Costeleta de peixe-espada com salada de puntarelle

/5

APRESENTAÇÃO

Está procurando um prato principal do mar ao qual ninguém possa resistir? Aqui está a receita da costeleta de peixe-espada com salada de puntarelle, um prato gourmet simples de preparar e incrivelmente saboroso que o jovem e talentoso Davide Marzullo, chef da Trattoria Contemporanea, preparou em nossas cozinhas. O Peixe-espada à milanesa fica particularmente crocante graças à mistura de Panko caseiro e corn flakes, e combina muito bem com a frescura e o aroma cítrico da Salada de puntarelle à romana. Um toque de maionese de limão feita em casa, além disso, torna a Costeleta de peixe-espada ainda mais saborosa e convidativa. Siga o passo a passo e descubra que o peixe-espada nunca foi tão apetitoso!

INGREDIENTES

Para 4 costeletas de peixe-espada
Peixe-espada 400 g
Panko 150 g
Flocos de milho 150 g - (não salgados)
Farinha de arroz 150 g
Ovos 4
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Óleo de sementes 500 g - (para fritar)
Para a salada de puntarelle com citronette
Puntarela 200 g
Azeite virgem extra 70 g
Mel millefiori 20 g
Mostarda à moda antiga 10 g
Suco de limão 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Água quanto baste
Gelo quanto baste
Para a maionese de limão
Óleo de girassol 250 g
Gemas 3
Suco de limão 1
Casca de limão ½
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a laranja
Laranjas 1 - (o suco, a polpa e a casca)

Preparação

Para preparar a costeleta de peixe-espada com salada de puntarelle, comece pelo acompanhamento: primeiro, retire os brotos verdes 1 e coloque-os em uma tigela com água e gelo, depois elimine a parte final da base. Divida o maço ao meio 2 e use uma mandolina para fatiá-lo finamente 3.

Coloque também o restante das puntarelle na tigela com água e gelo 4 e deixe de molho por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, prepare a citronette: despeje o azeite em uma tigela junto com a mostarda 5 e o mel 6, depois salgue e apimente.

Adicione algumas colheres de sopa de suco de limão 7 e emulsione com um mixer de imersão 8, depois prove e avalie se é necessário ajustar o sabor e a consistência com o suco de limão restante 9.

Passe para a laranja: rale a casca tomando cuidado para não retirar a parte branca 10, depois limpe a laranja removendo a casca 11 e cortando a polpa para retirar apenas os gomos 12.

Esprema os restos da laranja para extrair o suco 13, depois corte os gomos de polpa em 3 ou 4 partes 14. Adicione a polpa e a casca da laranja na tigela com o suco 15 e reserve.

Cuidando da maionese de limão: coloque as gemas em uma tigela, depois acrescente a casca 16 e o suco do limão 17 e misture rapidamente com um batedor elétrico para evitar que a acidez do limão cozinhe os ovos 18.

Agora, adicione sal e pimenta 19, depois acione novamente o batedor em velocidade média e despeje o óleo de sementes em fio 20. Prove e ajuste, se necessário, o sal, a pimenta e o limão. Deve-se obter uma consistência firme, mas ainda macia 21. Coloque a maionese na geladeira até a hora de servir; para comodidade, pode ser transferida para um saco de confeitar sem bico.

Agora você pode preparar a costeleta de peixe-espada, começando pela empanagem: coloque a farinha de arroz em uma tigela, depois bata os ovos em outra tigela após temperar com sal e pimenta 22. Quebre grosseiramente os corn flakes com as mãos e coloque-os em uma terceira tigela com o panko, misturando bem. Corte o peixe-espada em 4 filés com peso de cerca de 100-150 g cada, usando uma faca de lâmina lisa 23.

Passe os filés primeiro na farinha de arroz, removendo o excesso 25, depois nos ovos 26 e, por fim, na mistura de panko e corn flakes, pressionando bem para aderir 27. Para uma empanagem ainda mais crocante, repita uma segunda vez a passagem nos ovos e na mistura de panko e corn flakes.

Quando tiver empanado todas as costeletas, coloque-as na geladeira por alguns minutos para que a empanagem não se solte 31. Após esse tempo, aqueça o óleo de sementes a uma temperatura de 175°-180° e frite uma costeleta por vez por cerca de 3 minutos; use uma escumadeira para manter a costeleta imersa no óleo sem que entre em contato com a base da panela 29. Quando a superfície estiver crocante e dourada, escorra 30 e transfira para papel absorvente ou para frituras.

Salpique sal 31 e pimenta nas costeletas fritas, depois deixe descansar por alguns minutos. Enquanto isso, escorra as puntarelle 32 e tempere com a citronette 33.

Você está pronto para montar o prato: divida a costeleta de peixe-espada ao meio, primeiro fazendo um corte com uma faca serrilhada e continuando o corte com uma faca de lâmina lisa 34. Esprema alguns pontos de maionese no centro do prato e coloque a costeleta dividida ao meio com a parte cortada voltada para cima, salgue levemente e decore com mais maionese 36.

Adicione no topo a salada de puntarelle, cuidando para pegar tanto a parte branca quanto a verde 37. Complete com a laranja 38, uma pitada de pimenta e um fio de azeite. Sua costeleta de peixe-espada com salada de puntarelle está pronta para ser servida 39!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente a costeleta de peixe-espada com salada de puntarelle.

Conselho

Recomendamos o uso de limões e laranjas orgânicos.

Tenha cuidado para não cortar também a base do maço de puntarelle: ela não é adequada para saladas, mas é ótima para fazer um caldo de vegetais caseiro!

Para a citronette, você pode usar óleo de sementes em vez de azeite, se preferir um sabor mais suave.

Tempere as puntarelle na hora de servir, caso contrário, perderão sua crocância.

Como alternativa ao panko, também pode usar pão amanhecido tostado e triturado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.