Bolo floco de neve

/5

APRESENTAÇÃO

Um floco de neve branco e leve que dança no céu e cai silencioso em um dia gelado de inverno: esse é o cenário encantador que inspirou o bolo natalino que propomos nesta receita, perfeito para celebrar as festividades com estilo e originalidade. Beleza e sabor se abraçam em três camadas de bolo macio de chocolate branco, enriquecidas por uma deliciosa Creme ganache. Como em um passe de mágica, pequenos flocos de neve feitos com pasta de açúcar pousaram sobre o nosso bolo, cujos brilhantes cristais de gelo reluzem elegantemente, trazendo à mesa a característica atmosfera do Natal. O bolo floco de neve será o presente perfeito para tornar suas festas ainda mais especiais, uma verdadeira obra-prima de cake design para saborear na companhia das pessoas mais queridas!

INGREDIENTES

Ingredientes para as 3 bases de chocolate branco
Chocolate Branco 400 g
Manteiga 160 g
Leite inteiro 160 g
Açúcar 400 g
Ovos 300 g - 5 inteiros + 1 gema (em temperatura ambiente)
Farinha tipo 00 420 g
Fermento químico em pó 16 g
Fava de baunilha 1
para a ganache
Chocolate amargo 550 g
Creme de leite fresco líquido 550 g
para decorar
Pasta de açúcar 1,3 kg
Açúcar quanto baste
Lápis de comida quanto baste - brilhantes, cor de madrepérola
Açúcares brilhantes quanto baste - azul
Cola alimentar quanto baste

Preparação para a base

Para preparar o bolo floco de neve, comece com a preparação das três bases de chocolate branco. Com uma faca, pique finamente o chocolate branco 1, depois derreta em banho-maria junto com o leite morno 2 e a manteiga cortada em pedaços 3, tomando cuidado para que a água por baixo não toque no recipiente.

Misture com uma espátula 4, então adicione o açúcar 5 e deixe derreter completamente; desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Coloque a mistura de manteiga, chocolate e leite na tigela de uma batedeira equipada com batedor 6 e comece a bater.

Adicione os ovos em temperatura ambiente, um de cada vez, esperando que o anterior esteja bem incorporado antes de adicionar o próximo 7. Peneire a farinha e o fermento 8, depois corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e extraia as sementes, raspando com uma faquinha 9.

Uma vez que a massa estiver montada, transfira para uma tigela e adicione os ingredientes secos junto com as sementes da fava de baunilha aos poucos, misturando com uma espátula de baixo para cima para incorporar bem todos os ingredientes 10. Neste ponto, coloque 2 aros de aço forrados com tiras de papel manteiga, um de 16 cm de diâmetro e outro de 10 cm, em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga. Despeje a massa nos dois aros até atingir 2/3 de cada um, enquanto a massa restante coloque em uma forma de aro removível untada e forrada com papel manteiga de 22 cm 11, nivelando bem a superfície 12. Asse primeiro os aros: em forno estático pré-aquecido a 170°C por 30 minutos para o bolo menor (ou a 150°C por 20 minutos se em forno ventilado) e 45 minutos para o médio (35 minutos se em forno ventilado). Depois de assados, retire do forno e asse o bolo maior na mesma temperatura por 60 minutos (50 se em forno ventilado). Se durante o cozimento a superfície dos bolos escurecer muito, cubra com um papel alumínio, pois a massa, contendo muitos açúcares, tende a escurecer.

Quando o bolo estiver pronto 13, deixe esfriar em uma grade junto com os outros menores. Enquanto isso, prepare a Creme ganache: pique o chocolate amargo 14, em seguida, coloque no fogo uma panela para aquecer com o creme de leite 15.

Quando o creme de leite começar a ferver, despeje sobre o chocolate picado 16, misturando com o batedor para derreter completamente 17. Transfira a mistura de chocolate e creme para uma tigela contendo gelo 18 e

bata tudo por 10-15 minutos com uma batedeira equipada com batedores 19. Quando o bolo maior estiver completamente frio, divida-o ao meio 20 e com uma espátula, recheie o disco de base com parte da ganache que você preparou 21.

Recomponha o bolo colocando o outro disco sobre o recheio 22, depois cubra toda a superfície com parte da ganache 23, distribuindo de maneira uniforme por todos os lados 24. Deixe o bolo firmar na geladeira por pelo menos 30 minutos, enquanto isso proceda da mesma forma com os outros dois menores.

Para a decoração

Pegue a pasta de açúcar já esticada, desenrole-a 1 e cubra o bolo maior com a ajuda de um rolo de massa 2. Alise a superfície e as laterais com um alisador para aderir bem a pasta de açúcar e evitar rugas 3,

depois finalize as bordas com uma faca de lâmina lisa 4, removendo o excesso que você guardará para as decorações finais. Quando estiver pronto 5, cubra da mesma maneira os outros 2 bolos menores. Amasse os pedaços de pasta de açúcar que você reservou e estenda a pasta em uma superfície de trabalho polvilhada com açúcar de confeiteiro; com cortadores apropriados de 3 tamanhos diferentes, faça flocos de neve 6.

Pegue o lápis brilhante cor pérola e decore os flocos que você fez 7. Pegue os açúcares brilhantes azuis, distribua-os nos flocos 8, em seguida, deixe secar por uma noite. Agora você pode montar o bolo: insira 4 bastões de plástico (da mesma altura da base) no centro do bolo maior 9 e sobreponha um círculo de papelão de diâmetro inferior a 16 cm.

Coloque o bolo médio 10 e depois o menor 11, empilhando-os um sobre o outro 12.

Decore com a fita de cetim azul a base de cada camada 13. Pegue a cola comestível, pincele a parte de trás dos flocos de neve. Cole-os delicadamente no bolo, distribuindo-os em cada camada 14, pressionando com os dedos por 1 minuto para que adiram bem: seu lindo bolo floco de neve está pronto para ser servido e saboreado 15!

Conservação

Conserve o bolo floco de neve por no máximo 4 dias na geladeira em um recipiente hermético. Você pode congelá-lo após o cozimento, sem a cobertura e as decorações de pasta de açúcar.

Dica

Este bolo é um verdadeiro espetáculo para os olhos e para o paladar! Se você deseja um sabor mais particular e saboroso, em vez da ganache de chocolate amargo, pode rechear seu bolo floco de neve com um delicioso creme de pistache; adicione também granulado e o resultado será espetacular!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.