Cuscuz à italiana

/5

APRESENTAÇÃO

Se falamos cuscuz, o que vem à sua mente? Provavelmente você pensará imediatamente em uma viagem que fez ao Marrocos e nos aromas especiados desse lugar maravilhoso. Mas o cuscuz à marroquina não é o único prato que pode ser preparado com esses grãos saborosos, pois na Itália o cuscuz também é muito utilizado, especialmente na Sardenha e na Sicília. E é justamente aqui que, em setembro, acontece uma das festas mais bonitas, o couscous fest de San Vito lo Capo, onde é possível saborear infinitas variações. Hoje preparamos o cuscuz à italiana, um prato rico em sabores mediterrâneos e gostos marcantes como o açafrão. Mexilhões, amêijoas e limão combinarão perfeitamente com o pesto de pistache preparado na hora! Então, o que você está esperando? Prepare também o cuscuz à italiana, será o seu prato forte do verão!

Se você é amante de cuscuz, experimente:

  • Cuscuz com legumes
  • Cuscuz com atum e abobrinha
  • Cuscuz com frutos do mar

 

INGREDIENTES

Mexilhões 1 kg - já limpas
Amêijoas 1 kg - purgadas
Cuscuz 200 g
Açafrão 1 saquinho
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Alho 2 dentes
Pimenta fresca 1
Tomates datterini 300 g
Sultanas 40 g
Casca de limão 1
para o pesto de pistache
pistachios 70 g - torrados e não salgados
Azeite virgem extra 70 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Manjericão quanto baste

Preparo

Para preparar o cuscuz à italiana, certifique-se de ter mexilhões já limpos e amêijoas já purgadas, caso contrário, você pode seguir nosso guia sobre como limpar mexilhões e sobre como limpar amêijoas. Feito isso, ocupe-se de preparar o pesto de pistache. Coloque-os no recipiente de um processador, adicione as folhas de manjericão 1 e ajuste o sal e a pimenta. Em seguida, despeje o óleo 2 e bata tudo por alguns instantes até obter seu pesto de pistache. Depois transfira para uma tigelinha 3 e reserve.

Nesse ponto, despeje 2 colheres de óleo em uma panela grande o suficiente, adicione 2 dentes de alho sem casca e uma pimenta 4. Deixe dourar por alguns instantes, depois adicione primeiro os mexilhões 5 e depois as amêijoas 6.

Cubra com uma tampa 7 e refogue por alguns instantes. Assim que abrirem, retire-as do fogo 8 e coe-as 9, separando a água de cozimento dos frutos.

Despeje o líquido em uma jarra e adicione um saquinho de açafrão 10; misture rapidamente até que fique colorido. Em seguida, transfira o cuscuz para uma assadeira, adicione uma pitada de sal e um fio de óleo 11. Despeje o líquido de cozimento com açafrão até cobrir completamente o cuscuz 12

e cubra com filme plástico 13. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, durante os quais o cuscuz irá inflar, e enquanto isso, cuide de reidratar as passas. Coloque-as em uma tigelinha e cubra com o líquido de açafrão restante; se não sobrar, você pode usar um pouco de água quente 14. Retome o cuscuz, retire o filme e transfira-o para uma tigela grande 15; depois, com as mãos ou com um garfo, solte os grãos.

Descasque os mexilhões e amêijoas, deixando alguns com a casca para a decoração final 16 e corte os tomatinhos ao meio 17. Depois, adicione ambos ao cuscuz 18.

Coe as passas e acrescente-as também, espremendo-as levemente com as mãos 19. Misture tudo, adicione também a casca do limão ralada 20 e algumas folhas de manjericão. Depois, sirva 21 e sirva o seu cuscuz à italiana adicionando algumas gotinhas de pesto de pistache.

Conservação

Recomenda-se consumir o cuscuz à italiana imediatamente; caso contrário, pode ser armazenado na geladeira por no máximo 1 dia.

Dica

Adicione camarões salteados na frigideira por alguns minutos e use cúrcuma no lugar do açafrão!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.