Assado de porco à pururuca

/5

APRESENTAÇÃO

Assado de vitela no forno com batatas, igual: almoço de domingo! Mas se você tem um pouco de tempo para dedicar à cozinha, pode preparar durante a semana este suculento segundo prato: o assado de porco à pururuca, uma receita perfeita para qualquer ocasião, que só exigirá a paciência de amarrar o assado, mas enquanto a carne dourar lentamente no forno, você pode se dedicar a outras coisas, enquanto aguarda para saborear esta delícia. O cozimento prolongado do Carne de porco assada libera um aroma delicioso que abre o apetite até o momento da degustação. Você sentirá como a carne será macia graças à pele, enquanto as especiarias tornarão tudo particularmente suculento... com algumas deliciosas batatas à cerveja como acompanhamento, o sucesso é garantido! Mal podemos esperar para saber o que você achou do nosso assado de porco à pururuca! 

Não perca também estas variações saborosas:

INGREDIENTES
Lombo de porco 1 kg
Torresmo 650 g
Alecrim 4 raminhos
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra 2 colheres

Preparação

Para preparar o assado de porco à pururuca, comece eliminando os tendões presentes com uma lâmina bem afiada 1. Deixe-a deslizar entre a carne e a parte branca translúcida, tomando cuidado para não cortar também a polpa 2. Esta operação serve para eliminar a parte mais dura do pedaço de carne. Separe o pedaço de lombo e, enquanto isso, pique finamente o alecrim 3.

Em uma pequena tigela, adicione uma pitada de sal 4 e misture com uma colher de chá para integrar tudo 5. Coloque a pele sobre uma tábua e espalhe sobre toda a superfície sal e alecrim 6.

Coloque no meio o lombo de porco 7 e envolva-o cuidadosamente com a pele 8 de modo que a polpa esteja inteiramente coberta 9.

Neste ponto, você deve Como amarrar o assado. Em seguida, enrole o barbante no sentido do comprimento, amarrando as pontas 10. Deixe uma parte do barbante mais longa. Faça um primeiro nó em uma parte alta de uma das extremidades para fixar a base 11. Continue repetindo, dessa forma os vários nós em forma de laço manterão firmemente a pele com a carne 12.

Finalmente, dê uma segunda volta em torno do lombo com o barbante, passando-o ao longo da parte superior 13 e aperte com um nó 14. Espalhe um pouco de azeite de oliva extra virgem 15

e coloque o assado em uma assadeira forrada com papel manteiga 16, asse em forno pré-aquecido a 190° em modo estático por 1 hora e meia (recomenda-se evitar o forno ventilado, pois a carne secaria demais). Para garantir o cozimento, use um termômetro para assados e faça com que a ponta atinja o coração do lombo, cuja temperatura ideal deve ser de 69°. Seu assado de porco à pururuca está pronto 17 para ser desamarrado à medida que for fatiado 18! Bom apetite!

Conservação

Recomendamos consumir o assado de porco à pururuca imediatamente, pois ao conservá-lo ele perderia a maciez. Então, se desejar, pode conservá-lo na geladeira por até 2 dias no máximo, em um recipiente hermeticamente fechado.

Não é recomendada a congelação.

Conselho

Um assado ainda mais saboroso e perfumado? Experimente com sálvia ou tomilho! Mas se você não gosta, use tranquilamente as especiarias que mais preferir. Se você é um defensor incansável do aroma do alho, esfregue um ao longo de toda a superfície do lombo!
Qual é o acompanhamento ideal? Obviamente, as batatas assadas cuidadosamente junto com o assado!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.