Bocconcini di quinoa

/5

APRESENTAÇÃO

Os bolinhos de quinoa são uma receita vegetariana rápida perfeita para satisfazer um desejo e, ao mesmo tempo, fazer um bem para a saúde. Esta deliciosa receita, de fato, aproveita ao máximo as inúmeras propriedades nutritivas da quinoa, uma planta herbácea que muitas vezes é confundida com um cereal (embora na verdade não seja), que possui uma história e uma versatilidade culinária realmente únicas. Venerada pelos Incas como “Chisiya mama” (“Mãe de todas as sementes” em língua Quechua), a quinoa é cultivada há mais de 5000 anos na América do Sul, especialmente nos altiplanos andinos. Fósforo, magnésio e zinco acompanhados de todos os 9 aminoácidos essenciais e da ausência de glúten fazem da quinoa um ingrediente saudável, nutritivo e adequado também para quem sofre de celíase. Enriquecemos a milenar quinoa com abobrinhas raladas e temperamos tudo com Grana Padano, gengibre e raspas de limão. O resultado é uma receita saborosa, fácil de preparar e perfeita para abrir um almoço ou jantar na temporada de verão. Os bolinhos de quinoa não só surpreenderão seus convidados graças ao seu sabor exótico, mas ao prepará-los você também terá uma história para contar!

INGREDIENTES
Ingredientes para 30 bolinhos
Quinoa 150 g
Abobrinhas 2 - pequenas
Ovos 1
Grana Padano DOP 50 g - para ralar
Casca de limão 1 - para ralar
Gengibre fresco quanto baste - para ralar
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os bolinhos de quinoa, comece colocando a quinoa em uma tigela e enxaguando-a em água fria até que a água fique limpa. Desta forma, você removerá os vestígios de saponinas (a fina camada de resina externa) presentes nos seus grãos, que conferem um sabor amargo 1. Em seguida, cozinhe a quinoa em uma panela antiaderente com água salgada pelo tempo indicado na embalagem (cerca de 15-20 minutos) 2, até que os grãos tenham absorvido grande parte da água de cozimento, amolecendo e inchando 3.

Proceda escorrendo a quinoa e passando-a em água fria para interromper o cozimento 4. Neste ponto, lave cuidadosamente as abobrinhas e corte-as 5. Em seguida, descasque e corte também o gengibre fresco 6.

Rale as abobrinhas e coloque-as em um recipiente grande 7, onde você adicionará as raspas de limão raladas 8 e o gengibre fresco ralado 9.

Una a quinoa cozida às abobrinhas raladas, ao gengibre e às raspas de limão 10, adicione também o Grana Padano ralado 11 e o ovo 12. Ajuste o sal e a pimenta a gosto e misture os ingredientes até obter uma massa homogênea.

Proceda dispondo as forminhas de papel para mini bolinhos (com diâmetro de cerca de 4-5 cm e altura de cerca de 3 cm) em uma assadeira e preencha-as com a mistura 13; você também pode usar uma forma antiaderente para mini muffins. Tenha em mente que cada forminha na foto contém cerca de 20 g. Compacte a mistura dentro das forminhas usando as costas de uma colher, para definir melhor a forma dos bolinhos 14. Basta assá-los em forno pré-aquecido em modo estático a 180° por 25 minutos (se usar um forno ventilado, cozinhe a 160° por 20 minutos), até que a superfície atinja uma agradável coloração dourada 15. Neste ponto, os bolinhos de quinoa estão prontos para serem servidos mornos!

Conservação

Os bolinhos de quinoa podem ser conservados na geladeira por no máximo dois dias em um recipiente hermético ou bem cobertos com filme plástico.
Não se recomenda congelar.

Curiosidades

O ano de 2013 foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Quinoa. Originária dos Andes, é uma planta herbácea que faz parte da família Chenopodiaceae (à qual pertencem também o espinafre e a beterraba), não é um cereal, mas pode ser utilizada como tal. A Bolívia é o principal país produtor de quinoa.
Pode ser adquirida em supermercados, você a encontra ao lado dos cereais, mesmo que não seja um cereal, ou em lojas de comércio justo ou em lojas especializadas na venda de produtos orgânicos.

Conselho

O sabor nunca é suficiente para você? Você pode tornar seus bolinhos ainda mais saborosos adicionando algumas colheres de chá de molho tzatziki, fresco e delicado. Como alternativa, substitua o Grana Padano por Pecorino: delicioso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.