Bolo de arroz recheado

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 1 h 40 min
- Porção: 8 Pessoas
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Aqui está um prato original e saboroso, para apresentar como prato principal em uma mesa que anuncia a primavera: um triunfo de cores e sabores para saborear!
O bolo de arroz recheado é um timbale de arroz aromático ao açafrão, forrado por fora com fatias de abobrinha grelhada e bacon e recheado com ervilhas e provolone!
Uma vez desenformado, as fatias de abobrinha e bacon conferem ao bolo um efeito decorativo simpático, que o torna adequado para ser apresentado durante as festas.
Nós o preparamos pensando no Dia Internacional da Mulher, já que o amarelo do arroz e o verde das abobrinhas e das ervilhas remetem às cores clássicas dessa comemoração e ao seu símbolo: a mimosa!
Uma excelente receita, rica e saborosa, que pode inspirar muitas outras variantes deliciosas, como o bolo de arroz recheado de berinjela, perfeito para a temporada de verão!
INGREDIENTES
- Ingredientes para o risoto
- Arroz Carnaroli 500 g
- Açafrão 2 saquinhos
- Manteiga 30 g
- Cebolas douradas 1 - para picar
- Caldo de legumes 1 l
- Vinho branco seco 200 ml
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Grana Padano DOP 120 g - para ralar
- Para as ervilhas
- Ervilhas 250 g - debulhados
- Caldo de legumes 3 conchas
- Bacon (esticado) 1 fatia - (opcional)
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Noz-moscada quanto baste - para ralar
- Azeite virgem extra quanto baste
- Para o recheio e para forrar
- Tente 150 g
- Bacon (esticado) 160 g - (20 fatias finas)
- Abobrinhas 400 g - (20 fatias)
- Grana Padano DOP 1 colher - para ralar
- Manteiga quanto baste - para untar
Preparação

Para preparar o bolo de arroz recheado, coloque em uma panela duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem 1 e, uma vez quente, adicione as ervilhas descascadas 2, que você cozinhará por alguns minutos. Se desejar, você pode temperar as ervilhas com uma fatia de bacon 3, ou com uma folha de louro.

Adicione algumas conchas de caldo de legumes (alternativamente, você pode usar um caldo leve de carne) 4 e continue cozinhando as ervilhas, deixando todo o caldo secar, por cerca de dez minutos; se necessário, você pode adicionar outra concha de caldo, as ervilhas devem ficar tenras, mas ainda crocantes. Salgue e apimente a gosto e tempere as ervilhas com uma pitada de noz-moscada 5. Cubra com a tampa e reserve. Enquanto isso, lave e corte as pontas das abobrinhas (pegue duas de cerca de 200 g cada) 6,

em seguida, corte fatias finas com a ajuda de um mandolim 7: você deve obter cerca de 20 fatias com espessura de cerca de 2 mm, largura de 3-4 cm e comprimento de cerca de 18 cm. Aqueça uma grelha no fogo, na qual você grelhará as fatias de abobrinha de ambos os lados (8-9). Uma vez prontas, coloque-as em um prato e reserve.

Passe para a preparação do risoto: em uma panela bastante larga, coloque 2 colheres de sopa de óleo e a manteiga; quando a manteiga derreter, adicione a cebola picada 10 e deixe-a refogar por 15 minutos em fogo muito baixo, mexendo com uma colher de pau 11. Quando estiver dourada, adicione o arroz 12

e mexa, deixando-o tostar por alguns minutos 13. Despeje o vinho branco, que não deve estar frio, mas em temperatura ambiente 14. Quando o vinho evaporar, adicione algumas conchas de caldo de legumes quente 15. Continue cozinhando o arroz, adicionando caldo sempre que o arroz tiver absorvido o anterior.

Na metade do cozimento, dissolva o açafrão em uma concha de caldo 16 e adicione ao arroz 17, sempre mexendo 18. Ajuste o sal, se necessário, e termine o cozimento: o arroz deve estar al dente e seco.

Desligue o fogo e adicione o Grana Padano DOP ralado 19, misture e deixe descansar por alguns minutos. Prove o arroz e ajuste o sal e a pimenta, se desejar. Corte o provolone em cubos de cerca de 2 cm 20; você também pode usar outro queijo de sua preferência, o importante é que não seja muito aguado. No caso da mussarela, deixe-a escorrer bem em uma peneira. Agora unte, com manteiga amolecida em temperatura ambiente e com a ajuda de um pincel, uma forma de anel com diâmetro superior de 22-23 cm e capacidade de 1750 ml 21.

Forre as paredes da forma, alternando e sobrepondo pela metade da largura, uma fatia de abobrinha grelhada e uma fatia de bacon, cuidando para deixar a parte mais vermelha do bacon voltada para fora (22-23), para obter um efeito decorativo uma vez que o bolo for desenformado. Continue assim até esgotar os ingredientes e completar todo o diâmetro da forma 24.

É hora de compor nosso bolo: encha a forma com metade do arroz 25, nivele a superfície com as costas de uma colher e pressione no centro do arroz para formar uma cavidade; em seguida, levante o arroz nas paredes laterais 26 para melhor dispor o recheio. Coloque no centro da cavidade obtida metade das ervilhas 27

até cobrir o perímetro da forma 28; adicione o provolone em cubos 29 e disponha sobre ele as ervilhas restantes 30.

Cubra tudo com o restante do arroz, nivele bem a superfície com as costas de uma colher 31 e polvilhe com uma colher de Grana Padano DOP ralado 32. Asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 40-50 minutos (se forno ventilado, 160°C por 30-40 minutos), em seguida, retire o bolo de arroz do forno. Deixe esfriar levemente, depois desenforme em um prato de servir 33: aqui está o seu bolo de arroz recheado, não é lindo? Sirva cortando o bolo em fatias!