Torta de trigo sarraceno

/5

APRESENTAÇÃO

O bolo de trigo sarraceno tem um sabor rústico que é adoçado pela presença da geleia de cranberry, que graças ao seu retrogosto ácido, suaviza a doçura do bolo, uma combinação que também recriamos na variação dos biscoitos de trigo sarraceno. Este bolo de trigo sarraceno, com seu aroma intenso e sabor pleno, é perfeito tanto para um café da manhã especial quanto para um lanche diferente do habitual!

INGREDIENTES

Farinha de trigo sarraceno 300 g
Farinha tipo 00 100 g
Açúcar 300 g
Manteiga 300 g - macio
Ovos 6 - médias
Fermento em pó para bolos 16 g - (1 pacote)
Fava de baunilha 1
para o recheio
Geléia 400 g - de groselha vermelha
para a decoração
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparo

Separe as gemas das claras; na batedeira, bata a manteiga com metade da quantidade de açúcar e as sementes da fava de baunilha até obter um creme branco e cremoso 1. Se não tiver uma batedeira, proceda da mesma forma colocando o açúcar e a manteiga em uma tigela grande e batendo com um batedor elétrico. Misture as farinhas com o fermento em uma tigela (2-3).

Peneire os ingredientes secos e coloque-os em uma tigela, depois reserve-os 4. Adicione as gemas, uma de cada vez, à mistura de manteiga e açúcar na batedeira 5 e bata por pelo menos dez minutos ou até obter um creme muito macio e espumoso 6.

Transfira a mistura de manteiga, açúcar e ovos para uma tigela limpa e adicione as farinhas peneiradas 7, misture tudo com a ajuda de uma espátula muito delicadamente 8.
Bata as claras em neve firme com uma pitada de sal e a outra metade do açúcar, adicionando aos poucos, e incorpore também as claras em neve 9 aos poucos, com movimentos delicados de baixo para cima.

Unte e enfarinhe uma forma redonda de 28 cm e despeje a massa nela 10; asse em forno pré-aquecido a 180° por 45 minutos; verifique o cozimento inserindo um palito no centro, que deve sair seco uma vez retirado do bolo.
Deixe esfriar por cerca de dez minutos na forma e depois desenforme-o sobre uma grade para bolos; uma vez que o bolo esteja completamente frio, corte-o ao meio horizontalmente com a ajuda de uma faca de pão; despeje a geleia de cranberry no centro 11 e, com a ajuda de uma espátula plana, espalhe-a delicadamente até as bordas 12.

Com cuidado, pegue a outra metade do bolo e coloque-a delicadamente sobre a parte com geleia (13-14). Polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro e sirva. 15

Dica

Este bolo rústico também é ótimo recheado com diferentes tipos de geleias que têm sempre um retrogosto azedinho, como framboesa, amora, mirtilo ou uma mistura de frutas vermelhas. Para um sabor ainda mais marcante, pode-se acompanhar o bolo morno com uma bola de sorvete de canela ou baunilha, assim o aroma do trigo sarraceno e da geleia será realçado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.