Pãezinhos de iogurte com gotas de chocolate
- Médio
- 60 min
- Kcal 636
As receitas estão frequentemente ligadas às tradições, mas às vezes adquirem um valor ainda mais forte quando acompanham momentos carregados de significado.
A challah, de fato, é um doce da tradição judaica, uma trança de massa doce tipo pão brioche que é consumida durante o shabbat, a festa do descanso cujas celebrações começam na noite de sexta-feira com a oração do kiddush: durante o agradecimento, abençoa-se o vinho, o pão e a challah propriamente dita.
Se para outras receitas muitas vezes podemos aconselhar substituir o óleo por manteiga ou adicionar iogurte, isso não é possível para a challah: de fato, se quiser respeitar a receita tradicional, por motivos religiosos não é possível misturar derivados do leite com carne, que costuma ser consumida nesta ocasião.
Descubra também estas receitas:
Para preparar a challah, comece pelo fermento: em uma tigelinha, coloque a água e dissolva o fermento biológico desidratado (alternativamente, você pode usar 12 g de fermento biológico fresco) 1. Misture com uma colherinha para dissolvê-lo completamente 2. Em uma tigela maior, coloque a farinha peneirada e adicione o fermento dissolvido em água 3.
Trabalhe a massa com as mãos na tigela 4, depois transfira-a para uma superfície enfarinhada e manuseie-a para obter uma mistura macia e homogênea 5. Coloque-a em uma tigelinha 6 e deixe-a fermentar coberta com filme plástico por cerca de 30 minutos.
Passado o tempo necessário, o fermento terá dobrado de volume 7. Neste ponto, dissolva o sal em uma tigelinha com água 8. Em seguida, coloque o fermento na tigela de uma batedeira 9.
Adicione o açúcar 10, o mel 10 e comece a amassar com o batedor tipo K 12.
Adicione a farinha peneirada aos poucos 13 continuando a bater em velocidade média, depois adicione também os ovos 14 e, quando estiverem totalmente incorporados, as gemas 15.
Quando as gemas estiverem incorporadas à massa, adicione o azeite em fio 16. Em seguida, substitua o batedor tipo K pelo gancho e adicione a água em que você havia dissolvido o sal 17. Continue a amassar até obter uma mistura lisa e macia 18.
Forme uma bola com a massa obtida 19 e transfira-a para uma tigela 20 para deixá-la fermentar coberta com filme plástico no forno desligado com a luz acesa por pelo menos 3 horas. Passado o tempo necessário, a massa terá dobrado de volume 21.
Coloque-a em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada, divida-a em 5 partes e manuseie-as para obter 5 rolinhos 22 de igual comprimento e espessura. Agora que você tem todos os rolinhos 23, una-os todos em uma das extremidades 24.
Neste ponto, comece a criar a challah: separe 3 rolinhos dos outros dois e trance os rolinhos de forma alternada, começando pela primeira trança feita com os mais externos (25-26). Continue com os rolinhos imediatamente mais internos 27, colocando os rolinhos um sobre o outro.
Continue desta forma 28 até terminar a massa 29 e enrole ligeiramente a extremidade 30, antes de dobrá-la sob a challah.
Agora que a trança está pronta 31, transfira-a para uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe-a fermentar por pelo menos 30-45 minutos. Uma vez que a massa tenha terminado a última fermentação, você pode pincelar a challah com uma gema batida com uma colher de água, usando um pincel de cozinha 32. Asse a challah em forno estático pré-aquecido a 190°C por 30-40 minutos (se forno ventilado, a 170°C por 20-25 minutos). Uma vez assada, sua challah estará dourada, perfumada e macia, pronta para ser servida 33!