Torta de amaretti

/5

APRESENTAÇÃO

Há quem use os amaretti para fazer doces clássicos como o bonet piemontês ou à base de frutas, como o bolo com chocolate e damascos. Há quem os use para as tortas, como a de amaretti e chocolate, ou em deliciosos recheios para massa fresca: em Mântua, são preparados os famosos (e deliciosos!) tortelli de abóbora. Por isso, ao final, chegamos a uma conclusão e nos perguntamos: mas que sabor terá um bolo de amaretti? Esses biscoitinhos tão fragrantes e perfumados são os protagonistas indiscutíveis deste doce. É perfeito para fazer o lanche com uma boa xícara de chá ou para começar o dia com a energia das amêndoas. E dizemos mais: foi o momento mais saboroso do dia quando nos sentamos em torno da mesa e experimentamos a delícia deste doce. Pensamos, então, em compartilhar com vocês nosso bolo de amaretti. Contem-nos o que acham!

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma de 24 cm
Ovos 5 - médias
Manteiga 100 - em temperatura ambiente
Leite de amêndoa 200 g - em temperatura ambiente
Açúcar 150 g
Farinha tipo 00 200 g
Fécula de batata 50 g
Fermento químico em pó 8 g
Amaretti 80 g

Preparação

Para preparar o bolo de amaretti, comece certificando-se de que os ingredientes estejam à temperatura ambiente. Separe os ovos (serão necessários 120 g de claras e 80 g de gemas) e bata as claras em neve firme e depois reserve-as 1. Continue peneirando em uma tigela os pós: a farinha, o amido de milho e o fermento 2, em seguida, misture os pós com uma colher 3.

Continue colocando em uma tigela a manteiga amolecida à temperatura ambiente e o açúcar 4 e bata até que a mistura esteja clara e espumosa 5. Com a batedeira ainda em funcionamento, adicione as gemas aos poucos 6.

Quando estiverem todos incorporados, você deverá adicionar aos poucos o restante dos ingredientes, de forma alternada: um pouco de leite de amêndoa em fio 7, um pouco dos pós peneirados anteriormente 8, depois mais um pouco de leite 9 e assim por diante, continuando a trabalhar sempre com a batedeira em funcionamento para misturar tudo.

Assim que todos os ingredientes estiverem incorporados 10, pare a batedeira. Em uma tigela, quebre manualmente os amaretti para obter migalhas grosseiras 11 e depois adicione à mistura. Use uma espátula para misturar 12.

adicione também as claras batidas anteriormente. Uma parte será despejada e misturada para temperar a mistura 13, a dose restante pode ser adicionada mais delicadamente, incorporando com movimentos de baixo para cima. Neste ponto, a mistura está pronta 14 para ser despejada em uma forma de 24 cm de diâmetro já untada (não será necessário enfarinhar) 15.

Nivele cuidadosamente a superfície com uma colher 16 e depois asse em forno estático já aquecido a 200° por cerca de 35 minutos. No final do cozimento 17, vire o doce ainda quente em um prato 17 e deixe esfriar de cabeça para baixo 18.

Uma vez morna, você poderá remover delicadamente a forma 19 e quando estiver completamente fria, polvilhe a superfície com açúcar de confeiteiro 20. Para finalizar, decore seu bolo de amaretti com eles inteiros dispostos ao longo de todo o perímetro do bolo 21.

Conservação

Conserve o bolo de amaretti fora da geladeira e coberto com uma cúpula de vidro e consuma dentro de 4-5 dias.
O bolo assado pode ser congelado tranquilamente.

Conselho

Sirva seu bolo de amaretti com uma bola de sorvete e perfume sua massa com raspas de cítricos ou baunilha, para um toque especial, adicione também uma pitada de pimenta branca à massa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.