Arroz à Cantonesa

/5

APRESENTAÇÃO

O arroz à cantonesa é uma das iguarias que pedimos com mais frequência no restaurante chinês, mas geralmente não é considerado um prato tradicional. Na verdade, na China é muito comum e é servido como acompanhamento dos pratos principais, assim como o pão no Ocidente. O Chef Mulan revelou-nos os segredos por trás da sua preparação: desde a variedade do Arroz ao curry ao método de cozimento, da escolha dos ingredientes à dos condimentos... todos os detalhes que permitirão trazer à mesa um prato autêntico que reflete todos os cânones da culinária chinesa, ou seja, colorido, saboroso e perfumado! Estão armados com wok e hashis? Com um menu à base de arroz à cantonesa, frango com amêndoas e rolinho primavera, nós os transportaremos para uma deliciosa viagem entre os sabores e aromas do Extremo Oriente. E não se esqueçam do sorvete frito para sobremesa!

Descubra outras especialidades deliciosas:

INGREDIENTES
Arroz Ribe 200 g
Ervilhas 50 g
Presunto cozido 30 g
Ovos 2 - médias
Água 200 g
Vinho de arroz 25 g
Óleo de amendoim quanto baste - (ou de girassol)
Cebolinha verde quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o arroz à cantonesa, primeiro é preciso lavar o arroz em água corrente várias vezes 1, até que a água fique transparente. É uma etapa fundamental. Em seguida, coloque o arroz lavado em uma panela 2 e cubra-o com água 3. Colocando a palma da mão na panela, a água deve chegar ao nível dos nós dos dedos. A receita não o prevê, mas se desejar, pode temperar o arroz com uma pitada de sal e um fio de óleo nesta fase.

Cubra com tampa 4 e leve ao fogo alto, aguardando até ferver. Após a fervura, cozinhe por mais 2-3 minutos, se necessário, abaixando ligeiramente a temperatura nesses minutos. Não abra a tampa nessas etapas, caso contrário, o vapor sairá. Agora, abaixe o fogo ao mínimo e cozinhe por mais cerca de 10 minutos. Após esses 10 minutos, você pode verificar levantando ligeiramente a tampa se a água foi absorvida 5. Nesse caso, pode aumentar o fogo para mais 2-3 minutos até que a água seja completamente absorvida. Depois desse tempo, apague o fogo e certifique-se de que a água foi absorvida abrindo rapidamente a tampa, depois cubra novamente. Desligue e deixe o arroz descansar na panela por 10 minutos, ainda coberto 6.

Enquanto isso, prepare o restante dos ingredientes: corte o presunto em cubos 7, depois escalde as ervilhas por cerca de 3 minutos 8, escorra-as e enxágue-as em água fria para preservar a cor e a consistência 9.

Bata os ovos em uma tigela pequena 10. Coloque o wok no fogo: quando estiver bem quente, adicione o óleo de sementes e deixe esquentar por alguns instantes, depois adicione os ovos 11. Cozinhe em fogo médio por cerca de um minuto, mexendo para obter o efeito mexido 12.

Neste ponto, adicione o arroz 13 e salteie-o junto com os ovos por mais um minuto 14, depois adicione as ervilhas 15.

Adicione também o presunto 16, depois tempere com uma pitada de sal 17 e com o vinho de arroz 18.

Salteie em fogo médio por 2-3 minutos para misturar todos os ingredientes 19. Quem desejar pode adicionar também o molho de soja. Transfira o arroz para o prato e decore com cebolinha 20. O seu arroz à cantonesa está pronto para ser servido 21!

Conservação

O arroz à cantonesa pode ser conservado por no máximo 2 dias na geladeira, em um recipiente hermético.

Não é recomendado congelar.

Conselho

O wok é perfeito para misturar os ingredientes com o arroz, mas se você não tiver, pode usar uma frigideira antiaderente normal.

O arroz ribe (Originário) é o ideal, mas pode ser substituído pelo arroz basmati, atenção, no entanto, aos tempos de cozimento.

Recomenda-se o uso de uma tampa de vidro para cozinhar o arroz: dessa forma será mais fácil ver quando a água começa a ferver.

Como alternativa ao vinho de arroz, pode-se usar vinho de mesa, embora o sabor fique um pouco diferente.

Você pode usar óleo de amendoim ou de girassol, como preferir.

Se possível, compre ovos de gema amarela: eles darão uma cor muito mais intensa ao prato!

Você pode variar a receita do arroz à cantonesa substituindo, por exemplo, o presunto por camarões ou tofu ou tempeh para uma versão vegetariana.

Se desejar adicionar molho de soja, faça isso quando os ingredientes estiverem sendo salteados na panela, nunca cru!

Curiosidade

Na China, costuma-se enriquecer o arroz com char siu, que é o porco assado na brasa, típico da região de Cantão... daí o termo "à cantonesa"!

Chef Mulan: tradição autêntica

A Chef Mulan do Mulan Group, a empresa da família Zhang que há mais de vinte anos atua na gastronomia chinesa: pratos icônicos e muitas iguarias feitas como se faria em casa. Isso os torna únicos: uma produção artesanal que une a genuinidade de uma refeição caseira e a autenticidade da tradição. A atenção dada ao trabalho manual é percebida no sabor natural e na qualidade dos detalhes. Desde o método de fechamento dos raviolis chineses, até os meticulosos processos de cozimento dos ingredientes tradicionais, tudo é feito de acordo com a antiga arte culinária oriental.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.