Couve-de-bruxelas gratinada

/5

APRESENTAÇÃO

Gratinar no forno: uma maneira de tornar até os pratos menos saborosos muito mais apetitosos! Apostamos que a receita de couves-de-bruxelas gratinadas vai conquistar vocês também? Estes vegetais de inverno não estão entre os mais amados, mas seu sabor único e inconfundível pode ser suavizado por uma cerveja aromática e por um queijo derretido que os envolve com gosto. As couves-de-bruxelas gratinadas são perfeitas para servir como acompanhamento ou até mesmo como prato principal vegetariano!

Venha descobrir todas as nossas receitas com couves-de-bruxelas:

INGREDIENTES
Couve de Bruxelas 750 g
Cerveja loira 66 g
Gruyère 300 g
Cebolas brancas 200 g
Azeite virgem extra 40 g
Manteiga 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Cebolinha verde quanto baste

Preparação

Para preparar as couves-de-bruxelas gratinadas, primeiro limpe as couves removendo o talo com uma faca 1 e retirando eventuais folhas danificadas 2. Enxágue-as sob água fria 3 e seque-as com um pano de prato.

Encha uma panela com água e, quando ferver, coloque as couves para cozinhar 4, sem deixá-las amolecer muito, elas devem ficar "al dente" para continuar o cozimento na frigideira e no forno. Escorra-as 5 e reserve. Limpe a cebola e pique-a com uma faca 6.

Coloque o óleo em uma frigideira antiaderente, adicione a cebola 7 refogando-a suavemente, quando começar a dourar, adicione as couves 8, ajuste o sal 9 e a pimenta, misture e deixe tomar sabor por 2-3 minutos.

Agora adicione a cerveja clara aos poucos 10, delicadamente, deixando-a evaporar e estufar com as couves em fogo médio-baixo, até que o molho tenha reduzido um pouco, mas não esteja seco 11. Unte uma assadeira 12.

Coloque aqui as couves cozidas 13. Rale o queijo gruyère com o lado de furos grandes 14, cubra com bastante queijo 15 e asse em forno ventilado pré-aquecido a 180° por 8-10 minutos.

Enquanto isso, corte a cebolinha com uma tesoura de cozinha 16. Quando as couves estiverem bem gratinadas, retire-as do forno, tempere com a cebolinha 17 e sirva quente e derretido 18.

Conservação

As couves-de-bruxelas gratinadas podem ser conservadas na geladeira na própria assadeira por até dois dias, cobertas com filme plástico e aquecidas no forno quando necessário.

Conselho

Sempre prefira uma cerveja clara ou Weiss para esta receita, mais indicada pelo sabor e delicadeza. Você pode substituir o gruyère por Fontina ou Taleggio.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.