Bombas de batata rápidas

/5

APRESENTAÇÃO

Ultimamente as batatas têm sido uma grande fonte de inspiração para as nossas receitas... fizemos apetitosos hambúrgueres de batata, uma saborosa farofa de batata e uma torta de batata e conseguimos até mesmo incluí-las em um delicioso bolo de batata com chocolate. Hoje aproveitamos a versatilidade deste tubérculo para preparar um lanche rústico e incrivelmente saboroso: as bombas de batata rápidas! Não imaginem longos tempos de fermentação, graças ao uso do fermento instantâneo a massa estará pronta em cerca de meia hora e você poderá se divertir recheando-a com seus ingredientes favoritos ou escolher um recheio clássico de presunto e queijo provolone, como fizemos. Apenas o tempo de fritar suas criações e você terá um fantástico finger food quente, macio e derretido para servir aos seus amigos, que já estarão esperando com água na boca! Não perca tempo, então, pegue os ingredientes e comece a amassar... as bombas de batata rápidas terão um sucesso estrondoso!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Batatas 400 g
Farinha tipo 00 200 g
Levedura instantânea para preparações salgadas 16 g
Ovos 1
Sal fino quanto baste
para rechear
Presunto cozido 100 g - em fatias
Scamorza defumada 70 g
Orégano quanto baste - fresco
para fritar
Óleo de girassol 1 l
para polvilhar
Sal de maldon quanto baste

Preparação

Para preparar as bombas de batata rápidas, primeiro coloque para cozinhar as batatas em bastante água fria 1: levará cerca de 20 minutos. Uma vez cozidas, deixe-as esfriar e remova a casca 2. Despeje a farinha em uma tigela grande, depois amasse as batatas diretamente na tigela 3.

Enquanto começa a amassar com as mãos, adicione também o fermento instantâneo 4, o ovo 5 e uma boa pitada de sal fino. Continue amassando até obter uma massa homogênea 6,

depois transfira-a para uma superfície de trabalho que você tenha levemente enfarinhado e trabalhe ainda mais a massa para formar uma bola 7. Coloque novamente a massa na tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente, em um local seco, por cerca de 10-15 minutos 8. Enquanto isso, pegue o queijo provolone defumado, remova a crosta e corte-o em cubos bem pequenos 9.

Passado o tempo de descanso da massa, abra-a com um rolo de massa em uma superfície levemente enfarinhada até uma espessura de cerca de 0,5 cm 10. Pegue um cortador de biscoitos com 8 cm de diâmetro e use-o para cortar discos da massa 11: no total, você deve obter 16 discos 12.

Recheie 8 desses discos com meia fatia de presunto, uma colher de chá de cubos de provolone 13 e algumas folhas de orégano fresco 14, depois cubra com os discos restantes 15

e pressione bem as bordas com os dedos para selar o recheio e evitar que vaze durante a fritura 16. Depois de rechear e selar todos os discos 17, despeje o óleo vegetal em uma panela e aqueça-o à temperatura de 160º-170º. Mergulhe um pedaço por vez com a ajuda de uma escumadeira 18 e deixe cozinhar por cerca de 2-3 minutos de cada lado.

Quando estiver dourado de ambos os lados, retire-o delicadamente do óleo 19 e coloque-o para escorrer em um papel toalha para frituras 20. Por último, adicione sal de Maldon 21 e sirva suas bombas de batata rápidas bem quentes!

Conservação

Recomenda-se consumir as bombas de batata rápidas imediatamente. A massa pode ser congelada crua e deixada descongelar posteriormente na geladeira. Alternativamente, você pode congelar as bombas já recheadas e depois fritá-las diretamente congeladas. Não é recomendado congelar as bombas após fritá-las.

Conselho

Recheie suas bombas de batata rápidas como preferir: tomate, queijo stracchino, salame, salsicha, cogumelos... mas também Nutella, geleias, compotas, chocolate picado ou morangos em cubos para uma versão doce inesperada! Basta omitir o sal na massa e seguir a mesma receita para preparar um lanche super saboroso!

Se preferir assar, você pode pré-aquecer o forno a 180º e assar as bombas de batata por cerca de 10-15 minutos; o dourado não será idêntico ao das fritas, mas o resultado ainda será delicioso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.