Caesar salad

/5

APRESENTAÇÃO

A Caesar Salad é uma das saladas mais famosas e apreciadas do mundo, símbolo da culinária americana com um toque italiano. Também conhecida como salada Caesar, esta receita conquistou milhões de pessoas graças à sua mistura perfeita de crocância, frescor e sabor marcante.

Por que se chama Caesar Salad? A receita da Caesar Salad leva o nome de Cesare (Caesar) Cardini, um chef italiano que emigrou para os Estados Unidos e que, nos anos 20, teria criado este prato em seu restaurante em Tijuana, no México, para enfrentar a escassez de ingredientes durante o fim de semana do 4 de julho. A Caesar salad original nasce assim: como um simples acompanhamento à base de alface romana, croutons de pão torrados e lascas de Parmigiano Reggiano.

Com o passar do tempo, a salada Caesar tornou-se um verdadeiro prato único: à versão básica foram adicionados ingredientes como peito de frango grelhado, frango na chapa, ovos cozidos ou bacon crocante, tornando-a ainda mais rica e nutritiva. Hoje, é uma das saladas mais populares nos cardápios de restaurantes, bistrôs e fast-foods em todo o mundo.

O segredo do seu sabor? Sem dúvida o molho Caesar, um condimento cremoso e saboroso preparado com mostarda, molho Worcestershire, suco de limão, alho, azeite de oliva extra virgem e, se desejar, anchovas para uma nota umami intensa.

Vamos explicar como preparar a Caesar salad nas duas versões, com e sem frango: a primeira será perfeita para um almoço fresco de verão, enquanto a segunda é ótima para acompanhar seus pratos favoritos... a escolha é sua e, obviamente, aproveite!

Experimente também a Salada Caesar de frango com alface baby, uma deliciosa variação individual, e essas outras saladas icônicas made in USA:

 

INGREDIENTES

Alface 400 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - lascas
para os croutons
Pão duro 150 g - caseiro
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho
Azeite virgem extra 50 g
Gemas 1
Suco de limão 10 g
Casca de limão 1
Mostarda de Dijon 20 g
anchovas em óleo 3 filés
molho Worcestershire 1 colherinha
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a versão com frango
Peito de frango 600 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a Caesar salad, primeiramente prepare a alface: separe as folhas da cabeça 1 e corte-as grosseiramente 2, depois enxágue-as sob água corrente e seque-as com uma centrífuga de salada 3. Coloque a alface seca na geladeira, assim ela ficará mais crocante. Se não tiver uma centrífuga, lave as folhas inteiras e seque-as em um pano limpo, depois corte-as e coloque na geladeira envoltas em um pano seco, de preferência de algodão, dentro de um recipiente, para absorver o excesso de umidade.

Prepare os croutons: corte o pão caseiro 4 em cubos irregulares 5, depois transfira-os para uma frigideira com um fio de óleo 6.

Salpique sal 7, pimenta e toste os cubos de pão em fogo médio por cerca de 5 minutos. Uma vez dourados 8, reserve os croutons. Faça lascas de Parmigiano Reggiano DOP com a ajuda de um descascador de legumes 9 e reserve também.

Prepare o molho: em uma tigela coloque os filés de anchova 10, o sal, a pimenta 11 e as raspas de limão 12.

Adicione também a mostarda 13 e amasse tudo com um garfo 14. Adicione a gema de ovo 14 e o suco de limão 15, misturando bem para incorporar.

Agora pegue um batedor e adicione o óleo em fio enquanto bate a mistura para emulsionar 16. Por último, adicione o molho Worcestershire 17 e misture novamente para incorporar 18.

Você está pronto para montar a salada: transfira as folhas de alface para uma tigela grande 19, depois adicione os croutons de pão 20 e as lascas de Parmigiano Reggiano DOP 21.

Adicione o molho 22 e misture bem para temperar a salada uniformemente 23. Sua Caesar salad está pronta para ser servida 24!

Para a Caesar salad com frango

Para preparar a Caesar salad com frango, prepare a alface, os croutons, as lascas de Parmigiano Reggiano DOP e o molho da mesma forma, depois cuide da carne: corte ao meio o peito de frango inteiro 25 e remova cartilagens e ossinhos, depois salgue 26 e tempere as fatias de ambos os lados. Coloque os peitos de frango em uma grelha bem quente 27.

Cozinhe por cerca de 30-40 minutos em fogo médio-baixo, virando as fatias com a ajuda de uma pinça de cozinha 28; o tempo de cozimento depende da espessura da carne. Quando estiverem prontos 29, transfira os peitos de frango para uma tábua e corte-os em fatias não muito finas 30.

Monte a salada juntando em uma tigela grande a alface, os croutons 31, as lascas de Parmigiano Reggiano DOP 32 e o frango em fatias 33.

Adicione o molho 34 e misture bem para incorporar tudo 35. Sua Caesar salad com frango está pronta para ser servida 36!

Conservação

Recomenda-se servir a Caesar salad imediatamente após temperá-la.

A alface pode ser preparada com algumas horas de antecedência e armazenada na geladeira conforme indicado na receita.

Conselho

Para a alface: colocar na geladeira serve para deixar as folhas mais crocantes, mas não é indispensável.

Para o molho: se preferir, você pode substituir a gema por uma colher de maionese. As anchovas podem ser omitidas. Para uma consistência mais lisa e homogênea, você pode usar um mixer de mão em vez do batedor.

Para os croutons: você pode temperar os cubos de pão com um dente de alho ou ervas aromáticas a gosto, e torrá-los no forno em vez de na frigideira.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.