Creme de abóbora com camarões

/5

APRESENTAÇÃO

A creme de abóbora com camarões é um prato principal refinado, como o Creme de abóbora, que também pode ser usado como entrada se servido em porções menores acompanhado de alguns croutons. Mesmo que os ingredientes da creme de abóbora com camarões sejam muito simples, resulta ser um prato muito elegante pela sofisticação dos sabores que compõem esta iguaria.
A creme de abóbora com camarões é certamente um prato prático de preparar em ocasiões de almoços ou jantares, pois pode ser preparado com antecedência e aquecido no momento necessário por poucos minutos.
A cor muito pronunciada devido à abóbora e o sabor delicado dos camarões fazem da creme uma ótima ideia para começar um jantar na ocasião do Dia da Mulher.

Experimente também estas variações:

 

INGREDIENTES

Abóbora 700 g - (polpa)
Alhos-porós 1
Manteiga 50 g
Creme de leite fresco líquido 200 ml
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra 1 colher
Camarões 600 g
Alho 2 dentes
Conhaque 250 ml
Vinho branco 50 ml
para cerca de 500 ml de caldo de crustáceos
Camarões 600 g - (cabeças e carapaças)
Água 1 l
Azeite virgem extra 2 colheres
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta fresca 1
Vinho branco 20 ml
Para decorar
Cebolinha verde quanto baste

Preparação

A primeira coisa para preparar a creme de abóbora com camarões é limpar os camarões, retirem a cabeça dos camarões e o exoesqueleto e removam o intestino 1, para um maior aprofundamento clique aqui (Limpeza dos camarões), reservem as cascas 2 e usem-nas para preparar o caldo que servirá para dar sabor à creme. Em uma panela, coloquem o óleo, o dente de alho e a pimenta, deixem dourar por alguns minutos 3

então coloquem também as cascas dos camarões e deixem apurar no óleo 4, depois adicionem o vinho branco, deixem evaporar e acrescentem a água (5-6).

e deixem cozinhar por cerca de meia hora. Enquanto isso, ocupem-se da abóbora, cortem-na em fatias, retirem a casca e cortem-na em pedaços pequenos, de preferência todos do mesmo tamanho 8. Então limpem o alho-poró, retirando a parte verde e as folhas mais externas, depois cortem em fatias 9.

Então, em uma panela grande, de preferência larga e rasa, coloquem a derreter a manteiga e juntem os alhos-porós 10, deixem amolecer por alguns minutos e depois adicionem a abóbora 11. Salguem e apimentem e deixem cozinhar por cerca de dez minutos 12,

adicionando aos poucos o caldo de crustáceos 13 filtrado. Em outra frigideira antiaderente, aqueçam o óleo com outro dente de alho 14 e grelhem rapidamente os camarões limpos previamente 15

salguem e apimentem 16 e reguem com conhaque 17 e com vinho branco 18 e deixem evaporar. Deixem apurar por alguns minutos e depois apaguem o fogo.

Quando a abóbora estiver completamente amolecida, transfiram para um mixer com os camarões 19, adicionem o creme de leite 20 e batam até obter um creme 21.

adicionem uma concha de caldo se quiserem obter uma consistência mais cremosa e não muito líquida 22. Coloquem novamente a creme na panela, ajustem, se necessário, o sal e a pimenta, adicionem um fio de óleo 23 e acrescentem a cebolinha picada 24. Está pronta sua creme de abóbora com camarões quente! Decorem com os camarões restantes polvilhando-os com uma fina picada de cebolinha e, eventualmente, uma pitada de pimenta. Coloquem os camarões na frigideira com um fio de óleo e alho, batam a creme com um pouco de caldo se necessário.

Conservação

Se quiserem, podem conservar a creme de abóbora com camarões na geladeira em um recipiente hermético por no máximo um dia.

Conselho

Se quiserem, podem reservar alguns camarões para usar na decoração final do prato!

Os camarões, assim como todos os crustáceos, quando comprados, devem ser fresquíssimos, caso contrário, é muito melhor comprá-los congelados. Verifiquem, portanto, que a carapaça não apresente manchas escuras e não se desprenda facilmente, pois se isso acontecer, seria sinônimo de pouca frescura do produto.

Curiosidade

Para não perder suas qualidades, a abóbora nunca deve ser fervida, mas seria preferível cozinhá-la a vapor, pois assim conserva as vitaminas e os sais minerais.
Se for necessário uma preparação onde a abóbora deve estar já cozida ou semi-cozida, então seria preferível cozinhá-la no forno, cortada em fatias por 40-60 minutos a 180-200 graus, para depois prosseguir na preparação normal; muitas vezes, porém, por tempo e praticidade, esse procedimento não é seguido.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.