Torta de maçã e mascarpone
- Fácil
- 1 h 20 min
- Kcal 250.3
Você está procurando uma maneira de tornar uma Torta de geléia de damasco realmente especial e original? Se você está cansado da versão clássica, com as tiras, a torta de maçãs e creme é o que você está procurando! Um doce bonito de se ver e delicioso de comer, uma Torta de maçã clássica ainda mais saborosa que a versão clássica, vamos descobrir por quê! A base é feita com uma massa amanteigada montada, que será realmente crocante. No interior, você descobrirá um creme aveludado e muitos pedaços de maçã que enriquecem e dão um toque especial ao recheio. Já sentimos um aroma agradável vindo da cozinha... se você quiser entender do que estamos falando, corra para preparar também a sua torta de maçã e creme!
Aqui estão outras tortas que você não pode perder:
Para preparar a torta com maçãs e creme, primeiro faça o creme. Pegue a fava de baunilha que será usada para preparar a massa, retire as sementes e reserve-as. Em uma panela, despeje o leite e a fava de baunilha esvaziada 1. Aqueça em fogo baixo e leve o leite à fervura. Enquanto isso, em outra panela, misture as gemas com o açúcar 2 e mexa delicadamente com uma espátula. Em seguida, adicione também o amido de milho 3.
Misture novamente até obter uma mistura homogênea e adicione uma pitada de sal 4. Misture novamente, depois despeje lentamente o leite quente 5, mexendo 6.
Leve o creme de volta ao fogo e mexa até que fique espesso 7. Transfira para uma tigela, cubra com filme plástico em contato 8 e deixe esfriar. Passe para a massa. Em uma tigela, coloque a manteiga amolecida e o açúcar de confeiteiro 9.
Trabalhe com o batedor elétrico até obter um creme 10, adicione o ovo inteiro 11, as sementes da fava de baunilha 12 e trabalhe até completa absorção.
Adicione também a gema e continue trabalhando com o batedor. Adicione o sal 13, a farinha 14 e continue trabalhando até obter uma massa macia e homogênea 15.
Transfira a massa para um saco de confeitar com bico liso e faça a base da torta de massa em uma forma de 22 cm 16. Depois de cobrir o fundo da forma com a massa, faça a borda sobrepondo 3 camadas de massa 17. Nivele suavemente a borda com uma colher para uniformizá-la 18. Leve à geladeira a base de massa até usá-la.
Passe para as maçãs: lave-as bem, corte-as ao meio 19 e remova o caroço central 20. Corte-as em cubos de cerca de 1 cm, sem descascar 21.
Transfira para uma panela, adicione o açúcar granulado 22 e a casca de um limão 23. Cozinhe em fogo alto por cerca de 5 min. Quando as maçãs estiverem macias, mas ainda inteiras, desligue o fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente 24.
Recupere a base de massa e coloque cerca de 30 g de amêndoas em lâminas por cima (elas ajudarão a isolar parcialmente a massa da umidade criada pelas maçãs cozidas). Despeje as maçãs cozidas já mornas e nivele com uma colher 26. Finalmente, despeje o creme de confeiteiro já frio 27.
Nivele com uma colher 28 para alisar a superfície. Adicione nas bordas mais 30 g de amêndoas em lâminas e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 45 minutos. Quando estiver bem dourada, retire do forno 30.
Deixe esfriar completamente antes de desenformar o doce 31. Decore com açúcar de confeiteiro nas bordas 32 e sirva sua torta 33.