Bignè com creme de ricota e pistache

/5

APRESENTAÇÃO

Você é um amante dos bignè e está sempre procurando uma maneira inovadora de recheá-los? Hoje nos inspiramos na Sicília e em seus ingredientes para criar esses bignès com creme de ricota e pistache! Em muitas cidades do sul da Itália, eles também são conhecidos como sciù, que certamente deriva do francês choux, a massa clássica utilizada para fazer os bignès. Estes deliciosos bocados, perfeitos para saborear no final da refeição, são macios e contêm um recheio cremoso e saboroso. Para torná-los ainda mais deliciosos, escolhemos decorá-los com chocolate branco e uma cascata de granulado de pistache, assim será fácil para os seus convidados imaginarem o que esses pequenos tesouros guardam por dentro.

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 25 bignès
Ovos 105 g - (cerca de 2 médias)
Farinha tipo 00 65 g
Manteiga 50 g
Água 100 g
Açúcar 10 g
Sal fino 1 pitada
para o creme
Ricota de vaca 500 g
Açúcar de confeiteiro 120 g
Creme de leite fresco líquido 100 g
Granulado de pistache 80 g
Fava de baunilha 1
para a superfície
Chocolate Branco 50 g
Granulado de pistache 60 g

Preparo

Para preparar os bignès com creme de ricota e pistache, a primeira coisa a fazer é preparar a massa choux. Em uma panela, coloque a manteiga em cubos 1 e a água 2. Adicione também o açúcar e o sal. Leve ao fogo, mexendo com um batedor de arame. Quando a mistura começar a ferver 3

adicione a farinha peneirada em forma de chuva 4 e mexa rapidamente com uma colher de pau. Quando a mistura se soltar completamente da panela, formando uma película branca no fundo 5, retire do fogo e transfira para a tigela de uma batedeira com gancho em formato de folha 6. Alternativamente, você pode fazer essa operação também em uma tigela, usando uma colher de pau. Ligue a máquina por alguns minutos, assim a mistura esfriará um pouco.

Quando não sair mais fumaça, você poderá adicionar os ovos um de cada vez 7, tendo o cuidado de adicionar o próximo somente quando o anterior estiver completamente absorvido. Você deve obter uma mistura lisa e homogênea 8. Agora, transfira a massa choux para um saco de confeitar com bico liso de 10 mm; forme pequenos montes de massa, com cerca de 3 cm, em uma assadeira coberta com papel manteiga 9. Com essas quantidades, você obterá cerca de 25 bignès.

Com o dedo ou uma colher ligeiramente úmida, abaixe a ponta dos bignès 10 11. Asse os bignès em forno estático pré-aquecido por 15 minutos a 220°, evitando abrir o forno durante o cozimento. Após os primeiros 15 minutos, abaixe a temperatura para 190° e asse a massa choux por mais 10 minutos. Neste ponto, desligue o forno e deixe os bignès dentro por mais 10-15 minutos com a porta ligeiramente aberta (coloque uma colher de pau entre a porta e o forno); isso ajudará a secar bem o interior, depois retire-os do forno 12.

Em uma tigela, coloque a ricota, o açúcar de confeiteiro 13 e as sementes da fava de baunilha 14. Mexa com uma colher e adicione também o creme de leite aos poucos 15.

Continue mexendo e depois adicione o granulado de pistache 16 e misture até obter um creme homogêneo 17. Transfira para um saco de confeitar com bico de 10 mm e use-o para rechear os bignès 18.

Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas. Pincele a parte superior dos bignès com o chocolate branco 19 e mergulhe-os no granulado de pistache 20. Coloque os bignès em uma bandeja e conserve-os na geladeira até o momento de servi-los 21.

Conservação

Conserve os bignès com creme na geladeira e consuma em até 3 dias. Os bignès assados podem ser conservados em uma lata, de preferência perfurada, por 1 semana, ou congelados.

Conselho

Você pode aromatizar o creme com casca de laranja ou limão.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.