Nhoques de batata ao pesto com mexilhões e amêijoas

/5

APRESENTAÇÃO

Uma deliciosa alternativa aos clássicos nhoques está prestes a chegar à mesa para deliciar seus convidados: os nhoques de batata, ideais para absorver todo o sabor de molhos cremosos como nesta receita! Os nhoques de batata ao pesto, com mexilhões e amêijoas são um prato principal com um intenso aroma de mar; os nhoques se misturam com o pesto genovês e são enriquecidos por carnudos mexilhões e amêijoas frescas. Estes deliciosos ingredientes juntos formam um prato de sabor intenso e inesquecível. Estão prontos para lembrar a brisa do mar na mesa posta no terraço em frente ao mar? Então, apertem os aventais, vamos cozinhar!

Experimente também estas variações saborosas:

  • Nhoques com amêijoas, abobrinha e tomates cereja amarelos
  • Massa ao pesto com mexilhões e batatas

INGREDIENTES

para os nhoques
Batatas 500 g
Farinha tipo 00 150 g
Ovos 1 - (médio)
Sal fino quanto baste
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste - (para polvilhar)
para o pesto genovês
Manjericão 25 g
Azeite virgem extra 50 g
Pinhões 7 g
Alho 1 dente
Parmigiano Reggiano DOP 30 g - (para ralar)
Queijo pecorino 15 g - (para ralar)
Sal grosso quanto baste
para os mexilhões e amêijoas
Mexilhões 1 kg
Amêijoas 1 kg
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 30 g
Sal 1 pitada
Pimenta 1 pitada

Preparação

Para preparar os nhoques de batata ao pesto com mexilhões e amêijoas, comece com a preparação dos nhoques. Pegue as batatas e lave bem para remover a terra. Agora, pegue uma panela de bordas altas, encha com água, adicione sal e leve para ferver. Em seguida, coloque as batatas e deixe ferver por cerca de 30-40 minutos, dependendo do tamanho das batatas 1 (você pode reduzir o tempo de cozimento usando uma panela de pressão). Faça o teste com os dentes de um garfo para verificar o grau de cozimento. Em seguida, ainda quentes, descasque-as 2. Agora, pegue uma tigela grande e peneire a farinha nela 3.

Agora, com a ajuda de um espremedor de batatas, amasse as batatas dentro da tigela 4 e comece a amassar. Em seguida, ajuste o sal e adicione um ovo batido 5. Então, continue amassando energicamente com as mãos até obter uma massa homogênea e, ao mesmo tempo, macia 6.

Depois, crie rolinhos com cerca de 1 cm de espessura com a massa 7. Usando um cortador, corte cada rolinho em pequenos pedaços de cerca de 1 cm 8. Repita a operação para toda a massa. Pegue uma bandeja, coloque um pano limpo em cima, polvilhe com sêmola e vá colocando os nhoques aos poucos 9.

Neste ponto, proceda à preparação do pesto. Pegue o manjericão e limpe as folhinhas, depois coloque-as em um pilão. Agora, pegue o alho, descasque-o e adicione ao pilão com alguns grãos de sal grosso 10. Amasse as folhas de manjericão até que saia um líquido verde brilhante. Em seguida, adicione os pinhões 11 e, sempre mexendo, adicione também o queijo parmesão ralado e o pecorino. Por fim, adicione o óleo em fio, continuando a amassar com o pilão 12. Quando você tiver obtido um molho cremoso e homogêneo, seu pesto estará pronto. Se você não tiver um pilão, pode usar um mixer, mas tenha cuidado para colocar a tigela do mixer na geladeira pelo menos uma hora antes para resfriá-la e, ao acionar o mixer, faça isso em várias etapas para que as lâminas não aqueçam.

Agora, proceda com a preparação dos moluscos. Comece pela limpeza dos mexilhões: enxágue-os em água corrente abundante 13. Com a ajuda de uma faca, remova incrustações e percevejos 14, então, retire o biso, a barba que você vê saindo das conchas 15.

Agora, esfregue com uma palha de aço nova para remover os traços restantes de impurezas 16. Agora, pegue as amêijoas. Bata-as em uma tábua do lado da abertura para verificar se não contêm areia 17 (se contiverem, você deve descartá-las, assim como aquelas com a concha quebrada). Em seguida, coloque as amêijoas em uma peneira apoiada dentro de uma tigela e enxague de modo que a areia restante saia 18. As amêijoas estarão limpas quando você não observar mais areia depositando.

Agora que os moluscos estão limpos, pegue uma frigideira antiaderente de bordas altas. Adicione um fio de óleo e doure um dente de alho 19 para dar sabor. Em seguida, adicione os mexilhões e amêijoas 20. Cubra a frigideira com a tampa e deixe que os mexilhões e amêijoas se abram 21 em fogo alto por alguns minutos até que os moluscos estejam abertos.

Uma vez abertos, coe os moluscos com uma peneira colocada sobre um recipiente para filtrar o suco de cozimento 22 e reserve-o. Descasque os moluscos, cuidando para deixar alguns de lado que servirão para decorar o prato 23. Coloque os mexilhões e amêijoas com um pouco de líquido de cozimento em uma frigideira antiaderente 24.

Neste ponto, pegue uma panela de bordas altas, adicione água junto com o restante do líquido de cozimento dos moluscos e leve para ferver. Adicione os nhoques, se preferir, ajudando-se com uma escumadeira 25. Quando os nhoques subirem à superfície da água, estarão prontos e você poderá escorrê-los com a ajuda de uma escumadeira 26 para remover a água de cozimento. Em seguida, adicione-os à panela onde você colocou os moluscos 27.

Adicione à frigideira também o pesto que você reservou 28, ajuste o sal e pimenta 29. Em fogo baixo por 2-3 minutos, misture bem os ingredientes uniformizando-os com a ajuda de uma colher de pau ou espátula e o seu prato está pronto 30. Em seguida, decore o prato com os moluscos com casca que você reservou e sirva esses maravilhosos nhoques de batata ao pesto com mexilhões e amêijoas!

Conservação

É aconselhável consumir os nhoques de batata ao pesto com mexilhões e amêijoas imediatamente após o cozimento. Não é aconselhável congelar o prato cozido.

É possível congelar os nhoques ainda crus, bem espaçados em uma bandeja. Uma vez que estejam solidificados, você pode transferi-los para um saco plástico. Para usar, mergulhe-os diretamente em água quente fervente ainda congelados.

Você pode congelar o pesto recém-preparado na geladeira por 2-3 dias em um recipiente hermético, cuidando para cobrir o molho com uma camada de óleo. É possível congelá-lo em pequenos potes para depois descongelar na geladeira ou à temperatura ambiente.

Para conservar os mexilhões frescos e já limpos, coloque-os em uma bacia com água fresca até o momento de usá-los; eles podem durar até um máximo de 8 horas.

Para conservar as amêijoas já limpas, você pode armazená-las na geladeira em uma tigela cheia de água ou envoltas em um pano úmido.

Conselho

Esses saborosos nhoques de batata ao pesto de mexilhões e amêijoas podem se tornar um verdadeiro sucesso na sua cozinha, adicionando algumas sementes de pimenta fresca que darão um toque especial a este prato rico. A dica extra? Refogue os moluscos durante o cozimento com um copo de conhaque: o sucesso com seus convidados está garantido!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.