Couve-flor à milanesa

/5

APRESENTAÇÃO

Um vegetal que não deve faltar no inverno: a couve-flor. Versátil na cozinha e com muitas propriedades benéficas, este ingrediente branco e suas inflorescências globosas... vamos ser sinceros, não agrada a todos! Aqui está uma receita para fazê-la ser amada por adultos e crianças, servindo-a como um delicioso aperitivo ou um acompanhamento rico: a couve-flor à milanesa. As tenras florzinhas são envolvidas por uma cremosa massa sem ovos que, uma vez mergulhada no óleo quente, graças ao choque térmico, ficará muito crocante e leve; permitirá que a couve-flor libere seus melhores sabores e toda a sua maciez. A couve-flor à milanesa conquistará a todos... só resta tentar e esperar receber os melhores elogios. Depois de convencer a todos, você poderá se aventurar em outras deliciosas receitas com couve-flor: experimente a versão gratinada, cremosa e saborosa!

Venha descobrir outras deliciosas receitas à base de brócolis e couve-flor:

  • Brócolis à milanesa
  • Bolinhos de couve-flor
  • Pizzelle de bacalhau e couve-flor
  • Purê de couve-flor

INGREDIENTES

Couve-flor 800 g
Farinha tipo 00 150 g
Sal fino 5 g
Água 220 g - em temperatura ambiente
Fermento biológico fresco 5 g
Açúcar mascavo 5 g
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparo

Para preparar em casa a couve-flor à milanesa, primeiro dissolva o fermento em 40 g de água 1 mexendo com o batedor 2. Em uma tigela grande, despeje a farinha e a água restante.

Incorpore também o fermento dissolvido 4. Misture bem com o batedor e, uma vez obtida uma massa lisa, adicione o açúcar 5 e o sal 6 e misture novamente.

Cubra com filme plástico 7 e deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos meia hora. Limpe a couve-flor removendo as folhas externas 8 e o caule central. Em seguida, separe as florzinhas 9 tentando obter tamanhos médios-pequenos, assim cozinharão melhor.

Aqueça o óleo de sementes em uma panela de borda alta até 170°. Recupere a massa e mergulhe nela as florzinhas 10 11 antes de mergulhá-las, poucas por vez, no óleo quente 12.

Monitore-as com uma escumadeira e deixe-as dourar uniformemente; levará menos de dois minutos. Escorra 13 em papel para fritura 14 e adicione sal na superfície. A couve-flor à milanesa está pronta para ser saboreada 15.

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente a couve-flor à milanesa.

Sugestão

Acompanhe com algo desengordurante e refrescante: um molho de iogurte ou uma bela salada amarga de chicória temperada com vinagre. Muitas versões sugerem escaldar os couves antes de mergulhá-los na massa e fritá-los, mas com florzinhas pequenas esse passo é absolutamente desnecessário. O açúcar mascavo pode ser substituído pelo normal, não muda quase nada, apenas ligeiramente a cor e ainda mais ligeiramente o sabor de caramelo. Na massa, você pode adicionar a seu gosto ervas aromáticas, pimenta e especiarias. Se preferir preparar uma massa mais leve sem fermento, você pode realizá-la com 130 g de farinha, 200 g de água com gás gelada e sal. O caule descartado pode ser usado para fazer um excelente creme.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.