Canederli al formaggio

/5

APRESENTAÇÃO

Os canederli com queijo são um prato principal rico e substancioso que representa ao máximo os sabores da cozinha do Trentino-Alto Ádige. O protagonista absoluto desta deliciosa variação dos típicos nhoques de pão duro é naturalmente o queijo: o Puzzone di Moena, forte e aromático, e o Trentingrana DOP, mais delicado e com um toque herbáceo. O simples tempero de manteiga dourada e a nota picante da cebolinha realçam as características dos Canederli tiroleses (Knödel), envolvendo-os com seu sabor e aroma intensos. São ideais para servir em dias frios para um almoço em família ou um jantar entre amigos, para mimá-los com um prato genuíno e delicioso. Se você ama pratos tradicionais, aqueles criados para não desperdiçar nada, mas que se tornam pequenas obras-primas, então os canederli com queijo são para você!

Se você está procurando outras receitas de canederli, não perca:

INGREDIENTES

Para cerca de 12 canederli
Pão duro 200 g
Queijo fedorento 100 g - de Moena
Trentingrana 30 g - (para ralar)
Alhos-porós 50 g - (já limpo)
Ovos 2
Leite 200 g - aproximadamente
Cebolinha verde quanto baste
Manteiga quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o tempero
Manteiga 200 g
Cebolinha verde quanto baste
Trentingrana quanto baste

Preparo

Para preparar os canederli com queijo, primeiro corte o alho-poró finamente 1 e reserve. Corte o Puzzone di Moena, primeiro em fatias 2 e depois em cubos de cerca de 1 cm 3. Corte também o pão duro em cubos do mesmo tamanho do queijo.

Em uma panela, derreta a manteiga, adicione o alho-poró 4 e refogue em fogo médio por 10 minutos. Em seguida, ajuste o sal 5 e reserve. Em uma tigela grande, coloque o pão duro e o Puzzone di Moena 6.

Adicione a cebolinha picada finamente 7, o Trentingrana ralado 8 e misture com as mãos, depois adicione o alho-poró 9.

Misture novamente o composto 10. Em outra tigela, quebre os ovos, adicione o Trentingrana 11, sal e pimenta 12.

Adicione cerca de metade do leite 13, depois misture com um batedor 14; você deve obter um composto homogêneo. Adicione o composto obtido na tigela com o pão 15.

Misture bem com as mãos 16. Se necessário, você pode adicionar o restante do leite 17; você deve obter uma massa bastante úmida, mas que mantenha a forma 18.

Com as mãos umedecidas, dê forma aos canederli, que devem ter um diâmetro de cerca de 5 cm 19; com essas quantidades, você obterá cerca de 12. Cozinhe-os em água fervente salgada por cerca de 10 minutos 20. É importante que a água não ferva muito violentamente, pois pode quebrar os canederli. Enquanto isso, em uma panela, derreta a manteiga 21.

Aqueça em fogo baixo até que adquira uma cor dourada 22. Desligue o fogo e escorra os canederli na panela 23, depois regue-os com a manteiga dourada 24.

Disponha no prato e polvilhe com o Trentingrana 25, depois regue os canederli com a manteiga dourada 26 e complete com cebolinha. Seus canederli com queijo estão prontos para serem degustados 27!

Conservação

Recomenda-se consumir os canederli com queijo assim que estiverem prontos. Se sobrar, você pode armazená-los na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 2 dias.

Você pode congelá-los por cerca de uma semana.

Dica

Faça primeiro um teste mergulhando apenas um canederlo na água fervente: se ele se desfizer, você pode adicionar algumas colheres de sopa de farinha à massa

Você pode cozinhar os canederli no caldo de vegetais ou no caldo de carne para torná-los ainda mais saborosos.

No lugar do Puzzone di Moena, você pode usar Fontina ou um bom Montasio maturado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.