Torta dos adereços
- Fácil
- 2 h 30 min
O doce mais famoso de Verona, um must das vitrines das melhores confeitarias da cidade. Estamos falando da torta russa, uma especialidade típica de Verona composta por uma casca de massa folhada recheada e perfumada com amêndoas e biscoitos amaretti. O resultado é um bolo alto e macio, ideal para servir no almoço de domingo ou até mesmo como um mimo doce para levar à casa de amigos ou parentes. Parece que este doce foi criado por um confeiteiro apaixonado por uma mulher russa de lindos olhos azuis: isso explicaria a origem do nome deste bolo. Certamente existem muitas outras lendas ligadas à torta russa de Verona, todas para serem contadas diante de uma deliciosa fatia deste doce histórico.
Para preparar a torta russa de Verona, comece derretendo a manteiga em fogo bem baixo e deixe amornar. Depois, processe as amêndoas em um mixer com um pouco de açúcar tirado da dose total 1 2. Esfarele também os amaretti com as mãos em uma tigelinha 3.
Com a batedeira elétrica, bata os ovos com o açúcar restante 4, até obter uma mistura espumosa e clara 5. Despeje a manteiga derretida e já morna em fio 6,
as amêndoas esfareladas e trabalhadas com o açúcar 7, a farinha 8, o fermento 9,
os amaretti esfarelados 10, o aroma de amêndoa doce 11 e a pitada de sal 12.
Trabalhe com a batedeira para obter uma mistura homogênea 13. Forre uma forma de 20 cm de diâmetro de borda alta com papel manteiga 14 e acomode a massa folhada dentro 15
de modo que fique um pouco para fora da borda 16. Despeje a mistura 17, dobre as bordas para dentro 17 18 e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 60 minutos.
Se o bolo começar a escurecer na superfície, você pode movê-lo para a prateleira mais baixa do forno ou cobrir com papel alumínio até o final do cozimento. Depois de assado, retire do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar 19. A torta russa de Verona pode ser servida decorada com açúcar de confeiteiro a gosto 20 21.