Batatas bravas

/5

APRESENTAÇÃO

Quem de vocês já esteve na Espanha deve ter provado pelo menos uma vez as tapas: típicos petiscos saborosos quentes ou frios servidos como aperitivo nos bares de toda a península ibérica.
As patatas bravas, junto com a tortilla, são uma dessas preparações, trata-se de deliciosas batatas fritas na panela com azeite de oliva e aromatizadas com páprica doce ou picante, a escolha é sua!
O nome patatas bravas significa literalmente batatas selvagens e indica a simplicidade deste prato e também a sua versatilidade, as batatas de fato podem ser temperadas também com pimenta ou tabasco e em algumas versões são acompanhadas por um molho à base de maionese, molho de tomate e alho.
O sabor marcante das patatas bravas é ideal para um lanche apetitoso apreciado com o seu coquetel favorito, clique aqui para ver todas as receitas de nossos coquetéis.

INGREDIENTES
Batatas 1 kg
Páprica doce 10 g
Passata de tomate 2 colheres
vinagre de vinho tinto 2 colheres
Azeite virgem extra 6 colheres
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar as patatas bravas, lave e descasque as batatas com um descascador ou uma faca pequena 1, corte-as em pedaços pequenos 2 e reserve-as. Em uma tigela pequena coloque o purê de tomate 3

e o vinagre 4, misture o molho e conserve-o, pois será usado para temperar as batatas. Em uma panela grande, coloque o azeite de oliva 5, depois adicione os pedaços de batata 6

tempere com pimenta 7, sal 8 e frite as batatas por 5 minutos. Em seguida, cubra com uma tampa 9, reduza o fogo e cozinhe por mais cerca de 20 minutos, verificando a cocção de tempos em tempos, mexendo as batatas com uma colher de pau, tendo cuidado para não despedaçá-las.

Passado esse tempo, aromatize as batatas com a páprica 10 e aumente o fogo, adicione o purê de tomate com o vinagre de vinho tinto 11 e cozinhe por mais 3 minutos para absorver o molho. Agora suas patatas bravas estão prontas 12 para serem degustadas como na Espanha: sirva-as em pequenas tigelas de terracota espetadas com palitos, vão sumir rapidinho!

Conservação

Você pode conservar as patatas bravas na geladeira por um par de dias. Considerando a simplicidade da preparação, não é recomendável congelar.

Conselho

A receita que propomos é a original, mas saiba que você pode ajustar as especiarias com base na resistência do seu paladar: no extremo “muito picante” encontramos o tabasco, para os verdadeiros corajosos! Quem preferir suavizá-las um pouco, pode substituir o azeite de oliva por óleo de sementes: a fritura será muito mais delicada!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.