Assado ao leite

/5

APRESENTAÇÃO

O assado é um dos pratos principais mais amados, um prato que agrada o paladar de adultos e crianças. Para tornar ainda mais saboroso o tradicional Assado de vitela na panela, propomos uma receita feita com leite que, além de conferir um sabor delicado à carne, cria um delicioso molho de cozimento com o qual se prepara um molho cremoso e saboroso, ideal para acompanhar as fatias de assado. Poucos ingredientes para prepará-lo, mas escolha bem a carne: para esta preparação recomendamos o músculo de vitela, um corte de carne ideal para o cozimento lento que garantirá fatias macias e saborosas. O assado ao leite é um prato perfeito para os menus de festas como Natal ou Páscoa, você pode prepará-lo com antecedência e depois servi-lo em fatias acompanhado com o molho de leite quente, será uma verdadeira delícia!

Não perca também estas deliciosas variações:

 

INGREDIENTES
Vitelo 1 kg - sino
Leite inteiro 1 l
Vinho branco seco 100 ml
Manteiga 70 g
Cenouras 1
Cebolas 1
Aipo 1 talo
Louro 2 folhas
Alho 2 dentes
Farinha tipo 00 1 colher
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o assado ao leite, comece amarrando a carne seguindo as instruções que você encontra no guia da escola de culinária Como amarrar o assado. Coloque a carne em uma tábua, no nosso caso o músculo de vitela, e elimine a cartilagem e o excesso de gordura que poderiam endurecer durante o cozimento 1. Em seguida, com o barbante de cozinha, proceda para fazer a amarração (2-3).

Pique os legumes para o refogado: coloque no processador o aipo, a cenoura 4, a cebola 5, acione o processador para picá-los finamente 6 e reserve a mistura de legumes para o refogado.

Agora coloque uma panela grande no fogo, derreta 30 g de manteiga 7, coloque o assado 8 e doure a carne de todos os lados 9.

Quando a carne estiver bem dourada 10, retire-a da panela e coloque-a em uma terrina 11. Na mesma panela, derreta o restante da manteiga e refogue a cebola, o aipo e a cenoura picados finamente no processador 12;

em seguida, adicione 2 dentes de alho e as folhas de louro 13. Quando o refogado estiver bem consumido, adicione o assado de vitela 14, em seguida, regue com meio copo de vinho 15, após evaporar, tempere com sal e pimenta.

Agora adicione o leite já quente 16, continue cozinhando com a tampa 17, até que a carne esteja bem cozida por dentro, cerca de 50 minutos. Após o cozimento, retire a carne 18.

Para verificar o cozimento, espete a carne com um palito 19, se sair um líquido transparente significa que a carne está no ponto certo, se sair um líquido rosa, continue o cozimento. Se não sair nenhum líquido, significa que a carne foi cozida por muito tempo. Agora, retire do molho de cozimento as folhas de louro 20 e os dentes de alho, coloque o molho em uma tigela e passe-o com um mixer de imersão 21

até obter um molho cremoso 22. Coloque o molho obtido em uma panela 23, enquanto isso, em uma tigelinha, coloque um par de colheres de água fria 24

adicione uma colher de farinha peneirada 25 e misture para dissolver a farinha 26, isso evitará a formação de grumos no molho. Em seguida, adicione a farinha ao molho 27,

misture com um batedor 28 e cozinhe em fogo baixo para engrossar o molho. Quando o molho estiver cremoso, desligue o fogo e transfira-o para uma molheira. Pegue o assado ao leite, corte-o em fatias 29 e sirva acompanhado com o molho quente 30.

Conservação

Conserve o assado ao leite na geladeira, fechado em um recipiente hermético, por no máximo 2-3 dias. É possível congelar o assado se você utilizou ingredientes frescos.

Conselho

Como alternativa ao músculo de vitela, você pode usar o peito de peru. Se você gosta de aromas, pode dourar a carne com ervas como alecrim ou cebolinha.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.