Tortinhas de geleia
- Fácil
- 45 min
- Kcal 511
As tortinhas de uva são deliciosos docinhos formados por uma base de massa podre que é preenchida com um saboroso e perfumado creme frangipane e crocantes bagos de uva.
Durante o cozimento, a massa podre se misturará perfeitamente ao creme frangipane, que junto com a uva branca e preta, dará origem a doces perfumados e saborosos.
As tortinhas de uva são uma sobremesa ideal para acompanhar um bom chá e podem ser feitas como na nossa receita em formato médio (utilizando forminhas de 8/10 cm de diâmetro) ou em formato mignon (utilizando pequenas forminhas de tartelete).
Para preparar as tortinhas de uva, comece preparando a massa podre usando as quantidades indicadas nos ingredientes acima e seguindo o procedimento que você encontra clicando aqui.
Prepare também o creme frangipane, sempre seguindo as quantidades acima e o procedimento indicado clicando aqui, mas pare na sequência 3, ou seja, antes de cozinhar o creme.
Unte e enfarinhe bem 6 forminhas de tortinha com cerca de 8 cm de diâmetro cada uma 1. Após o descanso na geladeira, abra a massa podre em uma folha com cerca de 3 mm de espessura com a ajuda de um rolo 2, corte-a em quadrados de cerca de 10 cm de lado e coloque cada quadrado de massa sobre as forminhas de tortinha, aderindo bem ao fundo e às laterais das formas. Por fim, elimine a massa em excesso ajudando-se com um rolo 3.
Fure então o fundo das tortinhas com os dentes de um garfo 4 e coloque em cada uma uma colher generosa de creme frangipane 5, que você irá nivelar com as costas da própria colher. Lave a uva branca e corte os bagos ao meio (se houver, elimine as sementes internas). Coloque as metades dos bagos sobre o creme frangipane, formando as pétalas de uma flor. Coloque no centro de cada flor um pequeno bago de uva preta 6.
Asse as tortinhas em forno estático a 180°C por cerca de 20-25 minutos: quando o creme frangipane estiver bem dourado e firme, as tortinhas de uva estarão prontas!
Deixe-as esfriar e, se quiser, pincele os bagos de uva com geleia de damasco diluída em um pouco de água quente, para torná-los mais brilhantes!