Ravioli chineses no vapor

/5

APRESENTAÇÃO

São típicos do Ano Novo Chinês, como os Rolinhos primavera, mas são consumidos durante todas as festividades porque sua forma, que lembra uma antiga moeda, é considerada um símbolo de boa sorte: estamos falando dos raviolis chineses no vapor! Os jiaozi fazem parte do chamado dim sum, uma coleção de petiscos pensados para serem compartilhados com seus entes queridos: a tradução literal do nome significa “diretos ao coração”. Em muitas ocasiões, amigos e familiares se reúnem para prepará-los em abundância, e não faltam discussões sobre o recheio que pode ser de carne, camarão ou vegetais! Entre todas as variedades existentes, o chef Mulan escolheu compartilhar conosco a receita dos raviolis de carne, enriquecidos com repolho e cebolinha. Desde a realização da massa até os diversos métodos de fechamento, que lembram um pouco os Baozi, descobriremos como dar forma a esses saborosos pacotinhos para cozinhar no vapor ou na grelha. Tudo o que você precisará é um pouco de habilidade manual... além dos indispensáveis hashis, essenciais para mergulhar os raviolis antes de prová-los! Acompanhe os raviolis chineses no vapor com molho de soja ou molho picante e deixe que eles te atinjam “direto ao coração” junto a outras delícias da culinária asiática:

 

INGREDIENTES

Para a massa (para cerca de 18 raviolis)
Farinha tipo 00 250 g
Água 115 g - (morna)
Sal fino 1 pitada
Para o recheio
Porco 250 g - moído
Repolho 80 g - (variedade coração de boi)
Cebolinha fresca 30 g
Água 40 g -
Vinho de arroz 10 g
Molho de soja 2 colherinhas - (clara)
Sal fino quanto baste
Pimenta branca quanto baste - (ou preta)
Para o cesto
Repolho 1 folha

Preparação

Para fazer os raviolis chineses no vapor, primeiro prepare a massa: coloque a farinha em uma tigela e forme um monte 1, depois adicione uma pitada de sal 2 e despeje a água morna aos poucos enquanto começa a misturar com os hashis 3.

Continue amassando com as mãos para unir os ingredientes 4, depois transfira a massa para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e forme um bloco 5. Coloque o bloco na tigela 6, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 30 minutos em um local fresco e seco.

Enquanto isso, prepare o recheio: pique finamente a cebolinha, incluindo a parte verde do talo 7, depois faça o mesmo com o repolho 8. Transfira a cebolinha e o repolho picados para uma tigela grande 9.

Adicione a carne moída 10, o molho de soja claro 11, sal e pimenta 12.

Junte também o vinho de arroz 13 e a água 14: a quantidade de água é fundamental para obter um recheio da consistência certa, nem muito mole nem muito seco. Misture bem para incorporar tudo 15, depois deixe descansar por 10 minutos.

Existem 2 maneiras de trabalhar a massa, uma tradicional e outra mais moderna. Mostramos o método tradicional: forme um bastão de massa na superfície levemente enfarinhada 16 e corte-o em pedaços de cerca de 2 cm 17. Adicione um pouco mais de farinha e achate os pedaços de massa com a palma da mão para criar discos. Depois, use um rolo para afinar apenas as bordas do disco de massa enquanto com a outra mão o faz girar 18. Assim, ficará mais espesso no centro, onde o recheio será colocado, e mais fino nas bordas, que serão unidas durante o fechamento. Se você não tiver muita habilidade manual, pode seguir o segundo método: neste caso, estenda a massa com a ajuda de uma máquina de macarrão até a espessura de 1 mm, depois corte discos com um cortador de biscoitos de 8 cm de diâmetro.

Neste ponto, você pode formar os raviolis: coloque um disco de massa na palma da mão esquerda e espalhe um pouco de recheio no centro com a ajuda de uma faca, deixando as bordas livres 19. Posicione o polegar de um lado do disco e os outros dedos do lado oposto, depois belisque as bordas com os dedos da mão direita de uma extremidade à outra 20 até que o ravioli esteja perfeitamente selado 21. Se a massa secar, você pode umedecer as bordas com um pouco de água para fazê-las aderir melhor.

Para quem não tem muita habilidade manual, também existe outro método: segure o disco entre os dedos como descrito anteriormente e una as bordas no centro, pressionando para colá-las 22. Com o indicador, dobre a massa de um lado e pressione para selar 23, depois faça o mesmo do outro lado usando os outros dedos 24.

Depois de fechar todos os raviolis, prossiga com o cozimento: você pode usar uma vaporiera comum ou uma de bambu. Forre o fundo com uma folha de repolho, quebrando levemente as laterais para torná-la mais plana 25, depois coloque os raviolis por cima, bem espaçados uns dos outros 26. Leve a água na vaporiera à fervura (se você tiver uma de bambu, pode usar um wok), depois abaixe levemente o fogo e coloque o recipiente com a tampa. Cozinhe por cerca de 8 minutos 27. Seus raviolis chineses no vapor estão prontos para serem saboreados!

Conservação

Os raviolis chineses no vapor cozidos podem ser conservados na geladeira por até 3 dias, em um recipiente hermético.

Os discos de massa crua podem ser empilhados, bem enfarinhados, e congelados em um saco. Recomenda-se descongelá-los pelo menos 1 hora ou 1 hora e meia antes do uso, em temperatura ambiente.

Uma vez recheados, os raviolis podem ser congelados separados em uma bandeja enfarinhada; quando estiverem duros, podem ser armazenados no freezer em um saco. Você pode cozinhá-los diretamente congelados, talvez por alguns minutos a mais. Neste caso, é preferível proceder com o cozimento por fervura e não no vapor.

Conselho

Os raviolis chineses no vapor são geralmente mergulhados no molho picante ou no molho de soja misturado com um pouco de vinagre branco, mas também são ótimos com o Molho agridoce!

Se você não tiver uma vaporiera, pode cozinhar os raviolis em banho-maria por 5 minutos.

Existe também um terceiro método para formar os raviolis, muito mais fácil e rápido: o uso das folhas congeladas já prontas! Neste caso, será necessário descongelá-las por alguns minutos e umedecer as bordas com um pouco de água para fazê-las aderir.

Se usar o repolho redondo em vez do coração, leve em conta que você precisará aumentar ligeiramente a dose de água no recheio para facilitar o cozimento.

Curiosidade

Por que também se utiliza a parte verde da cebolinha? Na culinária chinesa, as cores são muito importantes, assim se terá tanto o branco quanto o verde!

Acredita-se que dos jiaozi chineses derivem os Ravioli de carne japoneses (Gyoza), os típicos raviolis japoneses: experimente a receita dos gyoza vegetarianos ou a versão clássica com carne.

Chef Mulan: tradição autêntica

As Chefs Mulan do Mulan Group, a empresa da família Zhang que há mais de vinte anos atua na gastronomia chinesa: pratos icônicos e muitas delícias feitas como se fossem em casa. Isso os torna únicos: uma produção artesanal que une a genuinidade de uma refeição caseira e a autenticidade da tradição. A atenção dedicada ao trabalho manual é perceptível no sabor natural e na qualidade dos detalhes. Do método de fechamento dos raviolis chineses, aos meticulosos processos de cozimento dos ingredientes tradicionais, tudo realizado de acordo com a antiga arte culinária oriental.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.