Brodetto fanese

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje se respira ar de mar na cozinha do GialloZafferano... Federica, blogueira incansável (descubra o seu blog), vem de Fano e nos apresenta uma receita típica da sua cidade: o brodetto fanese, uma deliciosa Sopa de peixe, de tradição humilde, para servir com crocantes torradas de pão.
O brodetto fanese era preparado pelos pescadores diretamente nos barcos, com peixes muito pequenos ou inadequados para o mercado; com o tempo, o brodetto tornou-se uma especialidade dos restaurantes de Fano, feito com uma grande variedade de peixes.
A receita que Federica nos traz vem do caderno de receitas do seu avô, Olimpio, cozinheiro em um restaurante da cidade.
O segredo do brodetto está no cozimento dos peixes: é preciso adicioná-los à panela em uma ordem que permita a todas as variedades cozinharem perfeitamente e nunca se deve mexer a preparação, apenas agitar a panela para mover um pouco o molho.
O brodetto fanese deve resultar bem caldoso e é servido com fatias de pão, torradas ou não, para poder recolher todo o caldinho e fazer a famosa 'scarpetta'!
Com o brodetto fanese, você levará à mesa um prato rico e saboroso.

Descubra também estas saborosas sopas da tradição:

 

INGREDIENTES

Azeite virgem extra 70 ml
Vinagre de vinho branco 60 ml
Água 500 ml - (ou caldo de peixe)
Cebolas 50 g - para picar
Alho 1 dente
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Tomates 80 g - duplo
2 kg de peixe já limpo dos quais
Sépias 200 g
Lulas 200 g
Lagostins 200 g
Camarões 200 g
Peixe do mar 300 g - cação
Tamboril 250 g
camarão mantis 200 g
Galinha 150 g
Pescada 200 g
Único 300 g
Salmonete 150 g
para servir
Pão toscano 6 fatias

Preparação

Para preparar o brodetto fanese, comece primeiramente pela limpeza dos peixes. Limpe as lulas separando a cabeça do corpo 1, eviscere 2 e, se forem pequenas, deixe-as assim, caso contrário, corte em pedaços. Limpe da mesma forma a lula e corte o corpo em rodelas 3.

Deixe a cabra-choque inteira e eviscere sob água corrente 4; Faça o mesmo com o badejo: abra a barriga e eviscere 5. Depois, retire a cabeça 6; se for muito grande, corte em pedaços, caso contrário, deixe inteiro.

Eviscere também as salmonetes e deixe-as inteiras 7. Agora corte em pedaços tanto o tubarão quanto o tamboril, dos quais já terá removido a pele, que já são vendidos limpos (8-9).

Limpe o linguado: faça um corte na pele a partir da cauda com uma faca 10 e puxe com força 11 de ambos os lados. Com a tesoura, elimine as espinhas externas 12. Para mais detalhes, veja a Escola de Cozinha: limpar o linguado.

Por último, cuide dos crustáceos: retire as patinhas dos camarões-mantis e faça um corte no centro, a partir da cabeça (13-14). Faça o mesmo com os camarões, se desejar, para facilitar o consumo depois de cozidos. Neste ponto, continue com o brodetto: pique a cebola 15 e

deixe murchar em bastante azeite com um dente de alho, que pode deixar inteiro ou esmagar 16, em fogo muito baixo por 15 minutos. Despeje com o vinagre de vinho branco (ou outro vinagre, desde que seja suave) 17 e, uma vez que o vinagre tenha evaporado, adicione o extrato de tomate 18.

Agora que a base está pronta, você pode adicionar os peixes, começando pelos de cozimento mais longo: as lulas e calamares 19 que você vai refogar por cerca de 10 minutos. Então, adicione a água quente 20 (ou um Caldo de peixe ou Fumetto de crustáceos se tiver) e cubra com uma tampa 21.

Agora adicione na panela os peixes principais: a cabra-choque 22, o tubarão 23, o tamboril 24 e finalmente o badejo. Não mexa mais com uma colher de pau daqui pra frente, mas apenas agite a panela pelas alças.

Por fim, adicione os crustáceos e os salmonetes, que requerem pouco cozimento: os camarões 25, os camarões-mantis 26 e os salmonetes inteiros 27,

os linguados 28 e, por último, os camarões 29. Cozinhe por mais 10 minutos no máximo, então salgue, apimente 30 et voilà, o brodetto fanese está pronto! Sirva com torradas de pão assadas no forno ou com fatias de pão fresco!

Conservação

Recomendamos consumir o brodetto assim que estiver pronto.
Se sobrar, pode guardá-lo na geladeira por no máximo um dia.
Não recomendamos congelar.

Conselho

Para um brodetto ainda mais especial, personalize-o! Por exemplo, prepare-o com os peixes da estação ou, se tiver a sorte de viver perto do mar, com os típicos das suas costas. E no final, como fazia o avô Olimpio, enriqueça com uma boa pitada de salsa fresca picada!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.