Pancotto com mexilhões

/5

APRESENTAÇÃO

O pancotto é uma preparação muito antiga, feita com ingredientes simples e usada nas casas de camponeses para reciclar o pão dormido. O pancotto é preparado em várias regiões italianas e frequentemente muda de nome dependendo da localidade onde é feito: na Ligúria, por exemplo, é servido sem molho e chamado de "pancotto", na Apúlia encontramos o pancotto do Gargano, enquanto na Toscana existe tanto a versão sem molho, o pancotto toscano, quanto a versão com molho vermelho, conhecida como a famosa pappa al pomodoro. Na nossa versão, utilizamos mexilhões temperados com salsinha, distribuídos sobre um bom pão torrado para preparar um prato saboroso e nutritivo: experimente o pancotto com mexilhões e sinta um verdadeiro triunfo de sabores!

Descubra também essas variações de pancotto:

  • Pancotto com feijão
  • Pancotto com folhas de nabo

INGREDIENTES
Pão caseiro 800 g -
Mexilhões 1 kg
Alho 1 dente
Vinho branco 1 copo -
Salsa 1 ramalhete
Azeite virgem extra 20 g -
Pimenta preta quanto baste -

Preparo

Para preparar o pancotto com mexilhões, obtenha pão dormido; caso contrário, corte um pão fresco em fatias 1 que você irá torrar em forno estático pré-aquecido a 100°C por 10-15 minutos (ou a 80°C por 8-10 minutos se em forno ventilado) 2 até ficarem crocantes. Enquanto isso, dedique-se à limpeza dos mexilhões: enxágue os mexilhões em água corrente 3;

com o dorso da lâmina de uma faca, remova todas as incrustações e cracas (parasitas que se formam na casca) e, com um movimento enérgico, retire manualmente a barba (ou biso) que sai das válvulas 4 (para facilitar a operação, é possível segurar o biso com um pano). Ainda sob água corrente fresca e usando uma esponja de aço (ou uma escova rígida), esfregue energicamente os mexilhões para eliminar todas as impurezas 5. Despeje o óleo em uma frigideira antiaderente 6

e doure um dente de alho com casca 7. Quando o alho estiver bem dourado, adicione os mexilhões 8, cozinhe por 1-2 minutos e depois adicione o vinho branco 9; cozinhe os mexilhões, permitindo que se abram espontaneamente: levará cerca de 5 minutos.

Ajuste o sal e a pimenta 10, depois pique finamente a salsinha 11 e adicione metade da quantidade aos mexilhões 12.

Passado o tempo necessário, verifique todos os mexilhões 13: aqueles que não se abriram devem ser descartados. Desligue o fogo e escorra-os, reservando o líquido de cozimento 14. Separe as conchas vazias das cheias 15, reservando algumas inteiras para a apresentação final do prato.

Pique finamente os mexilhões que você preparou 16 e adicione o resto da salsinha picada 17, em seguida, coloque as fatias de pão torrado em uma panela grande 18.

Coe o líquido de cozimento em uma peneira fina 19 e depois despeje sobre o pão de maneira uniforme para amolecê-lo levemente 20. Distribua os mexilhões sobre o pão com uma colher de chá 21,

ajuste o sal e a pimenta (22-23) e finalize com um fio de óleo 24.

Uma vez terminado 25, sirva seu pancotto com mexilhões imediatamente ou, se preferir, deixe esfriar um pouco e sirva à temperatura ambiente 26, adicionando os moluscos inteiros como decoração final 27.

Conservação

Recomenda-se consumir o pancotto com mexilhões logo após o preparo; se desejar, você pode armazená-lo na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo um dia.

Conselho

O melhor pão para esta preparação é o de trigo duro, mas, alternativamente, você pode usar o toscano, que se adapta bem porque valoriza o delicioso sabor do líquido de cozimento dos mexilhões. Se isso não for suficiente para amolecer o pão, adicione caldo de peixe ou caldo de legumes.

Para ter ainda mais variedade de sabores, use amêijoas e berbigões além dos mexilhões!

Não perca também a receita do cacciucco alla livornese, outra deliciosa sopa tradicional.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.