Burek com espinafre e ricota

/5

APRESENTAÇÃO

O burek ou byrek é uma torta salgada que faz parte da tradição culinária turca e balcânica, preparada com massa filo, uma típica massa fina do Oriente Médio que é a base de muitas receitas tanto doces quanto salgadas, recheada com carne ou vegetais, dependendo do país de origem. Já experimentamos a variante com queijo skuta, muito semelhante à ricota, e agora queremos apresentar uma das suas versões mais populares com um recheio simples, mas apetitoso, de ricota e espinafre. Para a ocasião, fizemos a massa filo em casa, estendendo-a pacientemente para obter uma folha finíssima que, ao assar, envolverá o recheio, camada por camada, garantindo um recheio macio e uma casca externa crocante.

INGREDIENTES

Ingredientes para uma assadeira de 33 cm
Farinha tipo 00 500 g
Água 260 g - morna
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Vinagre de vinho branco 10 g
para o recheio
Espinafre 700 g
Cebolinha fresca 160 g - para limpar
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Ovos 2
Ricota de vaca 300 g
Manteiga 270 g - derretida
Amido de milho (maizena) quanto baste

Preparo

Para preparar o burek, comece pela massa filo: em uma tigela, coloque a farinha, o sal 1, o vinagre 2 e o óleo 3.

Misture com as mãos, adicionando a água aos poucos 4. Depois de reunir todos os ingredientes, transfira a massa para uma superfície de trabalho 5 e forme uma bola homogênea. Cubra com filme plástico 6 e deixe descansar em temperatura ambiente enquanto continua a preparação.

Fatie a cebolinha 7, lave e corte também os espinafres 8. Em uma panela grande, aqueça o óleo 9 e refogue a cebolinha por alguns instantes.

Por último, adicione os espinafres 11 e deixe murchar por 5 minutos com a tampa até que fiquem macios. Então, salgue 12 e adicione pimenta.

Transfira os espinafres cozidos para uma tigela e deixe esfriar 13. Adicione a ricota, os ovos 14 e misture para integrar 15.

Agora, pegue a massa filo e estenda-a com as mãos para formar um rolo 16, divida-o em 14 pedaços iguais com um raspador 17 e enrole-os para formar bolinhas 18.

Guarde as bolinhas em um pano de prato para não secarem 19 e trabalhe uma de cada vez. Estenda a bolinha com um pouco de amido de milho usando um rolo fino 20, a massa deve ficar muito fina, quase transparente 21.

Pincele uma forma de forno de 33 cm com manteiga derretida 22 e estenda uma primeira folha enrolando-a primeiro no rolo e depois desenrolando-a sobre a forma 23, deixe cair sobre a borda o excesso de massa. Pincele também a folha com manteiga derretida 24.

Continue estendendo um total de 8 folhas 25 26, sempre untando com manteiga. Agora recheie com o recheio, distribuindo-o com uma colher 27.

Continue estendendo as folhas restantes, sempre pincelando a superfície com manteiga derretida 28. Estenda a última folha 29 e dobre as bordas para selar bem 30.

Pincele novamente a superfície 31 e faça cortes com uma faca para deixar o ar sair e evitar que a massa inche durante o cozimento 32. Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por 50 minutos. Ao final do cozimento, retire o burek do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir 33.

Conservação

O burek pode ser armazenado na geladeira por 2-3 dias; recomendamos aquecê-lo antes de servir. Você também pode congelar o burek cru e cozinhá-lo diretamente congelado, tendo o cuidado de prolongar o tempo de cozimento.

Conselho

É possível usar massa filo pronta, mantendo o mesmo procedimento. Não é necessário escorrer os espinafres, é correto que fiquem um pouco aquosos para que a massa permaneça macia na cocção e não seque.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.