Canederli de espinafre

/5

APRESENTAÇÃO

Os Canederli tiroleses (Knödel) nascem como um prato simples, da tradição camponesa, de fato são "nhoques" preparados com pão amanhecido embebido no leite. Normalmente são enriquecidos com ingredientes como speck ou salsicha, mas hoje queremos mostrar uma versão vegetariana: os canederli de espinafre. Realizá-los é simples, você poderá servi-los como prato principal em várias ocasiões; seu sabor conquistará todos os seus convidados vegetarianos e não! Para torná-los ainda mais saborosos, optamos por não servi-los em caldo como costuma ser feito, mas salteá-los com manteiga e sálvia... uma pitada de queijo antes de chegar à mesa e está pronto, preparados para lamber os beiços?! Personalize a massa dos canederli de espinafre omitindo a cebola, se não for do seu agrado, e use o queijo que mais ama para temperá-los!

Aqui estão outras variações imperdíveis:

 

INGREDIENTES

Para cerca de 12 canederli
Espinafre 200 g
Pão duro 150 g
Asiago 40 g
Cebolas 40 g
Farinha tipo 00 25 g
Ovos 2
Leite inteiro 50 g
Noz-moscada quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
para cozinhar e temperar
Caldo de legumes quanto baste
Manteiga quanto baste
Sálvia quanto baste

Preparação

Para preparar os canederli de espinafre, primeiro cozinhe os espinafres, depois escorra-os e esprema-os bem. Deixe-os esfriar e enquanto isso prepare o Caldo de legumes. Neste ponto, corte o pão amanhecido em cubos 1 e transfira para uma tigela. Adicione o leite 2 e deixe-o absorver. Enquanto isso, coloque os espinafres sobre uma tábua 3.

Pique finamente com uma faca 4 e reserve. Descasque a cebola e pique finamente também 5. Aqueça um fio de óleo em uma frigideira e adicione a cebola 6.

Deixe a cebola murchar por alguns minutos, depois desligue o fogo 7. Coloque na tigela com o pão os espinafres picados 8 e a farinha 9.

Adicione os ovos 10, o Asiago ralado 11, o sal, a pimenta 12 e uma pitada de noz-moscada.

Em seguida, adicione também as cebolas mornas 13 e misture com uma colher de pau 14, ou com as mãos. Você deve obter uma mistura homogênea 15.

Cubra com filme plástico 16 e deixe descansar por 30 minutos. Após esse tempo, você poderá formar os canederli, dando-lhes uma forma redonda, semelhante a almôndegas 17; com essas quantidades, você obterá cerca de 12. Aqueça o caldo vegetal e adicione sal, se necessário 18, depois leve para ferver.

Enquanto isso, em uma panela, aqueça um pedaço de manteiga, adicione algumas folhas de sálvia 19 e deixe aromatizar em fogo baixo. Cozinhe os canederli no caldo já quente por cerca de 10 minutos, ou até que fiquem macios 20. Depois, escorra-os e salteie-os rapidamente no tempero 21.

Emprate os canederli de espinafre 22, tempere com o fundo de cozimento 23 e, se desejar, polvilhe com Parmigiano Reggiano DOP ralado 24!

Conservação

Os canederli de espinafre crus podem ser conservados na geladeira por no máximo um dia.

Uma vez cozidos, é possível conservá-los na geladeira por um par de dias.

Dica

Deixe a mistura esfriar bem, será mais fácil formar os canederli.

Se preferir, você pode servir os canederli no caldo vegetal usado para cozinhá-los, sem refogá-los na manteiga.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.