Trouxinhas beliscadas de abóbora e queijo pecorino de fossa

/5

APRESENTAÇÃO

As trouxinhas beliscadas de abóbora e queijo pecorino de fossa são um prato principal que une ingredientes tradicionais, reinterpretando-os de maneira criativa e surpreendente. Com esta receita, você criará um formato de massa com ovo delicioso: com um rápido movimento dos quadradinhos de massa, eles se transformam em saborosas trouxinhas. Basta unir os cantos opostos dos quadrados e depois beliscar os dois lados restantes para que o formato se assemelhe a uma verdadeira trouxinha. O recheio, no entanto, é o verdadeiro elemento surpreendente desta receita: a abóbora é transformada em um creme macio e depois enriquecida com o pecorino de fossa, o queijo típico que é conservado em sacos de pano cobertos de palha e feno e depois maturado por três meses em fossas de tufo em forma de garrafa. Esta combinação faz com que a doçura da abóbora seja realçada e saborizada pelo aroma terroso característico do queijo de fossa. O toque especial e único, no entanto, é conferido pela adição de uma gota de licor de ervas aromatizado com limão, que confere seu típico retrogosto alcoólico e cítrico. Depois de salteá-las na panela com manteiga e sálvia, as trouxinhas beliscadas de abóbora e pecorino de fossa estarão prontas para serem servidas e saboreadas em toda a sua forma e gostosura. Não é necessário, de fato, preparar um molho rico, a delicadeza do recheio somada ao sabor marcante de seus ingredientes, é suficiente para conquistar com sua fantasia e simplicidade!

INGREDIENTES

Para a massa de ovo
Farinha tipo 00 200 g
Ovos 140 g
Para o recheio
Abóbora 125 g - polpa
Ricota de vaca 125 g
Fossa pecorino 40 g - para ralar
Amargo 10 g
Cebolas ½
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para temperar
Manteiga 60 g
Fossa pecorino 20 g - para ralar
Sálvia quanto baste

Preparação

Para preparar as trouxinhas beliscadas com recheio de abóbora e pecorino de fossa, comece fazendo a massa de ovo. Coloque a farinha 00 em uma tigela grande 1, ou diretamente em uma superfície enfarinhada, adicione os ovos 2 e comece a amassar à mão 3.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, se você começou a trabalhar a massa em uma tigela, e continue amassando 4 até obter um bloco firme e compacto 5. Cubra então o bloco com um filme plástico 6 e deixe descansar à temperatura ambiente por 1 hora. Para descobrir como preparar a massa de ovo da melhor forma, consulte a Escola de culinária: massa fresca de ovo (folhas e formatos).

Enquanto isso, cuide da abóbora: coloque-a em uma tábua de corte e divida-a ao meio 7. Depois, pegue uma metade, remova a casca lateralmente com uma faca 8 e retire as sementes internas com a ajuda de uma colher 9.

Em seguida, fatie a metade da abóbora 10 e das fatias, corte em cubos 11. Pegue meia cebola, descasque e pique finamente 12.

Despeje um fio de azeite em uma panela antiaderente e refogue a cebola picada em fogo baixo. Quando a cebola estiver bem dourada, adicione a abóbora em cubos 13. Tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, adicionando água ou caldo conforme necessário 14. Deixe a abóbora em cubos secar bem, caso contrário, ao triturá-la, liberará muita água 15.

Depois de cozida, transfira a abóbora para um processador com a ricota 16. Adicione também o pecorino de fossa que você ralou anteriormente 17 e ajuste o sal e a pimenta a gosto. Bata tudo até obter um creme homogêneo 18.

Após o tempo de descanso da massa, estenda-a com uma máquina de macarrão: primeiro corte um pedaço do bloco, para que passe mais facilmente pela máquina. Achate com as mãos o pedaço que você cortou e posicione o botão lateral da máquina na espessura mais larga. Passe a massa várias vezes e à medida que ficar mais fina, reduza a espessura da máquina, até obter uma folha fina 19. Consulte a Escola de culinária: estender a folha com a máquina, que você encontra aqui, para descobrir todos os passos desse processo. Depois de estender a massa, corte quadradinhos de 5X5 cm (20-21).

Despeje o recheio de abóbora e pecorino de fossa que você processou em um saco de confeitar e recheie os quadradinhos de massa de ovo que você cortou 22. Em seguida, adicione o licor de ervas aromatizado com limão e, com a ajuda de uma colher, coloque uma gota em cada trouxinha 23. Pincele os quadradinhos de massa de ovo com água para facilitar a selagem 24.

Feche as trouxinhas beliscadas: una dois cantos opostos de cada quadradinho 25, faça os lados aderirem para fechar o recheio e depois una os dois lados restantes, beliscando-os e formando uma trouxinha. Forre agora uma bandeja com um pano bem polvilhado com farinha e transfira as trouxinhas que você fez 26. Encha uma panela grande com água salgada e leve para ferver, em seguida, adicione as trouxinhas e cozinhe por alguns minutos 27.

Enquanto isso, derreta a manteiga em uma panela antiaderente e adicione algumas folhas de sálvia 28. Quando as trouxinhas beliscadas subirem à superfície, escorra-as com uma escumadeira 29 e salteie-as na panela com a manteiga e a sálvia. Tempere com pecorino ralado e as trouxinhas beliscadas de abóbora e pecorino de fossa estão prontas para serem servidas e saboreadas 30!

Conservação

Você pode conservar as trouxinhas beliscadas de abóbora e pecorino de fossa na geladeira em um recipiente hermético ou bem coberto com filme plástico por 1 dia. Você pode congelar os raviolis sem molho: coloque-os bem espaçados em uma bandeja coberta com papel manteiga, pré-congele-os e depois transfira-os para um saco apropriado. Desta forma, você evitará que grudem entre si e poderá retirar a quantidade que preferir, sem descongelar todos.

Conselho

Se você não gosta do molho de manteiga e sálvia, pode temperar os raviolis beliscados de abóbora e pecorino de fossa com caldo de legumes ou carne. Se preferir adicionar mais cor, tempere com molho de legumes. Um molho ou um ragu de carne pode cobrir o sabor delicado do recheio!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.