Chicche com tomatinhos pesto e mexilhões

/5

APRESENTAÇÃO

Coloque em um prato principal mexilhões, pesto, tomatinhos frescos e já é verão! Como as chicche com tomatinhos pesto e mexilhões, um prato fresco e genuíno preparado com tomatinhos cereja salteados na frigideira, pesto à genovesa e deliciosos mexilhões.
Para acompanhar esse molho escolhemos as chicche de batata, menores que os tradicionais nhoques, perfeitas para absorver todos os aromas do molho.
Reúna ingredientes frescos e da estação e comece a pôr a mão na massa!

INGREDIENTES

para as chicche
Batatas 500 g
Farinha tipo 00 150 g
Sal fino 1 pitada
Ovos 1
para o molho
Mexilhões 1 kg
Tomilho 3 raminhos
Orégano 3 raminhos
Tomates-cereja 400 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o pesto
Alho 1 dente
Sal grosso 1 pitada
Azeite virgem extra 50 ml
Manjericão 25 g
Queijo pecorino 15 g - para ralar
Pinhões 7 g
Parmigiano Reggiano DOP 30 g - para ralar

Preparo

Para preparar as chicche com tomatinhos pesto e mexilhões, comece pelo preparo das chicche: lave as batatas e, sem descascá-las, coloque-as em uma panela com água salgada 1 e deixe ferver. Ainda quentes, descasque-as 2 e amasse com um espremedor de batatas 3

e coloque-as em uma superfície de trabalho onde você terá disposto a farinha em forma de vulcão com uma pitada de sal 4, amasse tudo até obter uma massa compacta, mas ao mesmo tempo macia. Neste ponto, adicione um ovo 5 e continue amassando para obter uma massa sem grumos e compacta 6.

Em seguida, divida a massa em vários cilindros de 1 cm de espessura 7, corte-os em pedaços de 1,5 cm com uma faca ou uma espátula 8 e coloque-os aos poucos em uma bandeja enfarinhada 9.

Enquanto isso, cuide do Pesto alla Genovese: colocando o alho descascado no pilão, comece a socar e quando o alho se reduzir a um creme, adicione as folhas de manjericão 10 junto com uma pitada de sal grosso, que ajudará a quebrar melhor as fibras e a manter uma bela cor verde brilhante, amasse então o manjericão contra as paredes do pilão girando o pilão 11 continue assim até que das folhas de manjericão não saia um líquido verde brilhante, nesse ponto adicione os pinhões e comece a socar novamente até obter um creme. Adicione os queijos aos poucos, misturando continuamente e por último despeje em fio o azeite de oliva extra virgem 12 sempre misturando com o pilão.

Misture bem os ingredientes até obter um molho homogêneo 13 reserve o pesto e cuide dos mexilhões. Como limpar e abrir mexilhões: enxágue-os sob água corrente fria. Com a parte de trás da lâmina de uma faca, remova todas as incrustações, retire manualmente a barba. Ainda sob água corrente fria e usando uma esponja de aço 14, esfregue energicamente os mexilhões para eliminar todas as impurezas. Cozinhe os mexilhões colocando-os em uma panela com um fio de azeite de oliva e um dente de alho 15, cubra com uma tampa e coloque no fogo alto, deixando que se abram espontaneamente, levará cerca de 5 minutos.

Elimine todas as válvulas e guarde os moluscos em uma tigelinha 16 e guarde-os junto com a água de cozimento dos mexilhões. Lave os tomatinhos e corte-os pela metade 17, cozinhe na frigideira os tomatinhos com um fio de azeite de oliva e as ervas aromáticas picadas 18 por 10 minutos,

depois junte os mexilhões com a sua água 19, continue por mais 5 minutos e depois incorpore o pesto 20, misture para dar sabor 21 e desligue o fogo.

Coloque no fogo uma panela com bastante água salgada e leve-a para ferver, cozinhe as chicche por poucos minutos 22, escorra assim que subirem à superfície 23 e coloque-as na frigideira com o molho. Deixe a preparação pegar sabor por alguns segundos em fogo médio e depois sirva as chicche com tomatinhos pesto e mexilhões bem quentes 24!

Conservação

Conserve as chicche com tomatinhos pesto e mexilhões na geladeira por no máximo um dia. Você pode preparar as chicche com antecedência e congelá-las colocando no freezer antes de cozinhar: posicione-as em uma bandeja e depois, quando estiverem congeladas, transfira-as para os sacos apropriados para alimentos. Dessa forma, você evitará que fiquem "grudadas" umas nas outras.

Conselho

Se você ama frutos do mar, pode variar a preparação usando também vôngoles, camarões ou lulas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.