de ovos médios)
Açúcar 100 g
Sal fino 1 pitada
Fava de baunilha ½
para o recheio
Leite inteiro 300 g
Gemas 3
Açúcar 100 g
Farinha tipo 00 40 g
Fava de baunilha ½
Cerejas em calda 14
para pincelar a superfície
Leite inteiro 2 colheres

Preparação

Para preparar a torta pasticciotto, a primeira coisa a fazer é preparar a massa. Em uma superfície de trabalho, peneire a farinha 1 e forme a clássica forma de vulcão. Coloque no centro a banha 2 e trabalhe rapidamente com as mãos para obter uma mistura arenosa 3.

Forme novamente o vulcão e no centro despeje o açúcar 4, as sementes da meia fava de baunilha, uma pitada de sal 6

e duas gemas 7. Amasse então com as mãos 8, depois, quando obtiver uma mistura homogênea, forme um bloco 9

e envolva-o em filme plástico para alimentos 10. Transfira para a geladeira por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, prepare o creme de confeiteiro. Coloque para aquecer em uma panela o leite com a fava e as sementes de baunilha 11. Enquanto isso, despeje em uma tigela 3 gemas, o açúcar 12

e a farinha 13. Com a ajuda de um batedor, bata bem para obter uma mistura incorporada e ligeiramente batida 14. Quando o leite estiver prestes a ferver, desligue, despeje as gemas batidas com o açúcar e a farinha 15

e misture com um batedor 16. Acenda novamente o fogão em fogo baixo e mexa por alguns minutos até engrossar o creme 17. Assim que o creme estiver engrossado, transfira-o para uma tigela, retire a fava de baunilha 18,

cubra com filme plástico em contato 19 e deixe esfriar. Quando o creme estiver à temperatura ambiente e a massa tiver descansado, pegue o bloco de massa, separe um terço e reserve. Pegue a parte maior e estenda com a ajuda de um rolo 23, você deve obter um disco de 24 cm, com cerca de 1 cm de espessura.

Use a massa para forrar uma forma redonda de 20 cm, sendo maior você não terá dificuldades em cobrir bem também as bordas. Com a ajuda de uma faquinha, elimine a parte de massa em excesso que sai da forma 22. Despeje o creme de confeiteiro dentro 23 e nivele com as costas de uma colher.

Disponha então as cerejas em calda, espaçando-as entre si 25. Pegue a massa reservada e estenda-a para formar um disco de 18 cm e 1 cm de espessura. Coloque-o no centro da torta e dobre sobre ele as bordas da camada inferior, selando-as com os dedos 27.

Quando terminar 28, pincele a superfície com leite 29 e asse em forno estático pré-aquecido a 170° por cerca de 50 minutos. Após o cozimento, retire do forno 30 e deixe esfriar completamente a torta pasticciotto na forma antes de desenformá-la e servi-la.

Conservação

Conserve a torta pasticciotto na geladeira por no máximo 2-3 dias.

A massa pode ser congelada por cerca de 1 mês embrulhada em filme plástico.

Depois, deverá ser descongelada e deixada descansar em temperatura ambiente por uma hora antes de poder ser trabalhada.

Dica

Em vez da fava de baunilha, você pode usar casca de limão para perfumar tanto o creme quanto a massa.

Se encontrar dificuldades ao trabalhar a massa, pode adicionar uma clara de ovo e depois estender a massa diretamente sobre uma folha de papel manteiga.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.