Almôndegas de abobrinha

/5

APRESENTAÇÃO

Para muitas crianças, as almôndegas são a única maneira de comer verduras e a moda do street food renovou seu sucesso. Elas são um evergreen da cozinha de reaproveitamento e de fato existem infinitas versões, especialmente as da vovó! Hoje vamos preparar juntos uma das variantes mais simples e saborosas: as almôndegas de abobrinha. Vamos revelar todos os segredos de preparação e cozimento para um resultado dourado e crocante, tão saboroso que o jantar se transformará em uma corrida para a última almôndega! E você, vai deixar os pequenos vencerem ou a irresistível delícia das almôndegas de abobrinha vai fazer você esquecer as boas maneiras?!

Experimente também as Almôndegas de abobrinha assadas para um cozimento mais leve, ou experimente outras variantes de almôndegas vegetarianas, de abobrinha e não só:

 

INGREDIENTES

Para cerca de 22 almôndegas de 20 g cada
Abobrinhas 800 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - para ralar
Ricota de vaca 80 g
Farinha de rosca 30 g
Ovos 1
Tomilho quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para enfarinhar
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste
Para fritar
Óleo de amendoim quanto baste
Para servir
Flor de sal quanto baste

Preparação

Para preparar as almôndegas de abobrinha, comece lavando bem as abobrinhas e removendo as extremidades 1. Rale-as com um ralador de orifícios médios 2, coloque-as em uma peneira posicionada sobre uma tigela e salgue ligeiramente 3.

Coloque um pratinho em cima das abobrinhas, e sobre ele coloque um peso 4. Deixe as abobrinhas assim cobertas para escorrer por pelo menos uma hora: dessa forma, elas perderão muita água 5. Pressione-as ainda com uma colher 6.

Em seguida, vire as abobrinhas assim drenadas sobre um pano de prato limpo 7; enrole-o como um bombom em torno das abobrinhas e esprema bem 8. As abobrinhas perderão assim as últimas gotas de água. Coloque-as em uma tigela e adicione a ricota (que você terá escorrido e peneirado) 9.

Adicione também o Parmesão 10 e misture bem 11, depois acrescente as folhinhas de tomilho 12.

Finalmente, adicione o ovo 13 e a farinha de rosca 14. Misture bem para integrar todos os ingredientes 15.

Ajuste o sal e a pimenta 16. Trabalhe a massa com as mãos até que fique homogênea e consistente o suficiente para formar uma bola 17. Agora, comece a formar suas almôndegas pegando 20 g de massa para cada uma e modelando-as para obter a forma clássica redonda e ligeiramente achatada 18.

Passe as almôndegas na sêmola 19 e coloque-as em uma bandeja: você deverá obter cerca de 22 almôndegas 20. Despeje o óleo de sementes em uma panela e aqueça-o a 180°, depois mergulhe poucas almôndegas de cada vez 21.

Frite as almôndegas até dourarem 22. Escorra-as e coloque-as para secar em uma bandeja forrada com papel pardo ou papel toalha 23, depois polvilhe com flocos de sal. Suas almôndegas de abobrinha estão prontas para serem saboreadas bem quentes 24.

Conservação

Recomenda-se consumir as almôndegas de abobrinha recém-preparadas. No entanto, podem ser guardadas na geladeira cobertas por 1 dia.

Se desejar prepará-las com antecedência, você pode guardar as almôndegas cruas e já enfarinhadas na geladeira cobertas por 12 horas. Alternativamente, podem ser congeladas cruas por cerca de 1 mês.

Conselho

Você pode perfumar suas almôndegas de abobrinha com as ervas aromáticas que preferir: hortelã para um toque de frescor, salsinha para agradar a todos os gostos, manjericão para um toque mediterrâneo... a escolha é sua!

Usando um ralador de orifícios médio-pequenos, você obterá uma textura semelhante à das abobrinhas trituradas; se preferir ganhar tempo, pode usar tranquilamente um ralador de orifícios maiores.

Escolhemos usar sêmola para obter um resultado crocante e dourado no ponto certo, mas se preferir, pode optar pela clássica panagem à base de farinha, ovo e farinha de rosca.

Alternativamente, você pode assar as almôndegas de abobrinha no forno, por cerca de 30 minutos a 180° em forno ventilado, virando-as na metade do tempo para um dourado uniforme. Recomendamos nesse caso assar poucas almôndegas na primeira fornada, para ajustar melhor os tempos e temperaturas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.