Cannelloni recheados de carne à Umbra

/5

APRESENTAÇÃO

Os cannelloni recheados de carne à Umbra são um prato principal muito rico e nutritivo, perfeito para quem quer trazer sabor e gosto à mesa. Este prato, típico da região da Úmbria, pode ser temperado e recheado com uma variedade de recheios, dependendo da área: entre os mais clássicos estão certamente os de carne ou os de ricota e espinafre. Na nossa receita, escolhemos um substancioso recheio de carne saborosa, tudo isso ainda mais macio com cremosa bechamel e uma pitada final de queijo para dar a gratinadura certa: prepare os cannelloni recheados à Umbra para deliciar seus convidados. E se você ama pratos principais ricos e suculentos com um gostoso recheio de ragù, experimente também nossos conchiglioni recheados.

INGREDIENTES

Ingredientes para 24 cannelloni
Canelone de ovo 24
Carne de boi 500 g - tritura
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Cebolas 1
Alho 1 dente
Vinho branco 100 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 30 g
Caldo de legumes 300 g
Alecrim 1 raminho
Tomilho 1 raminho
para o molho bechamel
Leite inteiro 1 l
Farinha tipo 00 60 g
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Manteiga 80 g
Grana Padano DOP 150 g

Preparo

Para preparar os cannelloni recheados de carne à Umbra, coloque no fogo uma panela com bastante água salgada que será útil para o caldo vegetal. Prossiga com a preparação do ragù: pique finamente a cebola, o aipo, a cenoura 1, depois também as folhinhas de tomilho e alecrim 2. Aqueça o óleo em uma panela grande e adicione os vegetais picados: a cebola, as cenouras 3

e o aipo 4, deixando refogar por 7-8 minutos. Junte a carne moída 5 e misture com uma espátula 6.

Cozinhe por 5-6 minutos, então adicione o tomilho, o alecrim picado e o alho descascado 7. Refresque com o vinho branco 8, ajuste o sal e a pimenta e acrescente o caldo vegetal 9:

cozinhe por 1 hora e 30 minutos em fogo bem baixo, coberto com uma tampa 10. Enquanto isso, prepare o bechamel: aqueça o leite em uma panelinha 11; à parte, derreta a manteiga em fogo baixo 12,

depois desligue e adicione a farinha peneirada em chuva 13, mexendo com um batedor para evitar a formação de grumos. Volte ao fogo baixo e mexa até dourar levemente para obter o roux 14; adicione o leite quente aos poucos no roux 15, mexendo energicamente o todo com o batedor.

Aromatize o leite com noz-moscada 16 e uma pitada de sal e cozinhe por 5-6 minutos em fogo baixo até que o molho engrosse 17 e comece a ferver. Após o tempo necessário, despeje metade da dose de bechamel no ragù 18,

junto com 100 g de queijo ralado 19 e misture tudo com uma espátula de cozinha. Distribua uniformemente uma concha de bechamel no fundo de uma assadeira 20 de 36x24 cm, depois coloque o ragù que você preparou em um saco de confeitar sem bico ao qual você pode fazer um furo. Então, pegue os cannelloni e recheie-os um por um 21,

colocando-os lado a lado sobre a base de bechamel à medida que os prepara 22. Uma vez terminado, cubra tudo com o restante da bechamel 23, distribuindo de maneira uniforme 24.

Finalize salpicando com o queijo ralado restante 25, por fim, asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 30 minutos (ou 160° por 20 minutos se for ventilado). Após o tempo necessário, retire do forno 26 e sirva os cannelloni recheados de carne à Umbra bem quentes 27.

Conservação

Você pode conservar os cannelloni recheados de carne à Umbra na geladeira em um recipiente hermético ou cobertos com filme plástico por no máximo 2 dias. Não é recomendado congelar.

Conselho

Os cannelloni à umbra são maravilhosos, especialmente naquelas geladas tardes de domingo de inverno: nos dias mais frios, eles são capazes de aquecer toda a casa! Para os amantes de tomate: nada impede de adicionar um bom purê ao bechamel, tanto no recheio quanto na cobertura.

Curiosidade

Você sabia que os cannelloni são o formato de massa mais antigo do mundo? Muitos historiadores de fato confirmam essa teoria, já que em épocas antigas se costumava cortar retângulos de massa que eram então recheados, enrolados sobre si mesmos e cozidos: praticamente os antecessores dos modernos cannelloni!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.