Crescia al formaggio

/5

APRESENTAÇÃO

A crescia com queijo é uma receita típica das Marcas e da Úmbria que geralmente é preparada na ocasião da Páscoa! É um pão salgado enriquecido com Parmigiano Reggiano DOP e Pecorino ralados, embora em algumas regiões das Marcas os queijos também sejam adicionados em pedaços. É ótimo para saborear na manhã de Páscoa com os mais variados embutidos ou para servir e enriquecer a cesta de pães. A crescia com queijo tem a mesma forma do panetone, mas é salgada e tem uma consistência muito mais esponjosa: a origem deste termo parece vir do fato de que, assim que assada, ela começa a crescer rapidamente. A preparação da crescia é passada de geração em geração e cada família tem seu pequeno segredo na cozinha que torna a receita da crescia única; portanto, é difícil estabelecer e relatar uma receita original. A crescia representa uma alternativa válida e original ao pão clássico para incluir nos seus menus de Páscoa, talvez junto com a Colomba salgada: quem pode resistir a uma fatia de crescia com queijo acompanhada de presunto ou salame? E para finalizar o almoço, não pode faltar a clássica ciaramicola!

Experimente também a Torta al testo ou a versão Crescia sfogliata, semelhante a uma piadina mas com um sabor muito mais intenso!

INGREDIENTES

Ingredientes para o fermento
Farinha tipo 0 100 g
Leite inteiro 100 g - (em temperatura ambiente)
Fermento biológico fresco 10 g
Ingredientes (de 19,5 cm, 16 cm na base, altura 12 cm)
Farinha tipo 0 400 g
Ovos 275 g - (cerca de 5 médias, em temperatura ambiente)
Queijo pecorino romano 150 g - (curado, para ralar)
Parmigiano Reggiano DOP 150 g - (para ralar)
Banha 130 g - (em temperatura ambiente)
Pimenta preta 2 colherinhas
Sal fino quanto baste
Para a forma
Azeite virgem extra quanto baste
Farinha tipo 00 quanto baste

Preparação

Prepare o fermento: dissolva o fermento no leite morno (recomendamos não ultrapassar 30º) 1 e misture 2, em seguida, despeje imediatamente a mistura em uma tigela com 100 g de farinha 3.

Misture rapidamente com uma colher 4 ou com as mãos, até absorver toda a farinha. Uma vez pronto 5, cubra com filme plástico e deixe o fermento crescer por cerca de 2 horas em um local morno, deverá dobrar de volume. Meia hora antes de terminar a fermentação, comece a pesar a banha e deixe-a em temperatura ambiente para amolecer. Quando o fermento estiver pronto, despeje 400 g de farinha em uma tigela e adicione os queijos ralados: Parmigiano Reggiano DOP e Pecorino romano 6.

Tempere com 2 colheres de chá de pimenta moída 7 e misture. Quebre os ovos em uma tigela e bata levemente 8. Na superfície de trabalho, despeje a mistura de farinha, queijos e pimenta e faça uma cavidade 9.

No centro, coloque o fermento e distribua a banha ao redor em pedacinhos 10. No centro, despeje também os ovos 11, comece a misturar com um garfo ou com as mãos para não deixar escorrer a mistura 12.

Continue a trabalhar a massa por cerca de dez minutos 13, no início pode ser muito pegajosa, mas conforme você continua a amassar, os ingredientes se misturarão. No final, adicione o sal 14 e trabalhe mais um pouco para incorporá-lo 15.

Dê dobras na massa: achate-a formando um quadrado, depois com as mãos, leve as extremidades para o centro, uma de cada vez, formando uma espécie de “pacote” 16. Faça o mesmo com as outras duas extremidades 17 18.

Vire de modo que a costura esteja em contato com a superfície de trabalho, então puxe a massa girando sobre a superfície para selar a costura 19. Pegue a forma de alumínio com diâmetro inferior de 16 cm, diâmetro superior de 19,5 cm e altura de 12 cm. Unte bem com óleo e enfarinhe cuidadosamente. Coloque a massa dentro, cubra com plástico e deixe crescer por cerca de 2 horas longe de correntes de ar ou no forno com a luz apagada (a temperatura deve estar em torno de 26º).

A massa deve chegar quase à borda da forma 22, então, se 2 horas não forem suficientes, deixe crescer por mais tempo. Asse a crescia em forno estático pré-aquecido a 160º por 40 minutos, colocando a forma na prateleira inferior do forno. Após 40 minutos, aumente a temperatura do forno para 170º e asse por mais 10 minutos: deixe a forma na prateleira inferior se a crescia já estiver dourada, caso contrário, você pode movê-la para uma prateleira mais alta, o importante é que a cúpula não toque na resistência. Antes de retirar do forno, faça o teste do palito para verificar o cozimento 23. Retire a crescia do forno e deixe esfriar um pouco, então retire da forma e deixe esfriar em um prato de servir 24. Espere que a crescia esteja bem fria antes de cortá-la e servi-la 24!

Conservação

A crescia com queijo tende a secar rapidamente, então consuma preferencialmente assim que esfriar.

Se sobrar, é aconselhável envolvê-la bem em filme plástico e colocá-la em um recipiente hermético protegido de correntes de ar.

Posteriormente, o ideal seria conservá-la na geladeira para evitar a possível formação de mofo, caso contrário, se conservada por um curto período de tempo (por exemplo, um dia), também pode ser mantida em temperatura ambiente.

Em qualquer caso, recomenda-se aquecê-la no forno a 160º por cerca de dez minutos para derreter novamente a banha presente na massa e torná-la mais macia!

Dicas para uma crescia com queijo perfeita!

A massa da crescia pode ser muito pegajosa e difícil de manusear no início, seguindo o tempo de amassamento indicado, o resultado correto será alcançado.

Se demorar para retirar a crescia da forma, pode-se formar condensação devido à farinha, se isso acontecer, aqueça a crescia em forno estático a 170-180º por poucos minutos.

Algumas variações regionais incluem a adição de queijo em pedaços na massa.

Em vez de banha, você pode usar óleo ou, se preferir, manteiga, adicionando 20% a mais em relação à quantidade de banha indicada.

A crescia restante pode ser usada esfarelada ou em cubos para dar sabor às saladas.

A tradição diz que a massa deve conter uma quantidade generosa de pimenta, que pode ser mantida, diminuída ou omitida, de acordo com o gosto.

É aconselhável usar um Pecorino bem maturado para um sabor mais marcante e tradicional, com um tipo de Pecorino menos maturado, obtém-se um sabor mais suave.

Na receita, foram indicados 150 g de Pecorino e 150 de Parmigiano Reggiano DOP, mas pode-se mudar as proporções dos dois queijos, mantendo sempre o total de 300 g de queijo ralado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.