Risoto com bacon e creme de ervilhas
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 30 min
- Porção: 4
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Cansados de comer sempre Risi e bisi? Temos em mente aquela pequena adição que fará a diferença: risoto com bacon e creme de ervilhas! Graças ao delicioso bacon frito na frigideira, você apreciará melhor o sabor das docíssimas ervilhas primaveris. Você ficará agradavelmente surpreso ao descobrir que desta vez não adicionamos queijo ao risoto com bacon e creme de ervilhas, assim você poderá apreciar melhor o equilíbrio de sabores que sugerimos.
Se você quer mais alguma ideia para um bom risoto com ervilhas, temos para você:
- Risoto com ervilhas e hortelã
- Risoto ervilhas e pecorino
- Risoto com ervilhas, bacon e manjerona
- Risoto de hortelã, ervilhas e lulas
- Risoto com creme de ervilhas e guanciale
- Risotto alla paesana
- Risoto com creme de espinafre, aspargos, ervilhas e anchovas
- INGREDIENTES
- Arroz Carnaroli 280 g
- Ervilhas congeladas 250 g
- Bacon (esticado) 100 g
- Cebolas roxas de Tropea 80 g
- Manteiga 40 g
- Caldo de legumes quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
Preparação
Para preparar o risoto com bacon e creme de ervilhas, comece colocando no fogo a panela com o Caldo de legumes que deverá estar quente para cozinhar o arroz. Continue limpando e picando finamente a cebola 1. Depois, corte o bacon em tiras 2 e vá para o fogão. Em uma panela, coloque o bacon e acrescente um fio de azeite 3.
Refogue em fogo alto e quando o bacon estiver crocante, reserve 4. No fundo de cozimento, agora adicione a cebola picada e refogue por alguns minutos em fogo alto 5. Em seguida, adicione metade das ervilhas 6.
Molhe com uma concha de caldo 7 e ajuste o sal, deixando cozinhar por cerca de 5 minutos. Transfira tudo para o copo de um mixer de imersão 8 e obtenha um purê liso 9.
Em uma panela, derreta 20 g de manteiga 10 e logo após adicione o arroz 11: para tostá-lo, será suficiente mexer por alguns minutos até que os grãos fiquem bem quentes e levemente claros. O próximo passo é molhar o arroz de vez em quando com o caldo quente, cuidando para cobrir uma palma acima do arroz e mexendo de vez em quando 12.
Quando faltarem poucos minutos para o término do cozimento, adicione o purê de ervilhas 13 e depois o restante das ervilhas inteiras 14; finalize o cozimento. Desligue o fogo e adicione 20 g de manteiga 15.
Adicione também 2/3 do bacon frito 16 e misture. Sirva colocando sobre a superfície de cada prato uma colherada de bacon 17. Aqui está pronto o risoto com bacon e creme de ervilhas.